Há alguns anos as televisões se tornaram muito mais interativas do que você poderia imaginar. Com a possibilidade de assistir centenas de canais através da TV por assinatura, de um tempo para cá foi possível também explorar o mundo virtual pela TV. Mas você sabe como colocar internet na TV para que isso seja possível?

Existem algumas formas de acompanhar uma programação que está disponível na internet pela televisão. Para isso você precisa saber se o aparelho que tem em casa é uma Smart TV (“televisão inteligente”) ou se vai precisar de alguma solução alternativa.

Confira nossas dicas para saber como colocar internet na TV.

Saiba mais: Você sabe o que é banda larga e como ela funciona?

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Smart TV é internet na TV de forma intuitiva

Os aparelhos conhecidos como Smart TV são aqueles que já são vendidos com tecnologia suficiente para conectar a televisão com a rede de internet da casa e, desta forma, assistir filmes e séries através dos serviços de reprodução.

Esse tipo de televisão evolui mais e mais a cada lançamento das indústrias e oferece ao espectador uma série de aplicativos de interatividade.

Como conectar Smart TV à internet

Para conectar uma Smart TV à internet é possível configurar pela rede de Wi-Fi, a internet sem fio, ou ainda usando o cabo diretamente do modem para a entrada do aparelho.

A diferença nos dois casos é que a conexão direto pelo cabo vai oferecer mais velocidade para navegar do que a internet Wi-Fi.

Para identificar se uma televisão é Smart uma forma bem simples é ver o controle remoto. Normalmente ele já indica os botões de atalho para serviços como Netflix, Youtube. Esses botões no controle mostram que o acesso às plataformas será fácil e rápido.

Leia mais: Veja como rotear internet do celular para outros dispositivos

Será que a minha TV é modelo Smart?

As televisões com internet vem com um ambiente semelhante às lojas de aplicativos dos celulares. Navegando por ela é possível escolher diferentes tipos de apps para baixar em sua TV e acessar sempre que precisar. Entre esses aplicativos é possível encontrar canais de esportes, música, clima e tempo e muito mais.

É como se você potencializasse a televisão dando a ela ainda mais possibilidades do que os canais da TV paga. A grande vantagem é poder assistir aos seus filmes e séries preferidos e que estão em plataformas como Netflix, Disney+, Amazon Prime Vídeo, HBO Go, Globoplay e outros.

Quando minha TV não tem internet

Mas, caso a sua TV não for Smart e você não consegue conectar ela direto à rede de internet da sua casa, não precisa comprar uma de forma urgente só para ter internet. Existem outras formas de ter acesso à internet na TV além do aparelho tipo “Smart TV”. Confira abaixo as alternativas mais viáveis.

Internet na TV com cabo HDMI

Se a sua televisão tem uma entrada de conexão para cabo HDMI, é possível usar essa ferramenta para levar a internet para TV. Para isso, use o cabo HDMI para fazer a conexão entre um computador conectado à internet e a televisão.

O que vai acontecer neste caso é reproduzir a tela do computador na tela da televisão. Depois de conectar o cabo nos dois equipamentos, você deve procurar nas configurações da televisão, normalmente pelo controle remoto, a saída de vídeo correspondente.

O segundo passo é encontrar nas configurações do notebook e nas resoluções de vídeo fazer a troca da resolução de tela para que possa ser transmitida na tv. Existem atalhos para fazer essa ação. Procure nas teclas de Função, que ficam na primeira fileira do teclado, e encontre o símbolo de telas. Acionando essa função você vai encontrar as opções de transmitir só na tv ou nas duas telas.

A partir dessas configurações, que são simples, será possível assistir internet na televisão de forma rápida .

Acessando internet na TV pelo videogame

Outra forma de ter internet em sua TV é por meio dos consoles de videogame. Quando você tem um dispositivo com acesso à internet pode buscar a loja de jogos e apps para assistir por meio dele a programação que você busca.

Conectando internet na TV com Chromecast

Até aqui você já sabe como colocar internet na TV por meio da televisão que tem a possibilidade de conectar-se à rede Wi-Fi ou usar um cabo HDMI para “espelhar” o notebook na TV.

Mas, existe outra forma ainda para que você possa assistir o que tem na internet na TV. Conheça o Chromecast, um equipamento desenvolvido pela Google que foi criado para levar internet para a TV como alternativa.

O Chromecast é um dispositivo pequeno composto por uma peça arredondada que tem um cabo com uma ponta semelhante a um pen drive. Esse equipamento é plugado na TV e torna sua televisão uma receptora de internet por meio da rede Wi-Fi.

Para funcionar é preciso gerenciar a conexão do aparelho com um celular ou tablet. Quem for configurar o Chromecast vai seguir os passos do manual do equipamento e que o aplicativo do Google vai guiar. O smartphone e o receptor precisam estar conectados na mesma rede Wi-Fi.

Dispositivos que conectam a TV na internet

O Chromecast é um dos dispositivos que conquistaram o mercado por ter sido desenvolvido pela Google, mas existem outros aparelhos semelhantes e que fazem a mesma coisa: tornam sua TV acessível à internet.

Mas porque é tão interessante ter internet na televisão? Porque através disso é possível assistir filmes, séries, esportes, tutoriais, aulas online, instruções de exercícios físicos, vídeos dos seus influenciadores favoritos e tudo que você pode assistir pelo celular, porém em uma tela maior e com mais conforto para sua visão.

Ao assistir uma programação na TV e não no celular é possível também compartilhar a experiência com outras pessoas. No lugar de assistir tudo na tela do smartphone sozinho, leve o programa para a televisão e convide a família ou os amigos.

Leia também: O que é streaming e como ele funciona? Saiba tudo aqui!

Serviços de streaming no Brasil

Os serviços de streaming, que são as plataformas que você pode assinar para assistir produções audiovisuais, popularizaram-se no Brasil. O país, conhecido por assistir muitas horas de televisão todos os dias, já conta com milhões de assinantes mensais dessas plataformas.

A Netflix, pioneira na oferta de conteúdo com esse formato, aproxima-se dos 200 milhões de assinantes em todo o mundo, sendo que o Brasil participa ativamente dessa lista de espectadores.

O que chama atenção de quem escolhe esse formato de reprodução de conteúdo é a possibilidade de assistir séries e filmes sem a interrupção de propagandas, e também sem ter que esperar pelo lançamento de um novo episódio da série preferida.

Vem dessa facilidade de acesso os casos de “maratonar” um determinado título. Isso significa que a mesma pessoa passou horas assistindo aos episódios em sequência, podendo até assistir a uma temporada inteira em um ou dois dias.

Mas, não é só para viver sentado assistindo séries sem parar que você vai querer ter internet na sua tv. Aproveite também para fazer exercícios, enquanto acompanha professores fazendo a execução das séries, aprenda a cozinhar assistindo aulas e muito, muito mais!

Leia mais: Amazon Prime ou Netflix? Qual melhor para você? Confira!

Internet na TV complementa os serviços de assinatura

E, se você está pensando que basta saber como colocar internet na TV para aproveitar o melhor, lembre-se que os serviços de tv por assinatura também oferecem uma programação bastante intensa e atualizada.

O ideal é contar com pacotes que ofereçam a possibilidade de assistir aos canais nacionais e internacionais disponíveis pelo pacote de tv e também ter acesso aos serviços de streaming para maratonar suas séries preferidas.

Por que ter menos, quando você pode ter mais, não é mesmo? Conheça os planos e pacotes que a Claro TV oferece, inclusive com a possibilidade ter a melhor internet do Brasil para conectar com a sua TV. Agora que você já sabe como fazer, de diferentes formas, basta ter à sua disposição todos os canais que você desejar, e ainda internet na TV sempre que quiser.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS COMBOS DA CLARO E COMPROVE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui