Não há dúvidas que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil. A plataforma virou um grande canal de comunicação tanto para a vida pessoal como profissional. Por isso, proteger os dados armazenados é fundamental. Você sabe como recuperar backup do WhatsApp?

O aplicativo possui configurações para ativar ou desativar o backup automático e ainda permite sincronizá-lo com os principais serviços em nuvem do Google e Apple. Esse recurso pode ser de muito valor para recuperar conversas e arquivos perdidos ou apagados.

Se você ainda não entendeu como é essa funcionalidade do app e quer manter os seus dados armazenados com segurança, chegou ao post certo. Vamos mostrar tudo o que é necessário para recuperar um backup do WhatsApp de duas maneiras muito simples.

Plataformas como o app de mensagem precisam de uma internet de qualidade para funcionar de maneira completa e eficaz. Sabia que na Claro você encontra a banda larga e o 4.5G mais rápido do país?

CONTRATE AQUI UM DOS MELHORES PLANOS CLARO E COMPROVE!

Leia também: Videoconferência no Whatsapp – conectado com sua família

Como funciona o backup do WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no mundo inteiro com bilhões de usuários trocando uma infinidade de informações diariamente. Entender como funciona o backup do app é importante para saber recuperá-lo quando necessário.

Uma pesquisa realizada pelo site Mobile Time em parceria com a empresa Opinion Box revelou que quase 55% dos brasileiros afirmam que WhatsApp é o app que mais utilizam no dia a dia.

Também é na plataforma que os usuários de smartphones passam mais tempo. O estudo mostrou que cerca de 30% do tempo de uso de internet no celular é gasto nas conversas pelo app.

Tudo isso gera uma grande quantidade de dados que eventualmente precisam ser apagados para liberar espaço na memória do aparelho. Nessas limpezas pode acontecer de você deletar algo importante e se arrepender.

A melhor solução para não ter esse tipo de inconveniente é manter sempre um backup do conteúdo do seu WhatsApp. Existem duas maneiras de armazenas as informações do seu app.

O backup pode ser feito automaticamente nos serviços de armazenamento em nuvem como o Google Drive, iCloud ou One Drive, mas também há um backup local de segurança. Vamos falar sobre cada um deles.

Veja mais: Como funciona o Telegram? Confira todos os detalhes sobre o app!

Backup local do WhatsApp

O backup local do aplicativo é feito de forma automática como um mecanismo de segurança. Porém, ele armazena apenas as mensagens dos últimos sete dias.

O processo de armazenamento local acontece todos os dias e é atualizado com os dados da última semana. Segundo o próprio desenvolvedor informa em seu site, ele acontece às 2h da madrugada e cria uma pasta de arquivo dentro do próprio aparelho.

Backup na nuvem

Caso você queira armazenar as suas conversas e arquivos do WhatsApp de forma mais garantida e segura, a plataforma também oferece a opção de criar um backup em um serviço de armazenamento em nuvem.

Você pode escolher fazer este procedimento de forma manual sempre que achar necessário ou habilitar o processo automático. Em ambos casos será necessário vincular o seu aplicativo a uma conta do Google Drive, Apple iCloud ou Microsoft OneDrive.

Diferente do backup local que guarda os dados dos últimos 7 dias em um arquivo da memória interna do aparelho, o backup na nuvem é capaz de armazenar informação ilimitada, desde que haja espaço disponível no drive escolhido.

Como recuperar backup do WhatsApp?

Por que falamos tudo isso antes de chegar ao ponto principal deste post? Porque para saber como recuperar backup do WhatsApp você primeiro precisará identificar qual é o tipo de backup que vem sendo feito no seu app.

Caso você utilize o backup na nuvem será necessário seguir determinados passos para restaurar as informações armazenadas a partir do sistema de nuvem.

Por outro lado, se você não costuma manter um backup desse tipo, a única saída será buscar suas conversas e arquivos no backup local. Lembre-se que neste caso você encontrará dados dos últimos 7 dias.

Entretanto, ainda é possível recuperar um backup local menos recente com a ajuda de aplicativos que possuem a funcionalidade de gerenciar arquivos. Tudo isso veremos em seguida.

Leia ainda: Como recuperar fotos apagadas do celular? Veja 3 maneiras!

Com recuperar dados do app armazenados na nuvem

Considerando que você tenha escolhido armazenar as conversas e arquivos do seu aplicativo de mensagens na nuvem, veremos como recuperar backup do WhatsApp através desses serviços.

Leve em consideração que os passos podem mudar de acordo com o serviço escolhido, porém o caminho é bastante parecido. Você não deve ter dificuldades para encontrar os arquivos.

Passos para a restauração

O primeiro que você deve fazer para começar a recuperação é desinstalar e instalar novamente o WhatsApp no seu aparelho.

Volte a abrir o app depois de finalizar a instalação e então será necessário confirmar o seu número de telefone. É essencial que o nesta etapa o número seja o mesmo cadastrado anteriormente no backup.

Após a confirmação do número o sistema perguntará se você deseja restaurar um backup existente. Responda afirmativamente e entre com os dados da sua conta do drive em que estão armazenados os arquivos.

Pronto! Dependendo do tamanho do backup a restauração poderá levar alguns minutos e ao final suas conversas aparecerão na tela inicial do app.

Como recuperar backup local do WhatsApp

Como já mencionamos o backup local do WhatsApp é feito automaticamente pelo próprio sistema como forma de proteger as informações da sua conta.

Sendo assim, este é o arquivo utilizado pela plataforma quando não há um backup feito por você, de forma manual ou com configuração automática, em outro drive.

Para ter acesso ao último backup local realizado você deve seguir os mesmos passos descritos anteriormente. Desinstalar e voltar a instalar o app no aparelho.

Entretanto, desta vez ao visualizar a pergunta inicial sobre a restauração de um backup em nuvem você deverá responder de maneira negativa e esperar que o sistema recupere o armazenamento local que está no arquivo do seu aparelho.

Confira também: Procurando internet boa e barata com wifi? Veja os melhores planos!

Restaurar um backup local mais antigo

Muitas pessoas que não mantém o armazenamento dos arquivos do WhatsApp na nuvem acabam se preocupando quando precisam recuperar conversas que foram apagados há mais de 7 dias.

Se você já passou ou está passando por esta situação, fique tranquilo porque ainda há uma última possibilidade de encontrar estes arquivos. O próprio WhatsApp indica como recuperar um backup local mais antigo.

Para isso, será necessário utilizar um aplicativo externo gerenciador de arquivos. Devido às restrições do sistema operacional iOS, esta tarefa pode ser mais complicada no iPhone, mas em celulares Android é bastante simples.

Recuperar backup local com um app gerenciador de arquivos

Para explicar este tipo de recuperação seguiremos as recomendações da página de dúvidas e suporte do WhatsApp.

Depois de escolher e instalar um app gerenciador de arquivos no seu aparelho, abra a pasta “sdcard/WhatsApp/Databases”. Esta opção é válida para arquivos armazenados no cartão SD, se esse não for o seu caso escolha a pasta de memória interne ou principal.

Dentro da pasta selecionada você deverá renomear o arquivo de backup local que aparecerá com a data do armazenamento. Troque o nome por “msgstore.db.crypt”. Caso a palavra “crypt” tenha algum número no final, mantenha este dado na edição.

Ao finalizar esta parte será necessário desinstalar e instalar o app novamente. Quando solicitado escolha a opção de restaurar backup local e o sistema começará a resgatar a pasta que você renomeou.

Para realizar todos esses procedimentos com tranquilidade e manter os seus backups sempre atualizados é fundamental estar conectado à internet.

Na Claro você encontra os melhores planos com WhatsApp e outros apps ilimitados e inúmeras vantagens.

ASSINE AQUI UM DOS COMBOS CLARO E FAÇA PARTE DESSE MUNDO DE POSSIBILIDADES!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui