Você sabe como limpar o celular sem danificar o aparelho? Os smartphones estão incorporados na nossa rotina de uma maneira tão natural que muitas vezes não percebemos o quanto esse objeto pode acabar expondo a nossa saúde a microrganismos.

A propagação do Coronavírus pelo mundo, que virou uma pandemia global, acendeu um alerta quanto à importância de higienizar as mãos e os objetivos com os quais temos contato frequente.

Neste contexto, os dispositivos móveis viraram um capítulo à parte. Afinal, grande parte da população mundial tem o hábito de carregar o celular nas mãos por todos os lugares.

Se quer saber a maneira mais adequada de limpar o aparelho sem colocar o seu funcionamento em risco continue lendo este artigo. Também vamos dar algumas dicas para evitar expôr a sua saúde durante o contato com o dispositivo.

CONTRATE AQUI UM DOS COMBOS CLARO E NAVEGUE NO SEU CELULAR COM A MELHOR TECNOLOGIA 4G DO PAÍS!

É importante saber como limpar o celular

Por que em meio uma emergência sanitária mundial, quando o Coronavírus fez milhares de vítimas fatais, os smartphones entraram na lista dos assuntos mais abordados?

A resposta poderia ser pela importância desses aparelhos na comunicação em um contexto de isolamento social. No entanto, os dispositivos viraram pauta importante por estarem todo o tempo nas nossas mãos e, por isso, serem um potencial foco de disseminação do vírus.

Sendo assim, tão importante quanto higienizar as mãos é saber como limpar o celular para não correr riscos de contaminação por microrganismos, como o vírus do Covid-19, protagonista da grande pandemia de 2020.

Os smartphones estão por todos os lugares

Um relatório da empresa de inteligência GSMA, divulgado no final de 2019, apontou que pelo menos 5,1 bilhões de pessoas no mundo possuem um smartphone. Este número representa aproximadamente 67% da população atual do planeta.

Com novos mercados em ascensão, principalmente na Ásia e África, projeções da empresa preveem que em cinco anos esse percentual deve ultrapassar os 70%. Em 2019, o setor movimentou cerca de US$ 3,9 trilhões no mundo todo.

De acordo com dados oficiais da Agência Brasil, no país o número de celulares ativos ultrapassa os 200 milhões. De forma simplista, isso representaria praticamente um celular para cada habitante, já que a população atual, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), é de quase 210 milhões.

Higienizar os aparelhos ajuda na prevenção de doenças

Esses números ajudam a ter uma dimensão do que esses aparelhos representam nas nossas vidas. Atualmente, muitas das nossas tarefas rotineiras são feitas com o celular e passamos grande parte do dia com o dispositivo nas mãos.

E as mãos são justamente o grande foco na prevenção de doenças provocadas por microrganismos, como o Coronavírus. Uma higienização correta pode realmente evitar que aumente a contaminação e proteger a nossa saúde de diversas doenças.

Como limpar o celular sem danificar o aparelho

Que os smartphones acumulam bactérias, fungos e vírus não é nenhuma novidade. A pandemia do Coronavírus apenas exaltou ainda mais a necessidade de saber como limpar o celular adequadamente. Isso quer dizer, eliminando todos os riscos de contaminação e sem danificar o aparelho.

Com o aumento da preocupação dos usuários quanto a esse tema, nas primeiras semanas da pandemia as maiores empresas de tecnologia publicaram posicionamentos oficiais.

Algumas marcas como Apple, Motorola e Samsung divulgaram indicações de como higienizar os aparelhos de maneira correta. Também houve um aumento de consultas por parte dos usuários a técnicos especializados.

Veja ainda: Veja 4 formas eficientes de liberar espaço no celular

Recomendações de higiene

Com o assunto no foco das discussões, médicos infectologistas confirmaram que os celulares tem um alto potencial de disseminação de vírus e bactérias. Assim como qualquer objeto que seja tocado por pessoas infectadas.

Imagine que você saiu de casa, apertou os botões do elevador, abriu a porta tocando a maçaneta do edifício e em seguida agarrou o celular. Se alguma das superfícies que você teve contato antes estava contaminada, automaticamente o aparelho também estará.

No que diz respeito a higienização das mãos e da maioria das superfícies, está claro que água, sabão e álcool são eficientes e altamente recomendados. Entretanto, os smartphones podem ser danificados com esses produtos.

Como limpar celulares com telas sensíveis e alta tecnologia

Saber como limpar o celular adequadamente está relacionado, principalmente, ao cuidado com o display. As telas touchscreen feitas de vidro ou qualquer outro material contam com altas tecnologias que garantem o seu funcionamento.

Utilizar algumas substâncias na tela sensível ao toque irá danificar essas tecnologias comprometendo o uso do display. Sendo assim, álcool comum, sabão, água sanitária e outros produtos químicos não são indicados para realizar a limpeza do aparelho.

Lenços específicos para higienizar o display não são eficientes

No mercado é possível encontrar com facilidade lenços específicos para a limpeza da tela de celulares e outros aparelhos eletrônicos. Porém, esse recurso não tem propriedades eficientes par destruir vírus e outros microrganismos.

Produto mais indicado para limpar o celular com segurança

Um único produto é indicado pelas marcas de tecnologia quando o assunto é como limpar o celular de maneira adequada. É o álcool isopropílico 70%, encontrado em lojas especializadas em eletrônicos.

Este tipo de álcool é amplamente utilizado por técnicos da área por ser o único produto com garantia de não causar danos na higienização deste tipo de aparelho.

Isso porque, segundo o Conselho Federal de Química, a sua composição não causa a oxidação das peças e não interfere nas tecnologias de touchscreen. No entanto, é importante usá-lo adequadamente, conforme orientações.

Leia também: O que significa Internet das Coisas e como ela pode revolucionar sua vida

Método correto de como limpar o celular com álcool isopropílico

Para proteger o seu celular de possíveis danos durante o processo de higienização, não basta apenas utilizar o produto adequado. Embora a escolha pelo álcool isopropílico 70% seja fundamental.

Veja passo a passo como limpar o celular com segurança:

  • Deligue o aparelho – estar com o celular desligado e desconectar qualquer cabo e acessório é o primeiro passo para higienizá-lo adequadamente.
  • Utilize o produto adequado – como citado anteriormente, opte pelo álcool isopropílico 70%.
  • Não aplique o produto diretamente no aparelho – o álcool deve ser colocado em um pano e não em contato direto com o smartphone.
  • Não utilize qualquer pano – escolher o tecido ideal para aplicar o álcool que será utilizado na limpeza é o segundo passo mais importante. Escolha um pano somente para isso, que esteja limpo, seja macio e não solte fiapos. A maioria das marcas recomenda que seja de microfibra, como aqueles utilizados em lentes de câmeras fotográficas.
  • Ainda que esteja utilizando o produto correto, não borrife o espalhe nenhum líquido sobre o celular. Também evite o contato do álcool com os conectores de fone de ouvido e energia.
  • Por fim, não esqueça de limpar a capinha do celular. Diferente do aparelho eletrônico, o acessório por ser higienizado com água e sabão ou álcool comum. Não esqueça de deixar secar apropriadamente antes de colocar de volto no celular.

Todas essas etapas devem ser seguidas sempre que você achar necessário. Ou seja, a todo momento que o seu celular possa ter sido exposto à contaminação por microrganismos. Tenha os produtos à mão e coloque o método na sua rotina de higiene para facilitar o processo.

Quer navegar na internet pelo celular com a melhor internet 4G do país? Na Claro você encontra uma diversidade de planos que cabem no seu bolso.

ASSINE AQUI UM DOS COMBOS CLARO E COMPROVE!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui