Guardar imagens e documentos na nuvem é uma das grandes tendências que deve seguir evoluindo nos próximos anos. No entanto, para usar esse recurso é importante tomar algumas medidas de precaução como saber como recuperar fotos apagadas do Google Fotos.

Ainda que os recursos de armazenamento na nuvem tenham diversos mecanismos de segurança, todas essas ferramentas são operadas por nós, pessoas. Por isso, podem acontecer erros que geram inconvenientes como a perda de arquivos importantes.

Porém, fique tranquilo. Preparamos este post e vamos mostrar como restaurar imagens perdidas e também buscar maneiras de evitar que este tipo de problema ocorra.

Para aproveitar o melhor dos recursos tecnológicos é fundamental ter internet estável e de qualidade. E na Claro você encontra os planos mais turbinados com o 4.5G mais rápido do país!

ASSINE AQUI UM DOS COMBOS CLARO E COMPROVE!

Leia também: Como recuperar fotos apagadas do celular? Veja 3 maneiras!

Como funciona o Google Fotos

Antes de aprender como recuperar imagens apagadas do Google Fotos é importante entender como funciona este serviço que atualmente é um dos mais utilizados no mundo inteiro.

O Google Fotos foi lançado em 2005 para substituir o antigo Picasa, a primeira ferramenta de imagens do Google. Logo ao chegar no mercado o novo serviço conquistou os usuários por seus recursos avançados e mais alinhados com os avanços tecnológicos.

Mais do que ser um local de armazenamento e um organizador, o Fotos tem como função garantir mais segurança aos usuários através de ferramentas como a sincronização e o backup automáticos.

Armazenamento e compartilhamento gratuitos

Qualquer pessoa que tenha uma conta Google pode usar as ferramentas do Google Fotos. A plataforma tem um limite de armazenagem gratuita de até 15GB.

Caso o usuário extrapole o espaço de armazenamento pode comprar adicionais de acordo com a sua necessidade.

O Google Fotos também é muito útil para compartilhar imagens e vídeos de maneira rápida e simples. Você pode escolher enviar aos seus amigos fotos e até pastas inteiras. Para ver e abrir os arquivos eles precisam apenas ter a permissão e o link de acesso.

Acesso pelo computador, celular ou tablet

Você pode entrar no Google Fotos com os seus dados de acesso do serviço pelo computador, celular ou tablet. No caso do PC é possível usar o site da ferramenta ou baixar o programa para desktop.

Já no celular ou tablet você deve instalar o aplicativo da plataforma. Considerando que o Android é o sistema operacional do Google, os aparelhos equipados com ele costumam sair de fábrica com o app do Fotos.

Caso você tenha um iPhone e mesmo assim queira sincronizar o seu aparelho com o Google Fotos para usar-lo como serviço de armazenamento e compartilhamento de imagens, também é possível. Você deve baixar o app compatível com iOS pela Apple Store.

Veja ainda: Teste de velocidade de internet: as melhores ferramentas

Outros recursos do Google Fotos

Além do armazenamento, organização e compartilhamento de imagens e vídeos, o Google Fotos também oferece recursos que o tornam mais prático e útil.

Confira algumas ferramentas que você na plataforma e pode usar tanto no computador como nos dispositivos móveis.

  • Editor de fotos integrado com inúmeros filtros e ajustes
  • Seleção da qualidade das imagens armazenadas
  • Criação de álbuns colaborativos
  • Busca de fotos por rosto
  • Criação de colagens, efeitos e vídeos
  • Envio automático de arquivos configurados para isto
  • Suporte a múltiplas contas simultaneamente
  • Backup automático

Como recuperar fotos apagadas do Google Fotos

Agora que já vimos como funciona a plataforma de fotos do Google e entendemos quais são os seus principais recursos, podemos passar ao tema principal deste post.

Possivelmente você chegou até aqui esperando por esta resposta. Por isso nos próximos itens vamos explicar como recuperar fotos apagadas do Google Fotos para que você não perca os seus arquivos definitivamente.

Quem tem celular Android possivelmente já sabe que a melhor maneira de armazenar imagens é através do backup automático do Google Fotos. Esta configuração garante que os arquivos do seu celular estejam sempre protegidos em um espaço na nuvem.

O melhor é que você não precisa se preocupar em fazer backup periódicos, o próprio sistema realiza esta tarefa. Sem nem se dar conta você tem um armazenamento seguro e eficaz.

Inconvenientes e erros podem acontecer

Se você já deletou fotos e depois se arrependeu ou simplesmente apagou imagens por engano sabe o desespero de pensar em nunca mais recuperar aquele registro. Assim como esse erro é comum no celular ou no computador, também pode acontecer na galeria do Fotos.

Felizmente a plataforma possui um padrão de armazenamento de fotos deletadas. Seria como uma lixeira que mantém as fotos apagadas por até 60 dias. Porém, fique atento porque esse armazenamento depende de espaço disponível no seu limite de 15GB.

Se você teve o inconveniente de apagar fotos e querer recuperá-las, certifique-se de que a limpeza tenha acontecido nos últimos dois meses. Se este for o caso a restauração será bastante simples.

Confira também: Como baixar vídeo do Instagram? Confira o passo a passo!

Passos para recuperar fotos apagadas do Google Fotos

Com apenas alguns passos você terá de volta todos os arquivos deletados sem qualquer perda. As imagens voltam para o mesmo álbum na ordem cronológica de origem, como se nunca tivessem saído dali.

Veja quais são os passos que você deve seguir para acessar a lixeira de armazenamento de emergência e recuperar as suas imagens apagados do Google Fotos.

Restaurar fotos pelo app no celular

Para restaurar as imagens usando o aplicativo do Google Fotos no seu celular Android ou iOS será necessário abrir a plataforma e tocar no ícone de menu localizado na parte superior direita da tela.

Abrirá uma lista suspensa na qual você deverá selecionar “Lixeira”. Nesta pasta aparecerão as imagens apagadas nos últimos 60 dias. Selecione aquelas que deseja recuperar e toque em “Restaurar”.

Com o processo finalizado você poderá voltar à galeria e verificar que as imagens estão nos álbuns em que devem estar.

Para garantir a segurança das suas fotos e vídeos, tenha sempre o backup ativado no seu dispositivo móvel. Com esta prática será muito mais fácil resolver qualquer problema de perda de imagens caso aconteça algum inconveniente.

Restaurar fotos do Google Fotos pelo computador

Caso você queira recuperar arquivos do Google Fotos pelo computador, também é possível e mostraremos como. Primeiro você deverá entrar na página da plataforma através do navegador.

Se não estiver logado, ingresse ao serviço com seus dados de acesso e vá até o menu principal onde encontrará a opção “Lixeira”.

Use o campo de seleção que está na parte superior esquerda das mídias para escolher quais arquivos você deseja restaurar no álbum de origem. Em seguida, clique no ícone de restauração que você verá aparecer na parte superior da tela.

Com este processo simples as imagens apagadas deverão voltar a aparecer no local de origem sem sofrer qualquer alteração. Você pode repetir os passos sempre que for necessário.

Quando não é possível recuperar fotos apagadas do Google Fotos

Os passos que mostramos acima são válidos somente para os casos em que as imagens foram apagadas através da própria galeria do Google Fotos.

Além disso, existem algumas circunstâncias em que não é possível recuperar as fotos. Isso ocorre quando você deletou os arquivos há mais de 60 dias, esvaziou a lixeira depois de apagar os itens ou excluiu o conteúdo desta pasta definitivamente.

Quando você exclui fotos e vídeos permanentemente da Galeria do seu celular Android sem ter feito backup no Google Fotos também não há forma de recuperá-los.

Levando tudo isso em consideração, o mais recomendado é sempre manter o recurso de backup automático ativo. Para não correr riscos de perder arquivos importantes também é fundamental ter seu dispositivo sempre conectado à internet.

Quer ter conexão de qualidade e a internet mais rápida do país no seu celular para manter seus backups sempre ativos?

CONTRATE UM DOS PLANOS CLARO AGORA MESMO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui