A tecnologia presente em nossos smartphones vem evoluindo desenfreadamente nos últimos anos e as projeções futuras são ainda mais positivas. Uma das funções que mais se beneficia dessa evolução são as câmeras, as quais já se tornaram, em alguns casos, um conjunto de lentes com recursos especializados. Por isso, a prática de como tirar fotos profissionais com o celular está cada vez mais facilitada.

Já não é mais necessário adquirir câmeras dedicadas, sobretudo porque os telefones nos acompanham diariamente a praticamente qualquer lugar aonde vamos. Ou seja, eles são os maiores responsáveis pelos registros que fazemos. E quem adora redes sociais como o Instagram sabe bem o quanto é importante saber tirar uma boa foto a qualquer momento. Tanto que a procura por aparelhos melhores é impulsionada pela vontade de arrasar nos Stories.

O fato é que os smartphones estão tão poderosos que, inclusive, há fotógrafos profissionais que se valem deles na profissão. E não é para menos. Em aparelhos mais modernos, aquilo que tradicionalmente chamamos de câmera já virou um conjunto de sensores, e vem ficando cada vez mais interessante.

A lente principal tradicionalmente é a melhor, com a maior quantidade de megapixels. Porém, as lentes adicionais estão cada vez mais avançadas. Lentes macro funcionam para registrar objetos bem de perto enquanto as ultra wide dão a impressão de maior distância do alvo. A teleobjetiva serve para aumentar a capacidade de zoom. A lente de profundidade, por sua vez, serve para o efeito bokeh, o badalado do momento. Com ele, é possível desfocar o fundo e manter o plano em destaque.

Dito isso, preparamos algumas dicas para que você saiba como tirar fotos profissionais com a câmera do celular e extrair o melhor da tecnologia que tem!

Leia mais: Como colocar contagem regressiva no Instagram?

CONTRATE UM COMBO CLARO AGORA MESMO E TENHA O 4G MAIS RÁPIDO DO BRASIL NO SEU CELULAR!

Como tirar fotos profissionais com o celular

Uma foto profissional é composta de diversos aspectos particulares, mas devemos considerar que originalidade, bom enquadramento e boa iluminação são os mais indispensáveis. Atualmente, não é necessário fazer um curso de fotografia para estar atento a eles, e este post é um bom exemplo de informações de fora da academia que podem ajudar. Mas, ainda assim, alguns dos recursos aqui descritos são usados pelos profissionais, mesmo quando fazendo uso de um smartphone para suas capturas.

O que vale a pena ser ressaltado é que há ajustes que são realizados automaticamente pelos conjuntos fotográficos. A mudança entre lentes, por exemplo, não precisa ser selecionada, sendo que o algoritmo de inteligência artificial do próprio sistema operacional se encarrega de escolher aquela que te dá melhor resultado num determinado cenário. Ainda assim, há ajustes que devem (pelo menos, tradicionalmente) ser selecionados pelo usuário nas Configurações da câmera.

Além disso, você pode incrementar suas capturas se dedicando a prover detalhes que ressaltem a fotografia.

Apesar de alguns smartphones conseguirem ajustar a iluminação digitalmente mesmo em ambientes noturnos, esse aspecto é privilegiado quando você se preocupa com ele. Ademais, posicionamento de objetos, ressalte de cores e disposição entre plano e fundo (a preocupação com a profundidade) podem promover resultados bem legais.

Leia mais: Confira 6 aplicativos para edição de fotos no Android!

1. Enquadramento das fotos profissionais

Ainda que pareça fácil, ter um bom enquadramento não é uma tarefa tão simples. Por isso, câmeras profissionais contam com uma subdivisão na tela, marcada por duas linhas verticais e duas horizontais. É essa divisão que permite que o quadro central seja preenchido com o objeto-alvo da fotografia.

como tirar fotos profissionais com o celular

Ativar esse recurso permite que você comece a ter noção desse enquadramento, tanto quanto te permite criar imagens com disposições melhores do cenário. Nesse sentido, simetria pode impulsionar seus resultados.

como tirar fotos profissionais com o celular

Outro tipo de imagem diretamente beneficiado desses quadros é aquela que pretende realizar o efeito bokeh. Assim, para destacar o fundo, é possível enquadrar bem centralmente o plano, ou somente em outros quadros da tela, a fim de obter uma melhor composição da imagem.

2. Brinque com a perspectiva para fotografias profissionais

A maioria das fotos que tiramos são selfies, indiscutivelmente. Porém, habituar-se a brincar com a perspectiva tanto na câmera frontal quanto na traseira pode promover resultados interessantes.

De maneira geral, brincar com a perspectiva envolve adicionar algum objeto mais próximo da câmera (ou vice-versa) para deixar o alvo menos destacado. Pode ser, tal como no exemplo acima, uma parte da fotografada.

Outra forma de variar do tradicional é colocar o smartphone em locais diferentes, mexendo um pouco com o ângulo da imagem. Um exemplo seria deixar o aparelho apoiado sobre alguma superfície, inclusive no chão, e sacar uma foto de uma angulação incomum. Nesse caso, o timer é seu amigo.

3. Flash automático

O flash pode ser um grande vilão dos registros. Nesse sentido, cada vez mais os algoritmos da inteligência artificial dão conta de interpretar de maneira ótima o cenário envolvido e e determinar o melhor ajuste.

Por isso, a menos que você queira uma foto em específico, antecipando o resultado, deixar o flash no modo automático é a melhor maneira de não errar. E, vale dizer, ele não serve só para a noite, podendo contribuir também com capturas durante o dia.

Leia mais: Descubra como recuperar fotos apagadas do Google Fotos

4. Use o ajuste de iluminação manual

Você faz uso do ajuste manual de iluminação? Geralmente, basta clicar no foco da imagem e arrastar o dedo sobre a barrinha de iluminação. Nesse caso, o próprio sistema faz ajustes no sentido de deixar a sua foto mais clara ou escura, se for o caso.

fotos profissionais celular

O fato é que essa configuração diminui a necessidade de uso do flash, mas não a substitui por completo. Alguns modelos fazem isso à noite, mas a tecnologia está disponível somente em modelos premium por enquanto.

5. Capriche na iluminação

Saber como tirar fotos profissionais com o celular também passa diretamente por técnicas tradicionais de fotografia. A primordial é, obviamente, a iluminação. Por isso, além de fazer ajustes manuais no próprio software do seu celular, capriche na iluminação ambiental.

como tirar fotos profissionais com o celular

Nesse momento, é interessante fazer uso de boas lâmpadas, sobretudo das móveis. Assim, abajures são seus melhores amigos nesse momento. Além disso, lâmpadas amarelas geralmente contribuem para fotos quentes, dando aspectos mais agradáveis à pele humana e à tonalidades coloridas.

6. Abuse dos filtros

Os filtros são grandes amigos de quem deseja uma imagem fora do roteiro mais tradicional da fotografia. Indo desde iluminações diferentes a fotos em tom prata, abundam os celulares mais modernos. Assim, uma mesma imagem pode ganhar aspectos bem distintos a depender dos filtros utilizados.

7. Utilize objetos variados de casa

Até mesmo os fotógrafos profissionais gostam de utilizar os mais variados objetos para dar composição às imagens. Um coador de metal, por exemplo, pode se tornar um efeito gradeado frente à luz. Do mesmo modo, objetos nesses lugares podem dar sombras únicas aos seus cenários.

Por isso, seja criativo e tente imaginar o que você poderia usar para fazer fotos diferentes, com efeitos legais. É só exercitar.

Já sabe como tirar fotos profissionais com o celular?

Agora que você já sabe como tirar fotos profissionais com o celular, basta exercitar. Assim como tudo na vida, a prática leva a resultados melhores, quiçá à perfeição. Então, dê asas à sua criatividade e comece a arrasar nos seus Stories!

Confira ainda: Saiba como descobrir a senha do Wifi pelo celular e PC!

ASSINE AQUI UM DOS PLANOS CLARO E TENHA TODAS AS VANTAGENS DA OPERADORA NO SEU CELULAR!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui