Saber como recuperar contatos do Whatsapp é uma das dúvidas recorrentes entre os usuários do aplicativo. Afinal, assim como todas as máquinas, os smartphones podem sofrer panes, reconfigurar e apresentar problemas.

Desse modo, quem faz uso do Whatsapp diariamente pode se prejudicar caso um, dois ou vários de seus contatos não apareçam no app.

Há casos simples de resolver, recorrendo a artifícios dentro do próprio programa. Mas às vezes deve-se ter cautela para entender como recuperar os contatos do Whatsapp e fazer tudo conforme o aplicativo orienta.

Para te ajudar a recuperar contatos do Whatsapp de forma eficiente e segura, elaboramos este artigo. O que acha de acompanhá-lo do começo ao fim para aprender o passo a passo?

Boa leitura!

Como recuperar contatos excluídos do meu celular?

A priori, é importante dizer que, mesmo que você excluir contatos do Whatsapp – por qualquer motivo que seja -, consegue posteriormente recuperá-los seguindo orientações técnicas.

As formas de fazer isso, a saber, vão ser diferentes de acordo com cada modelo de celular. Ou seja, para smartphones Android é de um jeito e para iPhones é de outro. Desse modo, é essencial procurar como recuperar contatos apagados do Whatsapp especificamente para o seu sistema operacional.

Importante dizer que a exclusão de contatos da agenda no smartphone pode ocorrer intencionalmente ou sem querer pelo próprio usuário.

Mas além disso, há casos em que os celulares apresentam panes no sistema durante uma atualização ou então no ato da sincronização.

Quando recupera-se um celular que foi roubado / furtado também há chances dele ter sido alterado e, assim, precisar da restauração mecânica dos contatos que estavam nele antes do delito.

Recuperação por backup

Uma das maneiras mais conhecidas e, de certa maneira, mais eficientes para recuperar contatos do Whatsapp é por meio do tradicional backup.

Muitas pessoas não sabem, mas o backup não tem somente a função de salvar as conversas e mídias trocadas nos aplicativos usados no celular. Ele também ajuda na hora que precisamos restaurar contatos que excluímos dentro de um determinado período de tempo.

Os celulares que fazem uso do backup do Google, como os Androids, por exemplo, permitem que os usuários obtenham de volta os contatos excluídos até, no máximo, 30 dias antes.

Já no caso dos celulares da Apple, que utilizam o sistema iCloud para backup, há como recuperar contatos do Whatsapp, entre outras informações excluídas recentemente. Vale dizer que em ambos os casos, isso só é possível até a data do próximo backup acontecer.

Portanto, veja em seu aparelho qual a configuração para ocorrer esse salvamento de dados. Normalmente há algumas opções para o usuário escolher e em cada dispositivo existe uma periodicidade.

Função ‘sincronizar contatos’

Você já deve ter recebido uma solicitação para sincronizar contatos em seu celular quando instala um novo aplicativo ou precisa fazer alguma atualização. Esses contatos se referem àqueles salvos no sistema do Google ou do iCloud, citados no tópico anterior.

Essa recuperação de contatos fica sempre disponível para você, junto ao backup próprio de seu smartphone. Desse modo, há um local específico para ir e ativar a sincronização, visando o resgate dos números telefônicos e e-mails que foram excluídos.

A seguir, você poderá entender passo a passo como encontrar essa função em seu celular. Acompanhe.

Como recuperar os contatos do Whatsapp no Android?

Tem um celular Android e precisa ver como recuperar os contatos do Whatsapp? Bom, tudo vai partir das configurações de seu próprio smartphone.

No ícone da engrenagem – em cada aparelho ele se encontra em um lugar -, procure por ‘Conta Google’ e logo após a função ‘sincronizar contatos’, que conforme dissemos, tem em todos os modelos.

Veja como fazer:

  1. Vá em ‘Configurações’;
  2. Em ‘Configurações’ você verá o ícone ‘Contas’ e dentro dele, o ícone ‘Google’ ou então ‘Contas Google’;
  3. Ao clicar, você verá a conta de e-mail do Gmail que você escolheu para utilizar em seu smartphone – é incluída assim que você configura o celular com seus dados;
  4. Nessa mesma página, junto ao e-mail, há a opção ‘Sincronizar contatos’. Veja se ela está ativada ou não;
  5. Ative a sincronização e recupere os contatos;
  6. Aguarde essa atualização acontecer e quando tiver terminado, vá para os contatos de seu smartphone;
  7. Confira com atenção se o número ou e-mail está lá;

Há variações que podem acontecer nesse passo a passo de acordo com o celular que você tem. Mas essas orientações costumam ser válidas para a maioria dos aparelhos.

Leia mais – Como recuperar número da Claro cancelado por falta de recarga?

Importante saber

Assim que você adicionar uma conta do Google em seu smartphone Android, todos os seus contatos serão sincronizados de modo automático. Todos aqueles e-mails e demais dados que você já tem nesse endereço serão ‘puxados’.

Além disso, quando um novo contato for salvo no celular, esse mesmo sistema vai atualizar esse dado, que estará no próximo backup realizado.

A lista sincronizada fica disponível no ícone ‘Contatos’ e pouca gente sabe, mas ela pode ser visualizada também a partir de tablets e computadores quando a conta é acessada.

Em todo caso, você terá acesso a três listas diferentes: ‘Contatos’, mais geral, ‘Contatos Frequentes’, com os números mais utilizados e ‘Outros Contatos’.

Nesta última,  normalmente há contatos que sofreram algum problema no salvamento ou então que faltam algum dado importante. Por exemplo: números de telefone sem nome.

Confira todas as listas para ver se os contatos foram realmente recuperados, prestando atenção se há nomes trocados ou até mesmo a falta deles.

Como recuperar meus contatos do iPhone?

Agora, se você é dono de um celular iPhone, deve voltar suas atenções às dicas de como recuperar contatos do Whatsapp a partir do app iCloud, presente em todos os aparelhos da Apple.

De acordo com especialistas, a busca no iCloud consiste na única maneira de recuperar contatos do Whatsapp que foram excluídos para quem usa celulares da marca de Steve Jobs.

Quer saber como essa configuração funciona? Então veja o passo a passo a seguir.

  1. Em seu celular iPhone procure o ícone ‘Ajustes’;
  2. Logo após, clique em ‘Avançado’;
  3. Nessa nova página, haverá a opção ‘Restaurar Contatos’;
  4. Por fim, defina qual a versão de backup que deseja e clique em ‘Restaurar’.

Alguns usuários dizem que essa restauração pelo iCloud pode não funcionar em alguns casos.

Se isso acontecer, eles informam que é possível uma nova tentativa ao conectar o aparelho no computador, fazendo posteriormente uma restauração do aplicativo iTunes.

Nessa ação, todos os dados salvos no iTunes serão baixados. Em contrapartida, fazer isso vai remover tudo o que há em seu iPhone e substituir por aqueles armazenados no iTunes. Desse modo, deve-se ter ciência disso ao escolher essa forma de restauração.

A forma mais segura para recuperar contatos no iPhone continua sendo pelo iCloud, sem dúvida.

Como recuperar contatos excluídos do meu celular Claro?

Por fim, elaboramos um tópico especialmente para clientes Claro que precisam saber como recuperar contatos apagados do Whatsapp. Muitos se perguntam se há uma maneira peculiar de fazer isso no celular com chip da operadora.

A resposta é sim, tem como recuperar contatos que foram excluídos do Whatsapp em seu celular Claro.

Se já quer fazer isso, busque em seu aparelho pelo aplicativo chamado ‘Claro Chip‘. Em alguns modelos, esse app pode ter o nome de ‘SIM toolkit’.

Achou? Clique no app e siga os seguintes passos para conseguir ter de volta os contatos que perdeu:

  1. No app ‘Claro Chip’ clique na opção ‘Claro Contatos’;
  2. Logo após, clique na opção ‘Sincronizar’;
  3. Assim que escolher essa função, o aplicativo pedirá que você assine serviço para que ele possa recuperar os números excluídos;
  4. A partir daí você deverá envie a palavra ‘RESGATAR’ para LA35473 em seu app de SMS.
  5. Depois siga as orientações que chegarem em seu aparelho.

E então, nosso artigo conseguiu te explicar bem como recuperar contatos do Whatsapp?

Ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Não se esqueça também de compartilhar este conteúdo com quem precisa saber disso e de voltar ao blog Claro Combo Mais para conferir outros materiais. Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui