Escolher uma operadora de telefonia móvel nem sempre é uma decisão fácil. Muitas vezes os clientes decidem levando em consideração alguns fatores naquele momento. Mais tarde, quando se deparam com a entrega do serviço como um todo, podem se arrepender. Buscar alguma mudança como fazer portabilidade para Claro, por exemplo, pode resolver o problema em questão.

Nesse você vai saber como fazer portabilidade para Claro. Não apenas detalhes sobre o procedimento, mas também vantagens e benefícios. Em resumo, é um procedimento bastante simples, que pode resolver seu problema e ir além: entregar um serviço muito melhor para você.

Acompanhe até o final!

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: O que é Claro Fibra?

Mas afinal, o que é portabilidade?

A portabilidade é um serviço que garante que você pode manter seu número de telefone mesmo que troque de operadora. É um direito do consumidor garantido por lei. Se você não tem nenhuma restrição contratual (como o infame contrato com fidelidade), você tem o garantido o direito de trocar de operadora.

Uma das vantagens é que para fazer a troca, você nem precisa passar pela operadora da qual vai sair. Não precisa telefonar, convencer um atendente, ter ligações canceladas ou ficar ouvindo uma tentativa de fazer você mudar de ideia. Ao invés disso, você pode apenas ir até um local de atendimento da operadora para a qual você quer migrar. Na sua “casa nova” eles resolvem todos os procedimentos burocráticos por você. É só pedir e esperar.

Como surgiu a portabilidade

O procedimento de portabilidade é previsto desde 2007, quando RGP (Regulamento Geral da Portabilidade) foi aprovado. Depois disso começou um processo gradual de adaptação que no país que durou até março de 2009. De lá pra cá já se passaram mais de 10 anos e muita gente já fez portabilidade.

Números da portabilidade

No total mais de 50 milhões de pessoas já passaram por um processo de portabilidade. Até 2016, com pelo menos 7 anos de existência, o serviço foi usado por pouco mais de 30 milhões de pessoas. Isso significa que nos primeiros anos a média foi de menos de 5 milhões por ano.

Recentemente esse número tem aumentado bastante. Em 2019 pela primeira vez a quantidade de pedidos de portabilidade ultrapassou a marca de 10 milhões. Esse aumento repentino pode ser resultado de uma mistura de fatores.

Entre eles estão a insatisfação com a operadora anterior, a vontade de ir atrás dos planos mais vantajosos e também o conhecimento sobre como funciona o procedimento.

Leia também: Como escolher uma internet rápida?

Para qual operadora as pessoas vão?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fez um levantamento de dados sobre a  portabilidade no Brasil. Analisando os números fica mais claro o entendimento sobre a preferência dos brasileiros. Isso porque nenhuma mudança foi tão solicitada como fazer portabilidade para Claro.

No período analisado pela Anatel, a Claro foi a empresa para onde os usuários mais fizeram portabilidade. A preferência é tão grande que entre 2017 e 2018 esse número chegou a ser maior que o dobro da segunda colocada.

Como fazer portabilidade para Claro?

Se você está se perguntando como fazer portabilidade para Claro, saiba que é mais fácil do que parece. Acompanhe as seguintes informações.

Escolha onde será seu contato

O contato com a Claro pode acontecer de três maneiras diferentes:

  • Através do site da Claro;
  • Por meio de uma ligação para o número 1052;
  • Indo em uma loja física da Claro.

Independente de qual canal de atendimento você escolher, em todos a portabilidade é um procedimento consideravelmente simples. Para garantir que vai dar tudo certo, tenha em mãos algumas informações e documentos que podem ser solicitados.

Informações importantes

Se você tomou uma decisão importante como fazer portabilidade para Claro, vai precisar de alguns documentos. Esses documentos são necessários para que a operadora possa realizar todo o procedimento contratual e burocrático. Esses documentos são:

  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Número do CPF.

Todos esses documentos devem ser referentes ao titular da linha para a qual a portabilidade está sendo pedida.

Leia também: Claro pós-pago: conheça as opções da operadora

Reta final da portabilidade

Depois de reunir os documentos mencionados e buscar atendimento através de algum canal listado anteriormente, é fácil.

Basta você pedir para fazer a portabilidade. Algum colaborador da Claro vai guiar você através de um atendimento simples. No final do atendimento você vai receber um protocolo que poderá ser útil caso você queira consultar o andamento da portabilidade.

Você também vai receber um chip da Claro. Junto com o chip, o atendente vai passar algumas orientações simples a respeito da troca do chip. Entre essas orientações estão o dia e o horário aproximado em que a troca deve ocorrer. Você também receberá informações a respeito de como perceber que a portabilidade foi um sucesso.

Perguntas e respostas

Reunimos algumas das perguntas mais feitas por quem quer fazer portabilidade. Confira se a sua dúvida está listada:

  • Preciso avisar a minha operadora que estou saindo? 
    R: Não, não precisa. Provavelmente a operadora vai entrar em contato com você para confirmar o pedido e tentar convencer você a voltar.
  • Quanto tempo dura o processo de portabilidade?
    R: A Anatel definiu o prazo máximo de 3 dias. Normalmente a portabilidade ocorre antes, mas é interessante saber o limite.
  • Devo cancelar meu plano antes de mudar?
    R: Não! Cancelar o plano significa que você abre mão de ter o seu número atual. Para levar seu número para a Claro, solicite a portabilidade com o plano anterior ainda ativo.
  • Preciso pagar para fazer a portabilidade?
    R: Não! Apesar da Anatel permitir que as operadoras cobrem pelo serviço, a Claro faz de graça. A única cobrança que pode ocorrer é pela sua operadora anterior, caso você tenha um contrato de fidelidade em atividade.
  • Posso fazer portabilidade de telefone fixo?
    Sim, pode, mas fique atento a limitação. Do mesmo jeito que a portabilidade de celular deve acontecer para outro plano de celular, com fixos também funciona assim. Ou seja, a portabilidade precisa ser de fixo para fixo.

Escolha seu plano

Agora você já sabe como fazer portabilidade para Claro, certo? Mas tem um detalhe, você precisa escolher o seu plano. Na Claro é possível fazer a portabilidade para qualquer tipo de plano. As opções de plano são nas seguintes categorias:

Você até pode escolher um plano parecido com o que usava na operadora anterior. Mas não custa nada dar uma olhada em todos os planos e conhecer os benefícios da Claro. Você pode descobrir que a Claro oferece vários planos que combinam com os seus hábitos e com o seu bolso!

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE PORTABILIDADE CLARO AQUI!

Vantagens da Claro

Conheça agora alguns dos benefícios dos quais você pode usufruir ao fazer portabilidade para a Claro.

Whatsapp ilimitado

Independente de qual plano você escolher, o uso do Whatsapp não consome dados do seu plano. Isso quer dizer que se você tiver crédito, o Whatsapp não gasta. E se você não tiver, o Whatsapp continua funcionando sem problemas!

Claro Conecta

Mesmo estando sem crédito, a Claro permite que você faça uma chamada de emergência. Essa chamada, que pode durar até 3 minutos, só será cobrada depois, quando você tiver crédito.

Recado Premium

Uma inteligência artificial transforma os recados de voz que você recebe na caixa postal em texto. Assim você pode ler o recado ao invés de ouvir.

Claro Negocia Fácil

Um jeito fácil, rápido e discreto de resolver pendências financeiras pela internet. Assim você não precisa passar tempo no telefone e nem ir até uma loja física. É possível negociar qualquer pagamento que tenham atrasado mais de 45 dias. Basta acessar esse site e escolher a melhor forma de quitar sua pendência.

Truecaller

Um serviço que possibilita saber quem está ligando mesmo sem ter o contato salvo na agenda. Assim você pode bloquear chamadas indesejadas mais facilmente e viver sem receber spam.

Claro Clube

Outra vantagem que existe para todos os clientes, independende do plano, é o Claro Clube. Nesse programa de relacionamento os clientes acumulam pontos que podem trocar por produtos ou serviços.

Entre os serviços estão o roaming internacional ou a contratação de internet adicional, por exemplo. E sobre os produtos, você pode trocar seus pontos até por um aparelho novo de celular. Conheça melhor o Claro Clube aqui!

Quero Descontos

Um programa de venefícios que oferece cupons de desconto em determinados estabelecimentos. Conheça clicando aqui!

Aplicativos exclusivos

Só os clientes Claro tem acesso à dois aplicativos exclusivos:

  • Claro Vídeo – Ideal para quem quer economizar com serviços de streaming de vídeo. O Claro Vídeo oferece um catálogo com conteúdo consagrado. São filmes, séries e até programação infantil.
  • Claro Banca – Para quem gosta de ler, o Claro Banca oferece um acervo com importantes jornais e revistas do Brasil para seus clientes.
  • Claro Música – Você também pode economizar no streaming de áudio. O Claro Música oferece um catálogo com muitas músicas onde você pode criar e compartilhar playlists e conferir indicações de artistas famosos.

Combos!

O fato da Claro ser uma gigante das telecomunicações faz com que ela consiga oferecer combos extremamente vantajosos. Além de planos de celular, é possível contratar TV por assinatura, telefone fixo e também internet residencial.

Isso sem falar nos planos família. Vale lembrar que quem tem combo faz mais pontos para o Claro Clube! Conheça os combos e monte o seu!

CONTRATE AGORA O MELHOR PLANO DE CELULAR! CLIQUE AQUI!

Esperamos que você tenha gostado de conhecer as vantagens da Claro. Se você conhece alguém que pode gostar de mudar pra Claro, compartilhe esse texto! E para seguir se atualizando sobre telefonia e tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui