Em tempos de compras pela internet passou a ser mais importante do que nunca saber o número do nosso Código de Endereçamento Postal, o famoso CEP. Não é por acaso que frequentemente o termo “como saber meu CEP” é pesquisado no Google.

Felizmente a própria tecnologia tem a resposta para essa pergunta. Existem duas maneiras simples de encontrar a informação pela internet seguindo apenas alguns passos.

Você também quer aprender definitivamente a encontrar o seu Código Postal para tê-lo à mão sempre que precisar? Continue lendo este post, mostraremos tudo o que você precisa saber para encontrar seu CEP rapidamente pelo celular ou pelo computador.

Sabia que através do código postal você pode descobrir quais são os planos de celular, internet banda larga e TV por assinatura disponíveis na sua região? Na Claro os combos são divididos de acordo com a cobertura da operadora em cada localidade.

CONFIRA NO NOSSO SITE E ENCONTRE OS MELHORES PLANOS CLARO AGORA MESMO!

Leia também: Descubra como ligar para outro Estado de maneira prática

O que é o Código Postal brasileiro e como saber meu CEP

O Código de Endereçamento Postal (CEP) é uma identificação importante no registro de endereço de qualquer residência ou empresa no Brasil.

O sistema de código foi criado na década de 70 pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, para organizar de forma lógica a localização dos endereços em todo o pais.

Este sistema mudou completamente a postagem facilitando a entrega de correspondências em todos os municípios. Tanto que até hoje o dado é utilizado não apenas pelos Correios como também por transportadoras privadas.

Este sistema de código para organizar a função postal também é utilizada em outros países como Estados Unidos e França. O modelo adotado no Brasil mostra eficiência há meio século.

Código Postal na cobertura dos serviços de telecomunicações

O CEP é definitivamente um dos itens mais importantes na organização e agilidade da logística brasileira. No entanto, ele não utilizado apenas para isso.

Um outro exemplo de uso do CEP é na distribuição dos serviços de telecomunicações. As operadoras utilizam este dado para definir e expor aos clientes a sua cobertura de sinal tanto de internet como de celular e TV por assinatura.

Neste link, por exemplo, você pode conferir a cobertura da Claro apenas informando o seu CEP. Ainda não tem essa informação? Fique tranquilo que em seguida explicaremos com encontra-la facilmente.

Como é definido o CEP pelos Correios

Os Correios continuam sendo responsáveis por cadastrar catalogar e disponibilizar a informação sobre o CEP no Brasil. Por isso, esta informação está disponível no site da instituição, como veremos mais adiante.

O código é composto por uma sequência numérica ou alfanumérica, quando mescla números e letras. Essa sequência forma o Código Postal que pode fazer referência a uma região da cidade ou mesmo a um trecho específico de uma rua.

Veja mais: Como saber meu número de celular Claro? Confira!

Como saber meu CEP de acordo com a composição do código

Inicialmente, na década de 70, o CEP era composto por cinco números. Com o crescimento das cidades e da população brasileira, em 1992, ele foi atualizado e passou a ter o formato atual.

Hoje em dia o código tem os cinco dígitos principais que já eram utilizados desde o princípio e ganhou mais um sufixo de três dígitos. Sendo assim, na busca de como saber meu CEP é importante estar atento se o número está composto pelos oito dígitos.

Embora o número possa não fazer muito sentido para a população, cada número da sequência possui uma função e faz parte da lógica do sistema criado pelos Correios.

A ordem do CEP está composta pela região do país, depois uma sub-região, setor, subsetor e ainda um divisor do subsetor. É com essa lógica que o Código Postal define com precisão um endereço em qualquer parte do país.

Confira também: Como trabalhar pela internet? Confira um guia para começar!

Por que é tão importante saber meu CEP

Saber o número do nosso Código Postal sempre foi importante. Em geral, antes de surgir a internet esse número acabava sendo solicitado apenas no momento de preencher algum cadastro em órgãos públicos ou empresas privadas.

No entanto, a tecnologia aumentou a demanda por informação de endereço e acabamos gerando uma demanda maior pelo CEP dos usuários.

Este tipo de solicitação foi potencializada pelo crescimento do comércio eletrônico. Hoje em dia informar o CEP é imprescindível para garantir a entrega eficaz de uma compra online.

Por sorte, a internet também tornou mais fácil o acesso ao código que pode ser acessado facilmente pelo próprio site dos Correios. Entretanto, esta não é a única maneira de obter o dado.

Devido a relevância do Código Postal, o maior mecanismo de busca do mundo incluiu o dado no seu serviço de mapas. Sendo assim, o Google Mapas também pode ser usado como referência de como saber meu CEP.

Quer saber como usar essas duas fontes de pesquisa? Nós mostramos!

E também: Conheça as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo

Como encontrar meu CEP pelo site dos Correios

Levando em consideração que a responsabilidade pela gestão do CEP no Brasil é dos Correios, usar o site da empresa para realizar a busca é a melhor alternativa.

O catálogo com o endereço completo de toda a população, com Código Postal, foi impresso e distribuído por décadas pela instituição. Agora a versão digital facilita a busca dessa informação que está acessível a qualquer pessoa gratuitamente.

A própria página dos Correios possui um mecanismo de busca interno muito simples e rápido. Você pode entrar diretamente no sistema Busca CEP ou procurar por esta opção dentro da página principal.

Dentro do sistema siga os seguintes passos:

  • Selecione a opção para buscar por “CEP ou Endereço”;
  • Em seguida digite o endereço desejado sem número do prédio, apartamento, lote ou qualquer outro detalhe;
  • Clique em Buscar.

Pronto! Logo aparecerá uma lista com os CEP relativos à rua que você buscou. Confira se os dados do endereço e da cidade que aparecem no resultado estão corretos.

Logo encontre o CEP exato de acordo com o número da casa, esse dado pode variar em ruas muito longas. Uma boa referência é verificar se o bairro mostrado corresponde.

Leia mais: Wi-Fi grátis em qualquer lugar, só para quem é esperto

Como saber meu CEP pelo Google Maps

Através do serviço de mapas do Google também é possível encontrar a informação de CEP da maioria dos endereços no Brasil.

O dado é baseado no registro dos Correios e bastante preciso, por isso posso saber meu CEP com segurança por este meio. Em alguns casos, porém, pode que o serviço não apresente nenhum resultado por não a informação específica.

Para encontrar o CEP usando o Google Mapas no seu celular ou computador primeiro abra o aplicativo e digite o endereço completo no campo de busca.

Quando aparecer o resultado, o CEP deve constar junto à informação do local em uma janela à esquerda da página, logo abaixo da foto do Google Street View e do endereço.

Confira ainda: Como rotear internet do celular para outro dispositivo

Outra alternativa para saber meu CEP pelo Google é utilizar o mecanismo de busca tradicional. Para isso devo apenas digitar o endereço seguido da palavra CEP.

Normalmente o sistema de resultados atende com sucesso a demanda. No caso de não haver uma informação precisa o mecanismo de busca irá sugerir que você utilize a plataforma Busca CEP dos Correios.

Agora que você já sabe encontrar o seu CEP de duas maneiras muito simples pode começar a usar a informação em diversas situações. Que tal começar por descobrir quais são as ofertas da Claro exclusivas para sua região?

CONFIRA AQUI QUAIS SÃO OS MELHORES PLANOS CLARO UTILIZANDO O SEU CEP E TENHA ACESSO AOS MELHORES PLANOS DA OPERADORA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui