A popularização dos mensageiros fez com que a forma de nos comunicarmos fosse alterada. Atualmente mais de 99% dos dispositivos compatíveis contam com alguma aplicação desse tipo. O mais famoso deles é indiscutivelmente o WhatsApp, porém há outros que vêm ganhando cada vez mais espaço. Por isso, saiba como funciona o Telegram e descubra as suas particularidades.

Apesar de envolto em mistérios, sobretudo por conta dos escândalos da política nos quais teve seu nome associado, o aplicativo situado em Dubai mas fundado por dois russos tem fortes apelos por segurança digital. Tanto que seu código-fonte virou motivo de discussão na Rússia, fazendo-o inclusive ser bloqueado por dois anos no país.

Apesar de o usuário comum privilegiar outros aplicativos do gênero, o potencial do Telegram para a divulgação de conteúdo em massa é muito superior ao de seus concorrentes. Por isso, grandes veículos de comunicação e empresas que concorrem no mercado têm dado preferência a ele, por conta de suas funcionalidades.

Quando o assunto é o alcance de um público, os grupos do WhatsApp, por exemplo, permitem que 256 membros desfrutem do mesmo “espaço virtual”. Os grupos do Telegram, por outro lado, permitem até 200 mil membros. Isso sem contar os canais de transmissão. Unilaterais, somente para divulgação unidirecional de conteúdo, seu número de participantes é ilimitado.

Esse alcance em larga escala foi o que o transformou em um ferramenta ótima quando o assunto é marketing digital 4.0. Extremamente adaptado para os dispositivos móveis, ou mobile marketing, o mensageiro em questão proporciona relações aceleradas, compatíveis com tudo o que a modernidade solicita.

Quer descobrir como funciona o Telegram e entender se essa rede social não conta com recursos ideias para sua comunicação? Então, você veio ao lugar certo!

CONTRATE AGORA MESMO OS MELHORES PLANOS CLARO! 

Leia também: Planos da Claro: qual o melhor para redes sociais?

O que é o Telegram

O Telegram é uma mensageiro como qualquer outro. Com ele, é possível enviar e receber mensagens diretamente a um usuário ou contato ou a uma lista de contatos previamente selecionados. E, assim como seus concorrentes, ele também é gratuito.

O aplicativo, em termos gerais, conta com uma interface simples e intuitiva, sendo que sua navegação é idêntica à dos seus concorrentes. Há uma lista de mensagens já abertas, busca por contatos, grupos, listas, etc.

Atualmente, ele já conta com mais de 400 milhões de usuários ao redor do mundo, sendo um dos mais populares do gênero. Isso acontece, pelo menos em boa parte, por conta da possibilidade de personalização que o app promove. E, claro, por conta no seu grande potencial para alcance de usuários, conforme já antecipamos.

Apesar de ele ter vários destaques, o principal deles fica por conta do seu armazenamento em nuvem. Ou seja, as mensagens trocadas via aplicativo não ficam salvas no aparelho, mas no servidor do próprio app russo (atualmente situado nos Emirados Árabes). O primeiro reflexo direto desse comportamento é que ele consome menos memória de armazenamento do seu dispositivo.

Porém, há outro bem interessante: suponhamos que você queira compartilhar com seus contatos um arquivo pesado, tal como um PDF cheio de imagens, um catálogo, por exemplo. Nesse caso, o movimento mais comum seria enviar o arquivo para o servidor e depois, desde aí, ele ser enviado ao seu contato.

Porém, como os arquivos aqui ficam salvos numa nuvem, ele é repassado em menor tempo, pois está eliminado um desses trajetos.

Isso faz com que o Telegram seja um mensageiro mais eficiente do que seus concorrentes. E é justamente por isso que veículos de comunicação, listas de transmissão e empresas com divulgação de material têm privilegiado esse aplicativo.

Como funciona o Telegram

Se você quer saber como funciona o Telegram, a resposta é muito simples. Inicialmente, ele funciona como qualquer outro mensageiro. Basta baixá-lo na sua loja de aplicativos, instalá-lo no seu celular e realizar as configurações iniciais.

Download: Android | iOS

Para criar a sua conta, o app fará uma verificação por meio do seu número de telefone. Por isso, ele só pode ser iniciado num dispositivo móvel que contenha uma linha de celular ativa. Depois, você até pode usar a versão web, recebendo um código no próprio aplicativo.

como funciona o telegram

Na sequência, você contará com uma interface simples, a qual apresentará suas mensagens e um buscador. Neste, é possível encontrar tanto mensagens quanto usuários.

Além das funções mais objetivas, há o painel de Configurações do aplicativo. Assim, é possível configurar salvamentos, armazenamento, privacidade, conversas, aparência e muito mais.

Como funciona o Telegram no computador

Visando a facilitar a vida de quem prefere usar o computador para manter suas conversas em dia, o Telegram também permite que o usuário faça uso de versões web e desktop.

  • Telegram Web

Para usar o Telegram Web, basta que você acesse a página do serviço no seu navegador e insira os dados da sua linha de telefone. Depois, você receberá no seu aplicativo (no dispositivo móvel, em forma de mensagem) um código, o qual deverá ser inserido para que o mensageiro seja iniciado.

  • Telegram Desktop

Para usar a versão Telegram Desktop, é preciso que você baixe o software na página de download do serviço, instale o cliente na sua máquina e depois realize o pareamento com seu dispositivo móvel.

Nesse caso, é preciso escanear o QR Code que o programa apresenta no seu app, no seguinte caminho: Configurações > Dispositivos > Escanear Código QR.

Principais recursos do Telegram

Como já seria de se esperar, o Telegram conta com basicamente as mesmas funcionalidades de seus concorrentes quando o assunto são mensagens. Porém, alguns destaques facilitam a vida de usuários que buscam por soluções mais adaptadas para uma determinada situação.

Nesse sentido, se você pretende otimizar a distribuição de conteúdo em larga escala, tanto pessoal quanto profissionalmente, então vale a pena conhecer alguns dos recursos presentes no app.

Grupos do Telegram

Os grupos do Telegram têm até 200 mil membros, um número que se destaca quando avaliado o seu principal concorrente, o WhatsApp, com seus 256 membros permitidos. Com eles, o compartilhamento de conteúdo encontra um potencial de alcance muito maior.

Além disso, é possível ter administradores com menos poderes, dedicados a controlar essa quantidade de usuários. E, claro, tendo tenho vista a personalização que o app promove, é possível controlar, também, a forma de interação neles.

Eles podem ser públicos ou privados, mas tradicionalmente contam com o caráter de privado. Isso dificulta um pouco a sua busca, mas alguns até estão disponíveis no buscador.

Leia mais: 4 aplicativos para gravar chamadas de voz no celular

Canais de transmissão

Os canais de transmissão são unidirecionais. Ou seja, se dedicam a compartilhar conteúdo, sendo que somente os seus administradores o podem fazer. Os usuários membros, por outro lado, encontram os canais somente para ter acesso àquilo por que buscam. Ou seja, desejam receber tais conteúdos.

Esse tipo de ferramenta tem se tornando indispensável quando se tem a intenção de compartilhar informações a um número máximo de destinatários. Isso, pois, vale lembrar, eles não tem limitação no número de participantes.

Estes também podem ser púbicos ou privados. Porém, como sua finalidade primeira é a de compartilhamento, eles tradicionalmente são privados. Assim, podem ser encontrados com facilidade no buscador do app.

Você não precisa buscar por um canal em particular, sendo que pode, também, procurar por um tema. Como eles abundam a plataforma, com certeza você irá encontrar algum que seja adequado para suas pretensões.

Chat secreto

Já pensou se suas conversas mais secretas tivessem um botão de autodestruição? Pois justamente isso que acontece no chat secreto. Você pode ter conversas privadas com até 199 membros em grupos secretos ou individualmente com um usuário e selecionar um “timer”, no estilo bomba-relógio.

De dois segundos a uma semana, esse é o tempo que suas conversas podem ter, basta você escolher.

Ah, e uma opção valorosa desse modo de comunicação é que o usuário é sempre avisado quando um print é tirado da tela. Legal, não?

E aí, vai começar no Telegram?

Agora que você já sabe como funciona o Telegram, vai dizer que seus recursos não o fazem valer a pena? Além de facilitar a comunicação, o app tem como bandeira a segurança digital, o que o torna seguro e confiável. Então, vale a pena ponderá-lo!

ASSINE AQUI UM DOS MELHORES COMBOS DA OPERADORA E COMECE AGORA MESMO A FAZER DO MUNDO CLARO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui