Depois de comprar um celular, a sua dúvida é como configurar o meu aparelho? Afinal, nem todos possuem familiaridade com os sistemas operacionais de dispositivos móveis. Mesmo o Android sendo o mais popular entre os smartphones, com um sistema mais versátil e intuitivo, tem pessoas que ainda precisam de um passo a passo para fazer essa configuração.

Antes de você usar um aparelho de celular novo, é necessário configurá-lo. Porém, não se preocupe porque essa ação é simples e rápida.

Para te ajudar, fizemos um passo a passo neste post. Aqui vamos tirar a sua dúvida de como configurar seu aparelho com sistema Android. Mas caso ele seja diferente, basta verificar o site do fabricante. Continue acompanhando e boa leitura!

Por que configurar o meu aparelho?

Muitas vezes, quando mudamos de operadora ou compramos um novo celular, pode ser que haja algum tipo de complicação para fazer a configuração. Por isso, é importante você realizar esse procedimento.

Mesmo que a maioria dos smartphones venham prontos de fábrica para utilização, pode ser que haja uma configuração ou outra para ser feita. Isso deve ser realizado manualmente.

Portanto, entender como funciona o seu aparelho é fundamental para fazer a configuração corretamente. Continue acompanhando e entenda como fazer os ajustes necessários em seu smartphone. Criamos um passo a passo bem simples!

Como configurar o meu aparelho?

Abaixo fizemos um passo a passo para você configurar o seu aparelho celular. Confira!

Passo 1: selecionando o idioma

Depois de ligar o seu aparelho, selecione o idioma português BR disponível na lista. Em seguida, toque na tela para continuar. Pronto, isso vai definir o idioma do seu sistema e dos menus que irá usar. No entanto, caso seja preciso, você pode optar por adicionar, posteriormente, idiomas extras.

Passo 2: inserindo o cartão SIM e digitando o PIN

Depois de selecionar o idioma, o próximo passo para configurar o seu aparelho é inserir o cartão SIM. Essa é uma etapa importante para você conseguir usar o seu telefone para fazer ligações.

Muitos aparelhos hoje em dia possuem uma chave agulha para facilitar a abertura da bandeja do chip. Essa ferramenta vem junto com o seu aparelho novo, dentro da caixa. No entanto, se o seu aparelho for mais antigo, normalmente, o chip fica embaixo da bateria. Portanto, será necessário abrir cuidadosamente o celular.

Depois disso, digite o número do PIN do seu cartão SIM, que está na embalagem do seu chip. O PIN é diferente da sua senha de bloqueio de tela, que pode ser definida posteriormente. Depois de feito isso, selecione se deseja iniciar um novo telefone ou importar os seus dados do aparelho anterior.

Passo 3: para configurar o seu aparelho, selecione o Wi-Fi

Se você tem um Wi-Fi disponível, é possível conectar-se a ele com o seu novo celular. Para isso, selecione sua rede na lista de configurações e digita a senha. Depois, basta conectar.

A conexão em um Wi-Fi nesse momento de configuração é ótima para te ajudar a fazer os downloads necessários com as atualizações dos aplicativos.

Passo 4: protegendo seu novo aparelho

Ao realizar a configuração do seu celular, é preciso pensar em protegê-lo. Essa é uma etapa muito importante. Afinal, em caso de perda ou furto, essa é uma medida de segurança que impede o acesso indesejado em seu aparelho.

A proteção pode ser feita com reconhecimento facial, em aparelhos que já suportam esse sistema, por impressão digital ou uma senha de quatro dígitos.

Passo 5: ao configurar o seu aparelho, ative as notificações

Aqui você vai configurar quais as notificações quer que apareça em sua tela quando o aparelho estiver bloqueado. As opções são:

  • Mostrar todos os conteúdos em notificações;
  • Ocultar o conteúdo de notificação sensível, mostrando apenas algumas informações;
  • Não mostrar nenhum tipo de notificação.

Passo 6: configurando o Google Assistente

Você terá um convite para fazer uso do assistente inteligente do Google. Para isso, é preciso que você repita algumas frases para que a assistente virtual reconheça a sua voz. Portanto, a repetição deve ser feita imediatamente.

Passo 7: instalando outros serviços

Em seu novo celular, é possível que alguns serviços já estejam instalados. Como, por exemplo, o Dropbox, OneDrive, Google Drive e outros aplicativos. No entanto, para ter acesso a outros serviços é necessário fazer a instalação.

Para usas redes sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram, editores de vídeo e imagem, e-mail e outros. É necessário colocar o seu login e senha em cada aplicativo a ser instalado.

Passo 8: insira o cartão microSD

No processo de configurar o meu aparelho, inserir o cartão micro é uma das etapas. Se o seu smartphone tiver um slot para o cartão, insira o mesmo, pois você terá mais espaço para armazenar seus arquivos.

Passo 9: configure a sua conta Google

Na configuração do aparelho novo, é preciso criar uma conta Google. Se você já tem, ótimo, é somente configurar o dispositivo. A conta Google permite que você faça a sincronização dos seus dados com outros dispositivos e realize um backup. Além de conseguir baixar aplicativos e outras funções.

Por isso, assim que você iniciar o seu dispositivo, vai aparecer uma pergunta se já tem uma conta Google ou deseja criar uma. Se você já tem, coloque o login e a senha. Depois é somente esperar a sincronização de dados disponíveis em sua conta, incluindo os aplicativos.

Além disso, você ativa a funcionalidade de pesquisa por voz do Google, assim que a sua conta for configurada no aparelho. Uma praticidade hoje em dia, especialmente para quem está no trânsito e precisa achar uma localização.

Como configurar o meu aparelho da Claro na internet?

Se você possui um plano da Claro, seja ele Pós, Controle ou Pré e o seu chip não conectar na rede de dados, é preciso fazer a configuração. Para isso, montamos um passo a passo muito simples para solucionar o seu problema.

Em um celular Android:

  1. Clique em aplicativo;
  2. Selecione configurações;
  3. Clique em mais redes ou mais configurações;
  4. Selecione rede móvel;
  5. Habilite dados em roaming;
  6. Clique em pontos de acesso;
  7. Selecione o sinal o de +;
  8. Preencha o campo de APN com claro.com.br;
  9. A senha e o usuário são: claro;
  10. Preencha o MCC: 724 e o MNC: 05;
  11. Clique em salvar;
  12. Reinicie o seu aparelho para ativar as configurações.

Em um celular iPhone IOS:

  1. Clique no botão central da tela do seu celular;
  2. Procure o ícone de Ajustes;
  3. Selecione a opção de Celular;
  4. Habilite o Roaming de Dados e em seguida selecione a opção de rede de dados celulares;
  5. Preencha o campo APN com claro.com.br;
  6. A senha e o usuário são: claro;
  7. Se for necessário, preencha o MCC: 724 e MNC: 05;
  8. Reinicie o aparelho para salvar as configurações.

É importante ressaltar que se o seu chip da Claro for novo, antes de configurar o seu aparelho é preciso cadastrá-lo na operadora. É possível fazer o cadastro por telefone ou online.

Entretanto, para isso é necessário ter sempre os documentos em mãos. Dessa forma, ativar o chip será mais rápido. Você vai precisar de:

  • CPF;
  • RG;
  • Data de nascimento;
  • Endereço completo;
  • Origem do CPF, ou seja, onde ele foi emitido.

Conclusão

Após toda a configuração do seu aparelho, personalize o mesmo como desejar. É possível colocar o papel de parede e o toque de acordo com as suas preferências. Dessa forma o seu smartphone fica do seu jeito.

É possível configurar a tela inicial do seu telefone, permitindo que fique com os aplicativos que você mais usa. Além de deixar a tela inicial com a sua foto ou outro papel de parede do seu gosto.

Pronto, depois de configurar o aparelho, é somente aproveitar o seu smartphone com todos os recursos que ele possui e que a Claro disponibiliza para você. Esperamos ter te ajudado!

Para ter mais informações como essa, continue seguindo o nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui