Imagine que você, com seu telefone da Claro, gostaria de saber qual a operadora de outra pessoa. O que você faz? Será que tem como saber se o numero é da Claro mesmo? Se perguntar qual é a operadora de celular de outra pessoa é muito normal. Essa questão, que em outros tempos já foi mais fácil de responder, hoje em dia está bem mais fácil.

O tempo em que as pessoas se sentiam presas em suas operadoras passou. Hoje, para que alguém permaneça muitos anos na mesma operadora, é preciso muito mais. Se você gostaria de ter como saber se o numero é da Claro, continue lendo este artigo!

CONTRATE AGORA O MELHOR PLANO DE CELULAR! CLIQUE AQUI!

Leia também: Minha Claro: conheça a área exclusiva para clientes da Claro

Como costumavam ser os números de celular no passado?

Como mencionamos brevemente na nossa introdução, em outros tempos já foi mais fácil de saber a operadora de outra pessoa. Isso porque, no começo da telefonia móvel, a portabilidade ainda não era facilitada.

A operadora fazia parte do nome dos contatos

Com pouca mudança de operadoras, os clientes ficavam “marcados” pela empresa que escolhiam usar. Nesse tempo, era normal que a agenda tivesse, junto do nome da pessoa, a operadora daquele contato.

Assim, ao invés de simplesmente salvar um contato como “André“, por exemplo, as pessoas salvavam como “André – Claro“. Dessa forma era possível saber se você teria algum bônus ao entrar em contato com aquela pessoa.

A decisão por uma operadora era coletiva

Nessa época a maioria das famílias escolhia uma operadora que seria a operadora da família inteira. Assim era possível que todo mundo conseguisse se telefonar com desconto ou até de graça.

Melhores amigos que se falavam muito também costumavam escolher a mesma operadora. Assim poderiam passar horas no telefone ou trocar mensagens de SMS sem tantas restrições.

Os planos eram bem diferentes

Prestar atenção nesses detalhes era tão importante porque os planos eram diferentes. Quando o telefone celular começou a se popularizar, o serviço era consideravelmente mais custoso do que é hoje.

Mensagens de SMS não eram ilimitadas e os minutos para falar eram mais caros. Então as pessoas precisavam pensar em todas as formas possíveis para economizar e usufruir os serviços da maneira mais eficiente.

As operadoras e os seus “prefixos”

Os prefixos eram um fator que ajudava a saber de qual operadora era um número.

Se você é mais jovem, talvez não saiba o que significa prefixo. Prefixo era o jeito de se referir aos dois primeiros algarismos de um número de telefone.

Nessa época, os prefixos da Claro eram: 68, 73, 74, 75, 76, 91, 92, 93 e 94. Ou seja, um telefone da Claro poderia ser, por exemplo: 9412 – 3456. Mas se o número de telefone começasse com qualquer outra combinação nos dois primeiros dígitos, não era da Claro.

Lembrando que, dependendo da região, o nono dígito dos celulares só começou a existir entre 2012 e 2015. O período de tempo sobre o qual estamos falando é anterior a isso e, também, anterior a portabilidade.

Portabilidade

A portabilidade é outro ponto importante que também não era do mesmo jeito que é hoje. Isso porque a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) só passou a permitir a portabilidade no ano de 2008. Antes disso, se você quisesse trocar de operadora, era necessário trocar o número do seu celular junto.

A falta de portabilidade era, inclusive, o que fazia a questão dos prefixos fazer sentido. Cada operadora tinha um conjunto de prefixos possíveis. Se você trocasse de empresa, escolheria um número novo que teria um prefixo da lista reservada da operadora nova.

Com a mudança, as pessoas conseguiram finalmente trocar de operadora e continuar com os mesmos números que tinham antes. Em termos de qualidade de serviço, isso foi ótimo. Os clientes insatisfeitos puderam migrar para as operadoras que ofereciam os melhores planos.

Mau atendimento, preço elevado e serviço sem qualidade foram fatores que deixaram de ser aceitáveis. As pessoas não estavam mais presas a uma empresa apenas pela vontade de manter o mesmo número. E isso acabou com a facilidade de reconhecer uma operadora pelo prefixo.

Vantagem

A grande vantagem de saber se a operadora de alguém é Claro é a possibilidade de economizar. A economia financeira normalmente se reflete em economia de minutos em ligações.

Mas não esqueça que essa economia vai depender, também, do seu plano. Alguns planos contam com benefícios diferentes de outros, então verifique detalhes do seu plano para ter certeza.

Como saber se o numero é da Claro?

Você tem o número de uma pessoa mas não sabe se ele é da Claro, certo? Mas será que tem como saber se o número é da Claro? Sim, tem!

Existem duas formas distintas de saber qual é a operadora de um determinado número de celular. Em ambos os casos será preciso usar a internet.

Uma das formas é através de aplicativos, e outra é entrando em determinados sites. Acompanhe, a seguir, a lista de alternativas.

Aplicativos para saber se o número é da Claro

Existem diversos aplicativos que podem descobrir a operadora de um número. Vamos listar apenas alguns, pois esses já resolvem essa questão. Para não deixar nenhum modelo de telefone sem alternativa, escolhemos um aplicativo para cada sistema operacional.

Operadora – Descobrir (iOS)

Se você tem um iPhone, pode descobrir a operadora de um número com o aplicativo Operadora – Descobrir.

A vantagem desse aplicativo é que você não precisa inserir os números um por um. Ele consegue se integrar com a sua agenda telefônica, basta você autorizar. Assim, ele mostra ao lado de cada contato o ícone da operadora daquele número.

Consulta Operadora (Android)

O aplicativo para Android também verifica a sua agenda de contatos. Assim, você não precisa digitar cada número manualmente.

Um diferencial desse aplicativo é que ele avisa quando alguém faz portabilidade. Ou seja, você fica sabendo assim que um número que era de uma operadora passa para outra. Isso ajuda você a evitar o gasto de minutos com alguém que você pensava que falaria de forma ilimitada.

Qual Operadora (Windows Phone)

Usuários do sistema Windows Phone também têm uma opção de aplicativo.

Diferentemente dos aplicativos anteriores, nesse app existe um limite de consultas. Mas, por outro lado, o limite é relativamente alto – seis números por hora.

Os números podem estar na sua agenda ou serem números externos que você digitar na hora, tanto faz. Mas não esqueça que, antes do número, é necessário digitar o DDD também.

Dessa forma, você não precisa adicionar o celular de uma empresa na agenda antes de saber se é da Claro.

Sites para saber se o número é da Claro

Além de aplicativos, você também pode entrar em sites para descobrir a operadora de um determinado número.

Uma das principais vantagens de usar um site é que funciona em qualquer tipo de aparelho de celular. Aliás, caso você não queira usar um dispositivo móvel, tudo bem. Os sites podem ser consultados através de computadores sem problemas.

Qual a Operadora

O site “Qual a Operadora” pode, tranquilamente, ser utilizado por qualquer tipo de usuário. Até mesmo aqueles que não tem muita familiaridade com a internet. Além de intuitivo, ele também é leve, o que significa que gasta poucos dados de internet móvel para consultar.

Basta entrar no site e digitar o número do DDD seguido pelo número do celular. Depois, é só clicar em “descobrir operadora”. Além de mostrar a operadora, esse site também traz outras informações. Ele diz a região do número, e se ele já passou por processo de portabilidade.

Para acessar o site, clique aqui.

Consulta Operadora

Assim como o anterior, o Consulta Operadora também traz informações sobre a região e se já fez portabilidade.

Além disso, o site oferece outros dois serviços:

  • Robô de Chamadas Automáticas – um robô que liga para vários números e toca uma gravação. Depois você recebe a lista de clientes que reagiram positivamente à gravação (e apertaram um botão);
  • Consulta Operadora Para Empresas – um serviço para reduzir gastos com ligações da sua empresa.

Para acessar o site, clique aqui.

ABR Telecom

A ABR Telecom é a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações. Ela também tem um site para consultar a operadora de um número.

No site, além de digitar o DDD e o número do celular, é preciso digitar um código que aparecerá na tela. Depois, basta clicar em “consultar”.

Para acessar o site, clique aqui.

CONTRATE AGORA O MELHOR PLANO DE CELULAR! CLIQUE AQUI!

Esperamos que você não tenha mais dúvidas sobre como saber se o numero é da Claro. Se você conhece alguém que poderia gostar dessas informações, compartilhe esse artigo!

E para seguir atualizado com dicas sobre telefonia, continue acompanhando o nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui