Como mudar a senha do WI-FI? Esse é um processo que você precisa saber fazer para resolver aquelas situações em que você esqueceu a sua senha, comprou um roteador novo e precisa configurar. Ou ainda desconfia decque alguém está usando o seu sinal de internet sem sua autorização.

As redes de internet sem fio ou WI-FI funcionam com base na transmissão de ondas de rádio. Um sinal é recebido pelo modem, do tipo receptor, de uma fonte externa e transmitido para um roteador compatível. São estes os recursos tecnológicos que permitem ter acesso à internet e se manter atualizado sobre as principais notícias e acontecimentos do mundo.

Quer aprender a mudar a senha do WI-FI ? Continue a leitura e saiba fazer isso usando seu computador ou celular do tipo smartphone.

Leia também: Claro WiFi: conheça as vantagens de contratar o serviço

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Como mudar a senha do WI-FI usando o seu computador

Para realizar a troca da senha do WI-FI você precisa configurar o seu roteador. Vamos mostrar um passo a passo geral de como isso pode ser feito. Saiba que podem existir algumas diferenças entre as diversas marcas e modelos de roteador. Mas o processo geral é basicamente o mesmo.

Descobrir o IP do seu roteador

O IP é como se fosse o CPF do seu dispositivo, ou seja, uma sequência de números que permite identificar o dispositivo. Cada aparelho que você usa em sua casa para acessar a internet tem um IP.

Existem dois tipos de IP: o externo e o interno. O IP externo é o que permite identificar um dispositivo que está conectado a internet, esse número muda para cada rede disponível e dispositivo.

Já o IP interno é um número que permite identificar especificamente um dispositivo, ele não muda. Ou seja, o IP interno do seu roteador será o mesmo enquanto ele funcionar. E é essa sequência numérica que precisamos identificar para trocar a senha.

Você pode dar uma olhada no seu equipamento, é possível que este número esteja em alguma etiqueta colada nele. Mas se não estiver, siga os passos a seguir.

Passo a passo para o sistema operacional Windows:

  1. Localize, ao lado do relógio, o ícone de Rede;
  2. Clique com o botão direito no ícone e escolha a opção para “Abrir as configurações de Rede e Internet”;
  3. Na nova janela aberta selecione a opção “Alterar opções de adaptador”;
  4. Localize a rede que você utiliza para se conectar à internet e com o botão direito clique;
  5. Escolha a opção “Status”;
  6. Uma nova janela abrirá, clique em “Detalhes”;
  7. Mais uma janela será aberta. Localize o item “Endereço IPv4”.
  8. E pronto, agora você sabe o endereço de IP do seu roteador.

Leia mais: Pacote de internet residencial: como escolher o ideal?

Como fazer no MAC OS X

  1. Procure pelas “Preferências de Sistema” no meu dispositivo da Apple;
  2. Abra e localize a seção “Internet e WI-FI”;
  3. Selecione as preferências de “Rede”;
  4. Localize a rede em que você está conectado e clique em “Avançado”;
  5. Escolha a opção TCP/IP;
  6. Procure por “Router” ou “Roteador”;
  7. O número que aparece ao lado é o endereço de IP do seu roteador.

Acessar as configurações do seu roteador

Agora que você já sabe o IP Interno do seu roteador  é preciso acessar as configurações do equipamento.

Siga o passo a passo:

  1. Abra o navegador de internet que está instalado no seu computador. Pode ser o Mozilla Firefox, o Opera, Microsoft Edge, Internet Explorer ou o Google Chrome.
  2. Digite o número de IP do seu roteador na barra de endereços do navegador e aperte a tecla “Enter” no seu teclado.
  3. Você deve estar visualizando uma tela de login. Há um campo para preencher o nome do usuário e outro campo para uma senha. O primeiro campo você deve preencher com a palavra admin. Repita esta palavra no campo da senha, seguindo as configurações padrões do equipamento.
  4. Se o passo anterior não funcionar você vai precisar do manual do seu roteador. Caso “admin” não sejam o usuário e senha padrão você os encontrará no manual. Se você tiver mudado o usuário e senha e não se lembre do que cadastrou, precisará resetar o equipamento. Faça isso segurando o botão de liga/desliga por 30 segundos.

Acessou as configurações? Siga para o terceiro passo.

Mudar a senha do WI-FI

Nestes passos você pode perceber algumas diferenças dependendo do modelo e marca do seu equipamento. Ou seja, você pode notar algumas especificidades entre o passo a passo apresentado e como você precisa fazer, mas são apenas detalhes.

  1. Procure por uma aba ou menu identificado como “Wireless” ou “WI-FI”;
  2. Caso estejam disponíveis mais opções selecione a que está associada à segurança;
  3. Agora você deve estar visualizando os campos de nome e senha da sua rede WI-FI;
  4. O campo “Nome da Rede”, “SSID” ou “Network Name” é o nome da sua rede. É neste campo que você deve digitar o nome escolhido por você;
  5. O campo “Senha” ou “Password” é onde você deve digitar a sua nova senha. Lembre-se que ela deve ser uma senha segura e fácil de ser lembrada por você;
  6. Fez as alterações que precisava? Clique em “salvar” ou “aplicar” e pronto! Alterações concluídas.

Leia mais: Teste de velocidade de internet: as melhores ferramentas

Como mudar a senha do WI-FI usando o seu celular

Para realizar o processo de troca de senha do WI-FI usando o seu celular há diferenças dependendo da marca e modelo do seu roteador.

O seu roteador é da marca D-Link? Você pode realizar o mesmo processo descrito para computador no navegador do celular. Descubra o endereço de IP do seu roteador e siga os passos citados no tópico anterior.

Antes de realizar o processo para descobrir qual o IP do seu roteador você pode testar dois endereços que são usados com frequência: 192.168.1.1 ou 192.168.0.1.

Se você tiver um roteador da marca TP-Link precisa fazer o download de um aplicativo exclusivo. O aplicativo, Tether, está disponível para smartphones  com os sistemas operacionais Android e iOS. Baixou o aplicativo? Ele vai te mostrar o caminho para mudar a senha do WI-FI.

CONFIRA OS COMBOS DA CLARO PARA VOCÊ  E COM OFERTAS PERFEITAS

Sou cliente Claro: como mudo minha senha do WI-FI?

Você já é cliente Claro? Então já tem acesso à internet sem fio (WI-FI) de qualidade e com boa velocidade. O WI-FI da Claro permite conectar quantos dispositivos móveis, computadores ou assistentes pessoais forem necessários à rede sem fio da sua internet banda larga ou 4G.

A conexão do tipo WI-FI é a mais utilizada, atualmente, pelos clientes das grandes empresas de telecomunicações. Por isso a internet da Claro oferece, com o plano de internet, o serviço de WI-FI.

Sendo cliente Claro você deve seguir o seguinte passo a passo para mudar a sua senha do WI-FI:

  1. Baixar o aplicativo “Minha Claro residencial” ou acessar o site;
  2. Certifique-se de que você já está cadastrado e que lembra do seu usuário e senha. Caso não esteja castrado crie seu usuário e senha acessando o “Minha Claro residencial“;
  3. Preencha os campos para login informando corretamente o seu nome de usuário e senha;
  4. Selecione o serviço “Senha WI-FI Casa”. Nele você pode consultar ou alterar a senha, nome da rede e enviar estas informações para o seu e-mail.

Conseguiu trocar a senha do seu WI-FI? Espero que este texto tenha te ajudado. Se você sabe de alguém que está com dificuldades para trocar a senha compartilhe.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS COMBOS DA CLARO E GARANTA WI-FI PARA A SUA CASA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui