É difícil encontrar alguém que nunca tenha recebido uma chamada de telefone restrita. Esse tipo de coisa acontece com cada vez mais frequência. De maneira geral, essas ligações costumam vir de empresas que têm algum interesse comercial. O que muita gente não sabe é que também pode fazer esse tipo de ligação. Quer saber como ligar restrito da Claro? Então continue lendo esse artigo!

Se além de restringir, também é possível em gravar suas ligações, por exemplo. Entenda agora como ligar restrito da Claro de forma fácil.

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Como saber meu número de celular Claro? Confira!

Privacidade

Muito antes da chegada da era da internet, a privacidade já era considerada um direito. Uma das ocasiões mais famosas em que o direito à privacidade é mencionado é na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia, a seguir, o que diz o artigo 12.

Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, família, lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Toda Pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

Nenhuma lei trata diretamente sobre a possibilidade de fazer chamadas de maneira restritas. Mesmo assim, esse é mais um jeito que você, cliente da Claro, tem para exercer a sua privacidade.

Motivação

A motivação principal para se fazer uma ligação restrita é uma só: ocultar o número de quem está ligando. Mas o que faz cada um querer ocultar o seu número pode ser bem diferente.

Muitas empresas costumam fazer ligações no modo restrito. Para elas, o importante é que a pessoa que receber a ligação não saiba quem está realizando a chamada.

Normalmente empresas que fazem isso costumam ser do ramo do telemarketing. Empresas do setor financeiro, principalmente ligadas a cobrança, também costumam fazer isso. Assim, tentam impedir que um devedor perca a ligação.

Qualquer pessoa pode querer fazer ligações desse tipo. Nesses casos, são pessoas que normalmente não estão tendo suas ligações atendidas do jeito convencional. Podem existir diversos motivos para isso, por exemplo:

  • Cobrar um dívida;
  • Demandar uma resposta importante sobre algo que precisa ser resolvido o mais rápido possível;
  • Falar com uma pessoa com quem já se teve um relacionamento;
  • Entrar em contato com alguém com quem estamos em conflito;
  • Cobrar a resposta de um prestador de serviço que não cumpriu com um combinado;
  • Fazer uma surpresa para alguém com quem não falamos há muito tempo.

Cuidado com os bloqueios

Apesar de ter muita utilidade, as chamadas restritas podem fazer com que você não tenha sucesso na tentativa de comunicação.

Isso pode acontecer porque existem opções para bloquear as chamadas de número restrito. Ou seja, algumas pessoas simplesmente não recebem nenhuma ligação de número restrito. Nunca mesmo.

Como a ligação não chega a completar, quem tem essa configuração nem fica sabendo que teve uma chamada perdida.

Como aparece para os outros?

Alguns usuários se preocupam com o jeito como a sua ligação vai aparecer para as outras pessoas. Naturalmente, seu número não irá aparecer. Mas afinal, o que aparece?

Não é possível afirmar a mensagem exata que a pessoa vai receber. Mas certamente será alguma no estilo das que você provavelmente também já recebeu.

As mensagens costumam variar entre as seguintes alternativas:

  • Desconhecido;
  • Restrito;
  • Privado;
  • Número Privado;
  • Bloqueado;
  • Número não identificado;
  • Nenhum identificador de chamadas.

Leia também: Como descobrir o PIN do celular: passo a passo

Como faz pra ligar restrito?

Por incrível que pareça, existem quatro maneiras diferentes de fazer uma ligação no modo restrito. Acompanhe a seguir e escolha o seu jeito preferido.

Como ligar restrito da Claro? – aplicativo

O método exclusivo dos clientes da Claro para fazer ligações restritas é pelo aplicativo Minha Claro. Pelo app, é possível mudar seu número para o modo privado. O nome dessa opção é “Sigilo de Chamadas”.

Para conseguir ativar o modo sigiloso pelo app, basta acompanhar os seguintes passos:

  • Certifique-se de que você tem o aplicativo Minha Claro baixado e instalado no seu telefone celular;
  • Abra o aplicativo;
  • Procure a opção “Serviços”;
  • Depois, procure a opção “Sigilo de Chamadas”.

Pronto! Como sempre, o aplicativo Minha Claro facilita muito a sua vida.

Como ligar restrito da Claro? – digitando o número

Outra alternativa para fazer ligações restritas é mudar o jeito de digitar o número. Para uma ligação ser restrita, é necessário adicionar o código “#31#” (sem as aspas) antes do número. Agora vamos dar alguns exemplos desse tipo de chamada.

Ligação local

Para fazer uma ligação local, digite: #31# 999999999. O número é apenas um exemplo.

Ligação para outros estados

Para fazer ligações para outro estado, o código #31# vem antes dos códigos da operadora e do DDD também. Por exemplo: #31# 02121 999999999. Nesse exemplo, usamos o código 21 da Claro e o DDD 21 do Rio de Janeiro.

Ligação a cobrar

Para fazer uma ligação local a cobrar não identificada? Também é possível. Digite: #31# 9090 999999999.

Importante: Para fazer ligações dessa maneira, o número precisa ser digitado todas as vezes dessa maneira. Se você tem um contato para o qual deseja fazer muitas ligações não identificadas, altere os dados dele. Você pode economizar tempo se o código #31# já estiver na agenda como parte do número do contato.

Como ligar restrito da Claro? – pelas configurações do telefone

As configurações para fazer ligações restrita também podem ser feitas pelo próprio aparelho de telefone celular.

Mas atenção: depois de modificar essas configurações, todas as suas ligações passarão a ser privadas. Até é possível alterar e voltar a fazer ligações do jeito convencional novamente. Mas para isso será necessário mudar as configurações outra vez.

Essas configurações podem ser alteradas tanto por usuários de telefones do sistema Android quanto por usuários do sistema iOS.

Em celular com sistema Android

Você tem um telefone celular com sistema Android e quer fazer ligações privadas? Então acompanhe atentamente as etapas da nossa lista a seguir:

  • Pegue o telefone do qual você quer fazer ligações privadas;
  • Vá até o aplicativo de Telefone, de onde você faz as ligações;
  • Clique no botão para abrir o menu – ele fica localizado no canto superior direito da tela;
  • Depois, vá em “Configurações”;
  • Clique em “Configurações de Chamadas”;
  • Selecione “Configurações adicionais”;
  • Um novo menu vai abrir. Nele, procure pela opção “ID da Chamada”;
  • Para finalizar, escolha a opção “Ocultar Número”.

Pronto, seu telefone com sistema Android já pode fazer chamadas restritas.

Quando você quiser desfazer essa configuração, basta seguir exatamente o mesmo caminho até a penúltima linha. Quando chegar na última linha, ao invés de “Ocultar Número”, a opção será “Mostrar Número”.

No iPhone (sistema iOS)

Se você tem um telefone da Apple, saiba que também é possível resolver isso pelas configurações. Para fazer ligações restritas de um iPhone, siga os passos da lista:

  • Tenha em mãos o iPhone do qual você pretende realizar as chamadas restritas;
  • Entre na tela de “Ajustes” para ver as configurações;
  • Passe a lista para baixo até encontrar os aplicativos da própria Apple;
  • Selecione a opção “Telefone” para ter acesso às configurações;
  • Escolha a opção “Mostrar Meu Número” para abrir a última tela;
  • Nessa última tela haverá a opção “Mostrar Meu Número”. Ao lado dela, você deverá ver um botão que, por padrão, estará ativo. Clique nesse botão para desativar, fazendo com que ele deixe de ser verde e passe a ficar cinza.

Pronto, dessa forma seu iPhone fará ligações sem identificação.

Se você quiser reverter essa opção, basta seguir os mesmos passos até o final. A diferença fica por conta da última etapa, onde você precisará mudar o botão de volta de cinza para verde.

Se você recebe muitas chamadas de números privados, pode querer aprender a bloquear esses números. Nesse caso, leia nosso artigo: Entenda como bloquear chamadas de número privado.

Entendeu como ligar restrito?

Esperamos que você tenha aprendido as diferentes formas de fazer ligações restritas. Se você conhece alguém que poderia gostar de aprender a fazer ligações assim, compartilhe esse artigo!

E para seguir recebendo dicas e informações sobre telefonia e o universo de telecomunicações, continue acompanhando o nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui