Saber como rotear internet do celular pode ser muito útil em diversas situações. Com alguns passos simples é possível usar o aparelho como um roteador por USB, Wi-Fi ou até mesmo Bluetooth. Ou seja, você pode captar o sinal de internet do seu celular para seu utilizado em outro dispositivo.

Ter a possibilidade de compartilhar a conexão com um amigo ou usar a internet de alguém próximo pode ser uma ótima maneira de solucionar inconvenientes em locais públicos ou até mesmo em casa.

Por isso, preparamos esta publicação e vamos mostrar tudo o que você precisa saber para usar o celular como roteador. Para compartilhar a internet é importante ter uma conexão de qualidade. Afinal, a velocidade passará a ser dividida entre todos os dispositivos conectados.

Na Claro você encontra os melhores planos com a melhor velocidade do Brasil. Ainda não é cliente Claro?

ASSINE AQUI UM DOS COMBOS E APROVEITE AS VANTAGENS EXCLUSIVAS DA OPERADORA!

Leia também: 5 dicas para proteger sua rede de invasões através do modem

Compartilhar internet em qualquer lugar

Ficar sem internet no celular, no computador ou mesmo no tablet é sempre um problema. Seja por razões profissionais ou pessoais atualmente dependemos de internet grande parte do nosso dia.

Felizmente a própria tecnologia oferece soluções para quase todos os problemas digitais. Ficar sem internet não precisa ser uma dor de cabeça se você tiver à mão um celular com dados móveis ativos e sinal de qualidade.

Os smartphones podem ser transformados em rotear de internet seguindo apenas alguns passos simples que vamos mostrar mais adiante.

Consumo de dados e velocidade

O melhor deste recurso é que não é necessário pagar nada para compartilhar o sinal. Porém, fique atento porque serão consumidos os dados usados na navegação.

Se for compartilhar a sua conexão móvel, certifique-se de ter uma franquia de internet móvel mais robusta. Se estiver usando o celular de um amigo ou familiar como roteador também será necessário observar se os dados serão suficientes.

Outra coisa que vocês devem levar em consideração é a velocidade da internet. Para que dois ou mais dispositivos estejam conectados ao mesmo tempo será necessário ter um plano de 4G veloz e estável.

Smartphones possuem função nativa para rotear internet

Você possivelmente está se perguntando se qualquer celular pode ser usado como um roteador de internet. A resposta é sim.

Não importa se o sistema operacional do seu celular é Android ou iOS, ele apresentará a função nativa que permite rotear a internet.

Se você nunca usou este recurso saiba que ele é mais simples do que se imagina e pode ser realmente muito útil. Com a função de roteador é possível compartilhar a conexão com outros dispositivos inteligentes, desde celulares até smart TVs.

Veja ainda: Dá para viver sem internet em casa?

Como funciona o recurso para rotear a internet do celular com outros dispositivos

O recurso disponível nos smartphones para rotear a internet com outros dispositivos tem um princípio bastante simples. A peça responsável por permitir esse compartilhamento é a mesma placa responsável por conectar o aparelho a qualquer rede Wi-Fi.

Isso quer dizer que o sistema de conexão sem fio dos aparelhos também tem a capacidade de fazer o processo inverso. Com isso é possível transformar uma entrada para conexão Wi-Fi em um hotspot para rotear a internet do celular.

O recurso realmente transforma o aparelho em um rotear que emite o sinal Wi-Fi como outro aparelho que tenha a mesma função.

Desta forma, é possível compartilhar a rede não apenas com outros celulares, mas também com computadores desktop, notebooks, smart TVs e tablets.

Internet disponível em qualquer lugar

Tudo o que você precisa entender é que com um smartphone e uma internet móvel de qualidade não é necessário depender de Wi-Fi para estar conectado em todos os lugares.

O recurso que transforma o celular em roteador permite, por exemplo, que você use o seu 4G para trabalhar no notebook quando estiver sem Wi-Fi. Você poderá executar essa função tanto por conexão sem fio como por USB, como veremos em seguida.

Confira ainda: Como trabalhar pela internet? Confira um guia para começar!

Como rotear internet usando um celular Android

Como já mencionamos, ativar a função nativa dos smartphones para compartilhar a internet não é nada complicado. Entretanto, você precisa entender os passos de acordo com o sistema operacional do seu celular.

Nos dispositivos com Android, você deve entrar nas configurações do aparelho e buscar pelos ajustes de conexão. O nome da função pode variar de acordo com a sua versão do sistema.

Em alguns aparelhos o recurso aparece como “Hotspot Wi-Fi”, em outros como “Ponto de acesso móvel” ou ainda como “Roteador Wi-Fi”. Todos levam ao mesmo lugar, a ativação do roteador, justamente o que estamos buscando.

Se você nunca usou o recurso provavelmente precisará definir o nome da rede e uma senha. Em alguns casos esses dados estarão pré-definidos e você poderá deixa-los assim ou alterar conforme a sua preferência.

O mais importante é saber que para conectar o outro dispositivo será necessário encontrar a rede pelo nome que está definido na configuração do roteador. Assim como repetir a mesma senha para finalizar a conexão Wi-Fi.

Mantendo ativa a função no celular roteador você poderá conectar qualquer aparelho smart. Para isso basta procurar pelo nome da conexão na lista de redes disponível e conectar como se fosse qualquer outro sinal Wi-Fi.

Leia também: Como mudar senha do roteador? Formas simples para várias marcas

Ativar o compartilhamento por USB ou Bluetooth no Android

Caso a rede Wi-Fi do seu celular não seja rápida o suficiente para compartilhar a internet, ainda há a possibilidade de ativar o compartilhamento por UBS ou Bluetooth.

A conexão por UBS oferece vantagens quando você quer conectar algum dispositivo específico à rede, como um computador ou smart TV.

Com este tipo de conexão você evita o gasto excessivo de bateria, porque o dispositivo será carregado enquanto compartilha a internet. Além de também poder compartilhar uma rede Wi-Fi externa a qual o celular está conectado, não dependendo apenas dos dados móveis.

Como ativar o roteador por USB

O caminho para rotear internet do seu celular por USB é parecido com o que já vimos até aqui. Entretanto, primeiro você deve conectar os dois dispositivos com o cabo.

Em seguida, você deve entrar nas configurações do aparelho e ativar o roteador Wi-Fi. Nas configurações do recurso será necessário selecionar “Vínculo por UBS (tethering)”.

Ter internet de qualidade no celular, com velocidade suficiente para usar a função de roteador no seu celular, sem pagar uma fortuna por isso é possível. Sabe como? Assinando um dos planos da Claro.

A operadora oferece pacotes de internet que cabem em todos os bolsos e oferecem o melhor 4G do país.

CONFIRA AQUI QUAIS SÃO OS COMBOS CLARO DISPONÍVEIS NA SUA REGIÃO E ENCONTRE O MELHOR PLANO DE INTERNET PARA O SEU CELULAR!

Como rotear internet com um dispositivo Apple

Se você tem um aparelho Apple a lógica de compartilhamento é bastante parecido ao  que foi descrito nos parágrafos anteriores.

Primeiro você deve ativar o compartilhamento de rede no menu de ajustes e “Acesso Pessoal”. Dentro desta aba você poderá escolher rotear a internet por Wi-Fi, Bluetooth ou via cabo USB.

Ao ativar o recurso, o próprio iOS oferece as instruções para fazer a conexão. Dentro das configurações ainda é possível alterar o nome da rede e a senha selecionando a opção “Senha Wi-Fi”.

Viu como transformar um celular em roteador não é difícil? Sempre que você tiver alguém próximo disposto a compartilhar a rede poderá contar com a conexão por este recurso.

Da mesma maneira, você poderá compartilhar o seu 4G com amigos e familiares sempre que for necessário. Ou simplesmente rotear o sinal do smartphones para seus outros dispositivos.

Ainda que rotear a rede seja um excelente recurso, clientes Claro não precisam depender desse tipo de conexão. Os planos são cheios de internet, além de ter aplicativos com navegação gratuita e outras inúmeras vantagens.

Veja mais: Qual é o melhor plano de internet móvel da Claro?

VEM CONFERIR! CONTRATE AGORA MESMO UM PLANO CLARO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui