O celular hoje em dia se tornou tão importante que é difícil imaginar a vida sem ele. Muitas pessoas usam o celular para comunicação profissional, pessoal e até mesmo para lazer.  Música, câmera, agenda, televisão, videogame, mapa, alarme, livro – tudo isso foi afetado pela popularização dos smartphones. Agora imagine como seria viver se o seu número fosse cancelado. Difícil, não é? Por isso vamos falar sobre como recuperar número da Claro cancelado por falta de recarga.

Em caso de cancelamento do chip, a linha é bloqueada. Isso significa que o telefone perderá o seu potencial de estabelecer contato com o mundo. Um aparelho sem uma linha só consegue acessar a internet se conectar em alguma rede wi-fi.

Perder o acesso às redes 3G ou 4G dificulta muito a vida de quem precisa usar a internet quando está fora de casa. Isso sem falar nas ligações, que deixam de funcionar por completo e não ficam disponíveis nem no wi-fi.

Mas fique tranquilo, é possível resolver essa situação. Para saber como recuperar número da Claro cancelado por falta de recarga, continue lendo esse artigo!

Leia também: Plano controle de celular: conheça todas as vantagens!

Como um número é cancelado?

O cancelamento de um número e o bloqueio de uma linha telefônica podem acontecer com qualquer pessoa. Em qualquer operadora, dependendo da situação, é possível um cenário onde aconteça um cancelamento. Isso independe do plano escolhido. Seja pré-pago, controle ou pós-pago, todos contam com condições de cancelamento.

Principal motivo

O principal motivo para uma linha ser cancelada é a falta de pagamento. No caso de um plano pós-pago, seria o atraso indeterminado da fatura, sem nunca pagar. Já no pré-pago, acontece quando o prazo máximo para recargas é excedido.

Essa falta de pagamento pode acontecer por diversas razões. Desde um simples esquecimento até, por exemplo, os correios não entregarem o boleto. Outro erro relativamente comum é o pagamento em duplicidade. A pessoa paga duas vezes a fatura de um mês porque acreditava que estava pagando a do mês seguinte. E, depois, como acha que já pagou, não realiza o pagamento da nova fatura. Como é possível perceber, enganos podem acontecer.

Independente de como esse equívoco acontecer, a operadora pode cancelar seu chip se não identificar o pagamento.

De qualquer maneira, é importante que você entre em contato com a operadora assim que perceber que tem algo errado. A comunicação assertiva é um dos melhores métodos de resolução de pendências entre consumidores e prestadores de serviço. Dessa forma é possível ser orientado da melhor maneira possível para que tudo volte ao funcionamento normal.

O bloqueio da linha também pode partir do cliente

Pouco se fala sobre quando o bloqueio é solicitado pelo próprio usuário. Quando é o cliente quem solicita, o cancelamento é feito sem que existam dívidas e nem pendências. O mais importante é que, ao agir dessa maneira, o cliente não é pego de surpresa pelo bloqueio.

A maior parte dos consumidores que solicitam o cancelamento passou por algum problema relacionado a perda ou roubo. Nesses casos realmente faz sentido agir dessa maneira até que a situação seja resolvida.

O problema é quando o cliente decide cancelar a sua linha e não avisa a operadora. Algumas pessoas simplesmente param de pagar suas contas ou de recarregar seus créditos. Dessa forma, as linhas realmente acabam sendo bloqueadas, mas isso leva mais tempo e pode gerar problemas.

Diferencial da Claro

A Claro lida de maneira bem diferente das outras operadoras em situações de bloqueio ou cancelamento de linha.

Por questões de segurança, a Claro não permite que seus clientes façam o desbloqueio através da internet. Então não adianta perder tempo procurando pelo aplicativo e nem ficar pesquisando no site oficial da operadora.

Essa medida de segurança serve, entre outras coisas, como forma de precaução. Dessa maneira, clientes que tiverem seus celulares roubados ou perdidos podem ficar mais tranquilos. Afinal, pessoas estranhas não poderão reativar a linha de celular pela internet.

Características dos planos pré-pagos

Planos que fazem parte da categoria pós-pago não contam com recarga. Nos planos do tipo Controle até existe a possibilidade de se fazer recargas, mas não é obrigatório. Isso porque todos os meses os planos Controle contam com a renovação automática de acordo com cada plano. Ou seja, a falta de recarga é uma situação que só pode ocorrer com os planos da modalidade pré-pago.

Como dependem de recargas para manter as atividades, os planos do tipo pré-pago contam com algumas limitações. Uma delas diz respeito a quantidade de tempo que se pode passar sem fazer uma recarga. Assim, se você não quer ter sua linha cancelada ou bloqueada, é necessário prestar atenção nesses prazos.

Nos planos da Claro, esse prazo é diferente dependendo do valor da recarga. Se for uma recarga do valor mínimo, a validade do crédito é de 30 dias. Já se a recarga for com valores mais altos, a validade é de 90 dias.

Esse é o prazo para que novas recargas sejam feitas e sua linha telefônica continue funcionando normalmente.

Prazos importantes

O prazo para que o número de celular seja cancelado é de 180 dias após a última vez que foi colocado crédito.

Depois do cancelamento, existe um outro prazo importante: o de recuperação. Esse prazo é de 90 dias. Ou seja, mesmo que sua linha seja cancelada, durante 90 dias nenhuma outra pessoa vai conseguir usar o seu número. Depois dos 90 dias, entretanto, não será mais possível recuperar o seu número, ou seja, a perda se torna irreversível.

Por esse motivo, a Claro recomenda que seus clientes façam recargas com alguma regularidade. Dessa forma, garantem que suas linhas não serão bloqueadas e seus números não serão perdidos.

Como recuperar número da Claro cancelado por falta de recarga

É possível recuperar seu número depois do cancelamento. Como já mencionamos, a Claro tem uma grande preocupação com segurança e, por isso, não permite que esse processo seja feito pela internet.

Para fazer o desbloqueio, então, é necessário que você vá até uma loja física. Procure a loja da Claro mais próxima de você e se programe para ir até lá.

Não esqueça de levar um documento com foto, pois sem ele não é possível realizar o procedimento de recuperação. Além disso, para facilitar o atendimento, você também pode levar o seu celular com o chip da Claro.

Na loja, converse com um atendente. Tente lembrar a data da última recarga e explique a sua situação. Ele vai seguir os procedimentos necessários para realizar o desbloqueio. Mas não se esqueça, o desbloqueio só acontece respeitando o prazo limite mencionado anteriormente.

Dica

Se você normalmente tem interesse em colocar créditos mas acaba esquecendo, uma boa ideia pode ser trocar de plano. Os planos do tipo Controle contam com um modelo híbrido entre o pós e o pré. Você conta com a possibilidade de realizar recargas caso fique sem crédito, como no pré-pago. Mas todos os meses acontece uma renovação automática, assim como no pós-pago.

Leia também: Plano controle de celular: conheça todas as vantagens.

Esperamos que você consiga recuperar e reativar a sua linha com sucesso. Se você conhece alguém que precisa recuperar um número perdido da Claro, compartilhe esse artigo!

E para seguir recebendo dicas sobre telefonia e planos de celular, continue acompanhando o nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui