Conectar o celular ao aparelho televisor é uma ótima maneira de acessar o conteúdo do aparelho em uma tela mais ampla. Se você ainda não teve essa experiência, neste artigo explicaremos como espelhar celular na TV de forma simples e rápida.

Os aparelhos inteligentes já são parte da nossa vida cotidiana e ter a possibilidade de conectar uns outros amplia ainda mais as possibilidades que a tecnologia oferece.

Ajudaremos você a descobrir que espelhar o seu celular na tela da TV não é uma tarefa tão complicada como pode parecer. Depois de aprender, possivelmente você não deixará mais de explorar essa possibilidade para melhorar as suas experiências de entretenimento.

Quer aproveitar ao máximo os seus aparelhos inteligentes com a internet mais rápida do país? Conheça os planos especiais oferecidos pela Claro!

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia mais: Claro pós-pago – conheça as opções da operadora!

O que é espelhar o celular na TV

Os modelos de celular e televisão mais modernos possuem uma função muito útil que permite espelhar a tela do smartphone com a smart TV. Ao parear os dois aparelhos inteligentes você pode acessar todo o conteúdo do seu celular na tela ampla da TV. O recurso é muito útil para ver fotos, assistir vídeos e jogar online.

No caso dos dois aparelhos serem compatíveis com a função, o procedimento para espelhar celular na TV é bastante simples, como veremos mais adiante.

Para saber como espelhar celular na TV será necessário avaliar vários aspectos como as marcas e modelos dos aparelhos e a compatibilidade com a tecnologia que permite compartilhar a tela.

Como saber se posso espelhar o celular na TV

A maneira mais fácil de fazer o espelhamento do smartphone na TV é através do recurso que vem de fábrica e pode ter diferentes nomes de acordo com o modelo do televisor e do próprio celular.

Por isso, o primeiro que você deve fazer é descobrir se os seus aparelhos são compatíveis com a tecnologia. Abaixo explicaremos como identificar os modelos que oferecem esta possibilidade.

Veja também: Como usar o celular como controle remoto em sua smart TV

Quais celulares podem ser espelhados na TV

Todos os celulares que rodam o sistema operacional Android a partir da versão 4.2 oferecem o recurso de compartilhamento de tela. Você precisará encontrar o menu de ajustes para ativá-lo.

Em alguns modelos mais recentes da marca Samsung a função leva o nome de Smart View. Em aparelhos de outros fabricantes ou mais antigos da Samsung pode aparecer com os nomes Screen Share ou Screen Mirroring.

O atalho para ativar a ferramenta costuma aparecer na central de atalhos independente da marca do seu aparelho. Se você não encontrar neste local, ainda pode buscar dentro dos ajustes.

Para isso, deverá ingressar ao menu Tela em Configurações do Sistema. Na lista de opções procure por Espelhar/Compartilhar Tela. Uma terceira alternativa é que o recurso esteja dentro dos menus Dispositivos conectados>Preferências de conexão.

Como compartilhar a tela do Android na smart TV

Se você tem uma televisão smart compatível com função de compartilhamento de tela será muito fácil espelhar o seu celular Android. Especialmente se os dois aparelhos forem da mesma marca.

Basta ativar as funções tanto no dispositivo como na smart TV e seguir as indicações de pareamento. Em apenas alguns segundos você terá a tela do dispositivo disponível no televisor.

Confira ainda: Conheça os melhores aplicativos para ver TV no celular

Como espelhar o celular na TV que não é smart

Mesmo que a sua televisão não tenha tecnologia inteligente ainda é possível encontrar alternativas para espelhar o celular na tela do aparelho. Neste caso você precisará de um terceiro dispositivo que irá transformar o televisor em smart.

Atualmente há diversas opções no mercado. Um dos mais conhecidos é o Chromecast, aparelho do Google compatível com qualquer celular Android. Também existem outras marcas como o Amazon Fire TV Stick, o Apple TV, o Mi Box TV e o IPTV.

Conheça mais: Chromecast – aprenda a instalar na sua TV

Aplicativo para espelhar celular na TV que não é smart

Considerando que você já tem os dispositivos configurados para fazer o compartilhamento através de um Chromecast ou outro aparelho do tipo, existem aplicativos que ajudam nos ajustes e execução do pareamento.

Um dos apps mais recomendados é o Google Home que faz a configuração completa dos aparelhos para o espelhamento. Além de ajudar a gerenciar o função e o próprio compartilhamento da tela quando está concluído.

Alguns acessórios que transforma a sua TV em smart também são compatíveis com iPhone, assim como o aplicativo Home do Google. Isso facilita bastante o usa da ferramenta independente da marca do seu celular.

Como espelhar um iPhone na TV

No caso dos celulares Apple a função de espelhamento já foi mais complicada pela incompatibilidade com outras marcas. Porém, atualmente esta função está mais acessível e não é exatamente uma missão impossível.

No caso de alguns modelos de smart TV pode ser necessário instalar um aplicativo do fabricante para poder parear o aparelho com o iPhone. Por isso, você deverá seguir as indicações do seu televisor para realizar a tarefa.

A ferramenta de espelhamento de tela dos aparelhos Apple se chama AirPlay e permite uma conexão rápida e integral entre todos os produtos da marca. Compartilhar a tela do iPhone com uma Apple TV, por exemplo, é algo que se faz em apenas alguns segundos.

No caso da televisão ter outra marca, no entanto, o procedimento pode não ser tão simples. Tudo depende da marca e modelo da sua TV.

Leia ainda: Plano de dados Claro: como saber qual o melhor pra mim?

Modelos de TV que são compatíveis com iPhone

Há algum tempo Samsung, LG e Sony estão saindo de fábrica com suporte para espelhamento com o AirPlay da Apple. Alguns modelos antigos também permitem atualizar o sistema para agregar este recurso.

Para espelhar o seu iPhone com uma TV que não é da mesma marca será necessário fazer uma investigação mais profunda sobre a compatibilidade. Em alguns casos pode ser necessário usar um aplicativo na smart TV.

Veja alguns exemplos de modelos das marcas Samsung, Sony e LG que trazem a ferramenta para espelhar dispositivos Apple:

  • Samsung – QLED 8K Q9 da Samsung (2019) e QLED 4K Q6, Q7, Q8, Q9 (2018 e 2019)
  • LG – UHD série UM7X, NanoCell série SM8X e NanoCell série SM9X
  • Sony – A9G, X850G, X950G e Z9G

Veja mais: Conheça os melhores aplicativos para ver TV no celular

Como espelhar o iPhone na TV compatível

Depois de checar e confirmar que a sua smart TV está apta para espelhar o iPhone, seja por configuração de fábrica ou aplicativo compatível, será muito simples ativar a função.

Primeiro você deve deixar a TV preparada e logo ativar o AirPlay através da central de controle do seu iPhone. Se estiver usando iOS 10 ou superior aparecerá o ícone com as palavras Espelhas tela no menu.

Pronto! Agora você já tem todas as informações necessárias para espelhar o seu celular na TV de diferentes formas de acordo com o modelo dos dispositivos. Seguindo as indicações desse artigo, seguramente você poderá aproveitar seus conteúdo preferidos do celular diretamente na tela da TV.

Não esqueça que ter uma boa conexão com a internet é fundamental para o funcionamento de todos esses aparelhos e dos seus recursos mais avançados. Na Claro você encontra os melhores planos de internet para o seu celular e sua casa.

CONHEÇA AQUI OS COMBOS CLARO E FAÇA PARTE DO GRUPO DE CLIENTES MAIS SATISFEITOS DO PAÍS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui