Você sabe como descobrir o PIN do celular? Você sabe o que significa PIN? E PUK, você sabe? Eles são códigos pessoais que aumentam a segurança do seu aparelho e linha móvel.

Hoje em dia buscamos maneiras de proteger não somente nossos bens materiais, mas também manter o sigilo de nossos dados e informações digitais. 

Por isso, é muito importante conhecermos mais detalhes sobre esses mecanismos de segurança para impedir que outras pessoas se apropriem desses elementos.

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET

Acompanhe este artigo até o fim e veja como descobrir o PIN do celular e o PUK também. De que maneira eles são utilizados e como encontrar ou solicitar esses códigos.

O que é o código PIN e para que ele é utilizado?

A palavra PIN é a sigla para Personal Identification Number, ou Número de Identificação Pessoal, em português. 

O PIN é um código que acompanha seu chip desde quando você o adquire. Isso porque o código PIN está impresso no cartão em que o chip é entregue.

Com esse código você consegue proteger o número do seu celular e também os dados e informações contidas nele.

Sabendo utilizar o PIN de maneira correta e nos momentos adequados, você não permite que outras pessoas usem o seu chip de maneira indevida. 

O código PIN funciona como uma espécie de senha e é solicitado quando o usuário precisa acessar algumas informações do seu chip ou do seu aparelho móvel.

São informações como dados do chip, dados do cartão de crédito, lista de contatos, redes de internet, entre outras. Com o código PIN, esses dados ficam bloqueados para terceiros.

Como ativar ou alterar o código PIN?

Além de saber como descobrir o PIN do celular, é preciso saber ativá-lo para desfrutar da segurança que ele oferece. Veja como ativar esse comando em seu aparelho móvel.

Caso contrário, ele não vai ser solicitado no momento em que você ou outra pessoa tentar acessar informações sigilosas.

Ao ativar o código, sempre que alguém tentar ver dados como lista de contatos e dados do aparelho, o código PIN vai ser solicitado.

Ou seja, se você deseja manter algumas informações do seu celular sob sigilo, essa é uma alternativa de protegê-lo.

Para ativar o PIN do seu celular, é muito fácil. No entanto, você precisa ter em mãos o número do seu código para realizar o processo de ativação.

Se você já localizou o número do seu código, basta seguir as instruções que daremos a seguir. 

Do contrário, acompanhe o próximo tópico para descobrir como alterar ou solicitar novos códigos para seu chip. 

Para ativar seu código PIN, entre no menu “configurações” do seu celular. Depois, localize a opção “Segurança” e clique para entrar.

Dentro do menu “Segurança”, localize a opção “Configurar bloqueio do SIM” e clique para entrar. Agora, localize a opção “Bloquear cartão SIM”.

O código PIN vai ser solicitado. Preencha o campo informado e ative a função de bloqueio do cartão SIM. 

Se você nunca alterou o número do PIN, então o código padrão é o mesmo encontrado no verso do cartão em que veio o chip. Se em algum momento você já alterou o seu PIN, precisa inserir esse novo código. 

Vale lembrar que em alguns smartphones, a opção para ativar o código PIN está localizada no seguinte menu: “Configurações”,  “Tela de bloqueio e Segurança”, “outras configurações de segurança” e ”configurações de bloqueio do cartão SIM”.

Como solicitar os códigos PIN ou PUK da Claro?

Se por algum motivo você não anotou o código PIN padrão ou não encontra o cartão que veio junto ao seu chip, é possível recuperar os 4 dígitos solicitando um novo código para sua operadora. 

Para alterar o número do seu PIN, um código padrão vai ser solicitado. Na Claro, o código PIN padrão é o número: 3636.

Para solicitar o código PUK, é necessário entrar em contato com a central de atendimento da operadora ligando gratuitamente no número 1052.

Importante ressaltar que somente o titular da linha móvel pode alterar ou solicitar novos códigos PIN ou PUK na operadora. 

O que é o código PUK e para que ele é utilizado?

A palavra PUK é a sigla para  PIN Unlock Key, ou chave de desbloqueio do PIN. Ele é utilizado como uma segunda chave de segurança para o seu código padrão. 

Esse é um mecanismo de segurança para que dificultem a invasão de terceiros em seu chip ou aparelho móvel. 

Por exemplo: se você ou outra pessoa tentar acessar algumas informações do seu celular e inserir várias vezes a combinação errada do seu código PIN, o seu chip pode ser bloqueado e seu código PUK vai ser solicitado para desbloqueio. 

Se depois das tentativas falhas de acesso com o código PIN, você também errar 10 vezes seguidas o seu código PUK, o seu chip vai ser bloqueado automaticamente. 

Se isso acontecer, é possível recuperar o seu número em uma loja autorizada da operadora. Basta comprar um novo chip e informar aos atendentes que você deseja manter o antigo número da sua linha móvel.

Contudo, se você não tem certeza dos números ou perdeu o cartão que contém as informações, ligue para a Claro. Desta forma, você pode evitar outros contratempos e garantir que seu SIM continue ativo.

Como saber o código PIN e PUK do celular?

O código PIN, assim como o código PUK do celular, fica localizada no verso do cartão em que vem o chip.

Alguns desses cartões apresentam os códigos impressos no verso, porém, em formato de “raspadinha”, escondidos sob uma tarja prateada.

Localize o verso dos cartões se essas informações estão claramente disponíveis ou se estão nesse formato de raspadinha.

Se estiver em formato de raspadinha, o cliente precisa utilizar um objeto de metal, como uma moeda, por exemplo, para raspar a parte coberta indicada e assim poder ver os números do PIN e do PUK do seu chip.

Em alguns casos, é possível encontrar variações como “PIN 1” e “PIN 2”. O PIN 1 é a senha principal do aparelho móvel, enquanto o PIN 2 é utilizado somente nos serviços especiais escolhidos pelo usuário. 

Por que é importante ativar o PIN e o PUK do celular?

Em resumo, o PIN é a senha padrão do seu celular, enquanto o PUK é a chave mestra de desbloqueio. Eles atuam como mecanismos de segurança do seu aparelho de modo geral, assim como da sua linha móvel. 

Com essa ferramenta ativada, é possível bloquear lista de contatos, ligações, SMS, chamadas de emergência, assim como evitar o roubo dos códigos de verificação em duas etapas, hoje muito comum em dezenas de aplicativos.

Verificação em duas etapas

Agora que você já sabe como descobrir o PIN do celular. Veja como proteger ainda mais sua privacidade e estabelecer um padrão mais seguro para o seu smartphone.

Serviços e produtos oferecidos pelo Google e Facebook, além de aplicativos de mensagens como Telegram e WhatsApp, que também é do grupo Facebook, já utilizam esse mecanismo de segurança conhecido como verificação em duas etapas. 

A verificação em duas etapas é um recurso opcional dos aplicativos, no entanto, funciona como uma camada extra de segurança para que as informações e troca de dados dessas ferramentas estejam protegidas por usuários mal intencionados. 

Nos aplicativos de celular, geralmente a segunda etapa de verificação é realizada por meio do envio de um SMS para o número de telefone da pessoa que solicitou entrar no aplicativo em questão.

Já nas configurações padrão dos aparelhos móveis, essa segunda etapa de verificação, que funciona para bloquear e desbloquear o acesso às informações, é realizada por meio dos códigos PIN e PUK.

Ou seja, os códigos PIN e PUK ativados impedem que outras pessoas invadam seu smartphone e acessem dados pessoais e informações sigilosas. 

Agora que você já sabe como descobrir o PIN do celular, reserve um tempo na sua agenda para alterar as configurações do seu aparelho e proteger um dos nossos bens mais preciosos da atualidade. 

Você sabe que sempre pode contar com a Claro para te ajudar a solucionar qualquer dificuldade de acesso. Contudo, se ainda não é cliente, que tal clicar aqui e aproveitar as ofertas para quem faz portabilidade? Você só tem a ganhar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui