Se você utiliza o smartphone como câmera fotográfica possivelmente tem interesse em saber como recuperar fotos apagadas do celular. Esse é o tipo de imprevisto que pode acontecer a qualquer momento e saber lidar com ele é fundamental para não perder os seus arquivos definitivamente.

Não importa se o seu smartphone roda com sistema operacional Android ou iOS e qual o seu nível de conhecimento técnico, neste artigo mostraremos diferentes maneiras de recuperar fotos perdidas.

Tudo o que você precisará fazer é acompanhar as informações do conteúdo, identificar qual pode ser a solução para o seu caso e colocar a mão na massa. Existem diversas formas de recuperar fotos do celular. Confira quais são!

Quer garantir a segurança dos seus arquivos com backups automáticos na nuvem? Para isso você precisa de uma conexão com a internet. Na Claro você encontra inúmeros tipos de planos para todos os bolsos e demandas.

CONTRATE UM COMBO CLARO AGORA MESMO E TENHA O 4G MAIS RÁPIDO DO BRASIL NO SEU CELULAR! 

Leia também: Qual é o melhor plano de internet móvel da Claro?

Celulares como câmera fotográfica e o volume de arquivos de imagem

Já faz um tempo que as câmeras dos celulares atingiram um nível de qualidade tão alto que esta é considerada uma das funções mais importantes dos aparelho. Avaliar a câmera é um dos critérios de peso ao comprar um smartphone.

Paralelo ao avanço da tecnologia dos celulares, surgiram as redes sociais que criam constantemente uma enorme demanda por imagens. Hoje em dia tudo pode ser fotografado e publicado instantaneamente.

Veja ainda: O que levar em conta na hora de comprar um celular?

Armazenamento e recuperação de fotos apagadas do celular

Neste contexto, a quantidade de fotos que produzimos todos os dias aumentou significativamente. Assim como a importância de saber armazenar as imagens para não correr o risco de perder os arquivos.

Com cuidado e alguns ajustes no seu smartphone é possível evitar imprevistos como a perda temporária ou definitiva dos arquivos. Porém, nem todo mundo tem esse tipo de cuidado incorporado no dia a dia e pode acabar passando por este problema pelas mais diversas razões.

A perda de arquivos do celular é mais frequente do que você imagina. Por isso, já foram desenvolvidas distintas soluções que atendem diferentes tipos de casos, como veremos mais adiante.

A prevenção ainda é a melhor saída

Como comentamos antes, o volume de arquivos de imagens que costumamos ter no celular hoje em dia é enorme. Por isso, é importante manter uma organização com o armazenamento adequado das fotos se não queremos ter nenhum inconveniente.

A melhor maneira de evitar a perda ao apagar fotos do celular é prevenir e ter sempre um backup atualizado do conteúdo. Em seguida falaremos sobre como recuperar fotos apagadas do celular e você entenderá o porquê.

Como recuperar fotos apagadas do celular

Seja fazendo uma limpeza no celular, formatando o sistema ou por algum erro, é muito comum acabar apagando ou perdendo arquivos.

Se você está buscando uma forma de recuperar fotos apagadas do celular, a boa noticia é que há diversos caminhos. A solução depende primeiro do seu sistema operacional, as formas de recuperação de foto no Android e no iOS são diferentes.

Nos dois casos há maneiras mais simples usando as próprias ferramentas do sistema e outras um pouco mais complexas com recursos de terceiros.

Abaixo veremos três maneiras diferentes para você escolher como recuperar as fotos apagados do celular de acordo com o seu sistema operacional e o método que pareça mais conveniente para o seu caso.

Leia mais: Como limpar o celular adequadamente sem danificar o aparelho?

Resgatar fotos com os sistemas de backup no Android e iOS

A melhor maneira de recuperar fotos apagados do celular, tanto em aparelhos Android como no iPhone, é usando os sistemas de backup na nuvem. No iPhone você pode averiguar se possui cópias do arquivo no iCloud ou ainda utilizar o iTunes conectando o dispositivo ao computador.

Já no celular Android você pode usar o Google Fotos. Se você mantém o seu smartphone sincronizado com os serviços do Google é muito provável que tenha as suas fotos armazenadas no aplicativo de imagens.

É necessário ressaltar, no entanto, que esta solução requer que você tenha o backup automático configurado no celular. Em geral, os sistemas oferecem está opção como padrão.

Por isso, mesmo que você não esteja seguro se mantinha o backup, vale a pena conferir no iCloud ou no Google Fotos se não existem cópias dos arquivos apagados.

Saiba também: Qual é o melhor plano de internet móvel da Claro?

Como recuperar fotos apagadas do celular com aplicativos

Caso você não consiga fazer a recuperação das fotos através dos sistemas de armazenamento que mostramos no item anterior, ainda é possível encontrar outras alternativas.

Uma das mais simples é encontrar um aplicativo que tenha a função de recuperar arquivos. Entretanto, esta solução está disponível somente para Android uma vez que a Apple é bastante restritiva com esse tipo de app.

Se o seu celular é um Android, você poderá buscar opções de aplicativos na Google Play Store. A maioria das opções disponíveis funcionam como uma lixeira. Ao ser instalados e ativados eles buscam os arquivos apagados recentemente e dão a oportunidade de restaurá-los.

Aplicativos para Android que oferecem funções de recuperação de fotos

Abaixo listamos alguns dos aplicativos mais usados pelos usuários para recuperar fotos e outros arquivos apagados do celular. Confira as nossas sugestões e experimente para encontrar aquele que oferece a melhor solução.

Veja quais são os apps para a recuperação de arquivos com as melhores avaliações dos usuários na Google Play Store:

  • DiskDigger
  • DigDeep Image Recovery
  • Lixeira Dumpster
  • Photo Recovery
  • Undeleter Recuperação de Dados

Em todas as plataformas você encontrará um sistema que realizar uma varredura automática buscando arquivos apagados no seu celular. Será necessário conceder uma permissão de acesso a galeria e logo o app começará a busca.

Ao final do procedimento será exibida uma lista com os arquivos encontrados e você poderá escolher recuperar aqueles que deseja. Os arquivos selecionados serão restaurados na pasta de origem.

Com esses aplicativos você também pode tentar recuperar arquivos apagados do cartão de memória. As ferramentas não são para uso exclusivo na memória do celular.

Confira ainda: Saiba como descobrir a senha do Wifi pelo celular e PC!

Recuperar fotos apagados do celular com um software no computador

Assim como no iPhone o usuários tem a opção de usar o iTunes para recuperar fotos apagadas do celular conectando o aparelho ao computador, para aparelhos com Android esta também pode ser uma boa alternativa.

Porém, neste caso será necessário instalar algum software de recuperação de dados no PC. Felizmente, há inúmeras opções de programas para Windows e Linux que oferecem este recurso.

Se optar por esta solução, você encontrará softwares gratuitos, mas todos eles costumam ter uma versão paga mais sofisticada. Esta é uma alternativa que se pode considerar no caso de não ter conseguido recuperar os arquivos com nenhum dos métodos gratuitos.

Assim como os aplicativos que citamos antes, os programas de recuperação de dados costumam varrer o dispositivo para encontrar arquivos apagados.

Para usar este tipo de software você deverá instalá-lo no computador e depois conectar o celular na máquina através da posta USB. Com o aparelho devidamente conectado, será possível iniciar a operação.

Primeiro o programa fará a varredura e logo mostrará os resultados obtidos. No caso de você conseguir localizar as suas fotos apagados desta forma, poderá selecionar os arquivos que devem ser recuperados e eles voltarão a aparecer na galeria.

Gostou das nossas dicas?

ASSINE AQUI UM DOS PLANOS CLARO E TENHA TODAS AS VANTAGENS DA OPERADORA NO SEU CELULAR!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui