A tecnologia já quebrou muitos paradigmas e um dos setores da sociedade que vem passando por uma grande transformação é o mercado de trabalho. Nesse contexto, é cada vez maior o número de pessoas buscando como trabalhar pela internet.

As possibilidades de trabalho online vem crescendo sem precedentes e aumentaram ainda mais em 2020 com a pandemia do Covid 19. Até mesmo quem nunca pensou em trabalhar de casa, nesse ano passou a demonstrar interesse pelo formato.

Se você faz parte das centenas de pessoas que estão buscando formas de gerar renda trabalhando pela internet, este post é para você. Vamos falar detalhadamente como começar neste  mercado e falar sobre as principais oportunidades.

Ter uma internet de qualidade é essencial para trabalhar online. Na Claro você encontra os melhores planos de internet banda larga e móvel com a maior velocidade do Brasil.

ASSINE AQUI UM DOS COMBOS CLARO E COMPROVE!

Leia também: Qual o melhor plano Claro para trabalho home office?

O home office virou uma realidade

Até 2019, pouco a pouco o home office vinha sendo implemento em empresas ligadas à tecnologia e outros setores considerados vanguardistas. Este movimento acontecia principalmente em países mais desenvolvidos.

Em 2020, entretanto, o novo coronavírus chegou obrigando milhões de empresas a adotar este formato para sobreviver. E foi assim, no improviso, que o mundo abriu os olhos para o trabalho online e todas as suas possibilidades.

Os primeiros meses de adaptação foram difíceis, tanto as empresas como os funcionários tiveram que encontrar maneiras de lidar com a mudança radical e solucionar problemas na prática.

Empresas brasileiras adotaram o trabalho em casa durante a pandemia

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), no Brasil 46% das empresas adotaram o trabalho em casa durante a pandemia. No setor de comércio e serviços, quase 60% dos funcionários foram colocados em regime de home office.

Apesar de afirmar que passaram por muitas dificuldades no início, mais de 30% das empresas entrevistadas para o estudo pretendem manter o home office. Para isso, podem ser adotados diversos formatos de jornada de trabalho.

Confira também: Home office – conheça 10 profissões

Abertura do mercado para o trabalho remoto

Depois do momento mais intenso de crise, a sociedade já começou a voltar para o seu ritmo habitual. Porém, mesmo que a maioria das companhias voltem para o formato antigo totalmente presencial, o mercado de trabalho não é mais o mesmo.

A abertura para o trabalho remoto e a mudança de mentalidade é irreversível. Especialistas afirmam que a tendência é que esse impacto siga refletindo no mercado nos próximos anos.

Trabalhar em home office através do vínculo com uma empresa que adota este formato laboral, no entanto, é apenas uma das maneiras de trabalhar pela internet. Em seguida veremos outras formas de gerar renda online.

Como trabalhar pela internet: um mundo de possibilidades

Trabalhar para um empresa que possui contratos com horas em home office pode ser a forma mais cômoda e fácil de começar a trabalhar pela internet.

Entretanto, em países como o Brasil, este tipo de oportunidade ainda está bastante limitada ao mercado de tecnologia. Por esta razão, se você está querendo migrar para o mundo virtual precisa conhecer outras maneiras de colocar este plano em prática.

A boa notícia é que existem diversos caminhos para chegar a esse objetivo e nós vamos mostrar os principais. Nenhum deles é simples. Por isso, não caia em falsas promessas de ganhar dinheiro fácil pela internet.

Foco, disciplina e persistência

Saiba de antemão que será necessário encontrar o seu nicho e adaptar as suas habilidades para a área escolhida. Você também precisará dedicar muitas horas do seu dia, como em qualquer trabalho convencional, e estar aberto para aprender constantemente.

Ao encontrar uma forma para trabalhar pela internet, possivelmente você será autônomo e isso requer muita disciplina, organização, foco e persistência.

Claro que a flexibilidade do formato também proporciona qualidade de vida e, segundo os próprios profissionais, esta é uma das principais vantagens deste formato.

Está pronto para explorar possibilidades e encontrar o seu espaço de trabalho dentro do ambiente online? Então vamos juntos!

Veja ainda: Trabalho remoto – o que não pode faltar na estrutura do home office?

Tipos de trabalho online

O primeiro passo para começar a trabalhar pela internet é descobrir quais são os tipos de trabalho que podem ser feitos desta maneira. Abaixo citaremos alguns exemplos que oferecem mais oportunidades.

Tenha em mente que na maioria dos casos você atuará como autônomo, freelancer e prestador de serviço. Estas são as formas de contratação mais comuns no ambiente digital.

Assistente virtual

O assistente virtual cumpre um papel muito semelhante ao de uma secretária executiva. Porém, tudo é feito de casa, com o próprio computador e telefone.

As funções podem ser as mais variadas como organização de agenda, contato com clientes, suporte técnico, elaboração de relatórios, atendimento telefônico e por e-mail, entre outros.

Este é um ótimo ramo para começar pois não exige uma especialização técnica ou de alguma área específica. Com organização, disciplina e conhecimento básico de ferramentas digitais já é possível executar as tarefas.

Entretanto, tenha em mente que o trabalho de assistente virtual exige uma disponibilidade horária e uma estrutura mínima com computador, internet banda larga e conexão móvel. Um bom plano de telefone fixo também pode ser necessário.

Como trabalhar pela internet com vendas online

Se você já vende algum produto ou serviço que tal pensar na possibilidade de levar o negócio para o ambiente virtual? Ferramentas para isso não faltam.

Hoje em dia há inúmeras plataformas com loja virtual integrada e páginas como Mercado Livre para a venda de produtos. As principais redes sociais, como Facebook e Instagram, também oferecem espaços chamados Marketplace onde você pode montar a sua loja online.

Outro formato de vendas por internet que costuma dar bons resultados é o Marketing de Afiliados. Com este tipo de trabalho você realiza anúncios de produtos de terceiros e ganha comissão pelas vendas geradas através da sua promoção.

Blogs, redes sociais e produção de conteúdo

Uma das áreas mais amplas para trabalhar pela internet é produzir conteúdo. Neste caso você pode escolher um assunto do seu interesse e optar entre inúmeros formatos, desde texto até vídeos.

Não é um caminho fácil, mas se você souber inovar e encontrar um nicho para produzir conteúdo que realmente tenha qualidade é totalmente possível gerar renda desta forma.

As maneiras mais comuns de seguir por esse caminho é com a criação de um blog, de um canal no YouTube e de perfis nas redes sociais. Este mercado é tão promissor que ser Influenciador Digital já virou até profissão.

Depois de começar a publicar, você precisará gerar muito tráfego para chamar a atenção dos anunciantes e começar a ganhar dinheiro com publicidade e patrocínios. O próprio Google tem um serviço chamado Google Ads que trabalha com esse tipo de anúncio.

Sites para encontrar trabalho pela internet

Se você optar por trabalhos freelancer poderá buscar oportunidade online através de diversas plataformas que conectam profissionais e empresas.

Veja quais são as páginas mais populares para começar a trabalhar pela internet:

  • 99Freelas
  • Workana
  • Hotmart
  • GetNinjas
  • Appen
  • Lionbridge
  • Remote Ok
  • Trampos

As áreas de atuação e os sites que citamos são apenas algumas das possibilidades que fazem parte deste universo digital. Após começar a encontrar o seu caminho você poderá ir abrindo outras portas e descobrindo o que funciona melhor dentro da sua realidade.

Independente do tipo de trabalho que você fizer, há um elemento que é indispensável: internet estável e de qualidade. Afinal, ninguém quer ter problemas com o trabalho por falhas na conexão.

Escolher uma banda larga e uma internet móvel que esteja de acordo com a sua demanda laboral é um dos pontos mais importantes nesse estilo de vida. Conheça aqui os melhores planos para o home office!

CONTRATE AGORA MESMO UM PLANO CLARO E GARANTA EFICIÊNCIA NO TRABALHO COM A INTERNET MÓVEL E BANDA LARGA MAIS RÁPIDA DO PAÍS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui