Tem quem passe dias e até semanas sem precisar fazer uma chamada telefônica por conta dos aplicativos de troca de mensagens. Porém, tem dias que é útil saber como bloquear número privado, já que algumas chamadas indesejadas incomodam bastante. São aquelas ligações de números desconhecidos que fazem seu telefone tocar em momentos impróprios. Quer saber como evitar esse tipo de chateação e como bloquear número privado?

Neste post, preparamos um passo a passo para você aprender a bloquear número privado. E, assim, não ser mais abordado por ligações inoportunas.

A configuração desse procedimento é feito em seu smartphone e depende do sistema operacional. Isso significa que Android e iOS lidam com essa ferramenta de formas diferentes.

Confira!

CONFIRA OS MELHORES COMBOS DA CLARO COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Que tal uma festa online? Veja como fazer convite virtual pelo WhatsApp

Como bloquear número privado no Android

Nos celulares que têm o sistema operacional Android (Samsung, Motorola, LG e outros) é possível programar o aparelho para bloquear número privado de forma simples. 

  • Em seu celular selecione a função do telefone;
  • Busque pelo local de Configurações (normalmente e três tracinhos ou três bolinhas, localizado ao lado do botão de efetuar a ligação);
  • Acesse a parte de Configuração de chamadas;
  • Toque em Lista de Bloqueios ou Bloquear números (depende do modelo do aparelho);
  • Identifique a função “Bloquear números desconhecidos”;

Se você usa mais de um chip no mesmo aparelho pode ser necessário realizar a operação em cada um dos números. 

Como bloquear número privado no iOS

Se os usuários do sistema operacional Android podem utilizar a ferramenta de “Bloquear número privado” com facilidade, nos dispositivos da Apple essa função não está disponível de forma nativa. Ou seja, não há uma programação para ativar e impedir as chamadas de números desconhecidos. 

Porém, existe uma forma que os usuários de iPhone encontraram para reduzir o número de ligações de números bloqueados e desconhecidos, e para fazer isso você deve programar a função do “Não perturbe”, veja como fazer:

  • Acesse Ajustes do iOS;
  • Localize a opção “Não Perturbe”;
  • Defina quais as chamadas serão permitidas e o horário que a função deverá ser programada.

Quando você seleciona essa funcionalidade consegue programar o telefone para não tocar em determinados horários, ou só tocar quando forem ligações de números importantes ou registrados em sua agenda de contatos.

Leia também: Segurança na internet: um guia para navegar de forma segura

Recurso disponível

Esse é um recurso “paralelo” que pode ser utilizado com a finalidade de evitar chamadas indesejadas e bloquear número privado usando o iPhone. Contudo, estando ativo, os números que não estão na sua agenda também não terão suas ligações completadas.

Então, neste caso, além de salvar todos os contatos que são importantes e que você precisa atender, avalie o que é mais importante. Evitar as chamadas desconhecidas ou atender todos os números que ligam para você, muitas vezes em busca de outras pessoas ou na tentativa de oferecer serviços e produtos que você não deseja.

Considere o fato de ativar essa função em um horário que você deseja estar focado e produtivo em uma única função. No trabalho, por exemplo, deixe o não perturbe ativo e só para chamadas de números da lista de preferências.

Para tornar essa função fácil de ativar existe um atalho na Central de Controle, representado pelo ícone de lua na tela do iOS.

Leia mais: Plano de dados: 5 dicas úteis para não gastar demais

Por que bloquear número privado no celular?

Como é fácil encontrar pessoas descontentes com a quantidade de ligações indesejadas feitas para seus telefones celulares, a maioria das vezes sem autorização para que as empresas façam isso.

As ligações normalmente são feitas por empresas de telemarketing, que são aquelas que oferecem serviços e produtos através do telefone. O incômodo todo é sentido justamente por quem não solicitou informações sobre o que as empresas estão oferecendo, e com isso acabam sentindo que sua rotina foi interferida pelo tocar constante do celular.

Existem as chamadas que nem são completadas, o celular toca, você atende e a ligação é desfeita. Isso chega a acontecer mais de três vezes em sequência, o que pode deixar a pessoa que está sendo acionada irritada com a situação.

Alternativa para bloquear número privado

Mas, se você não deseja ser tão definitivo, como usar a ferramenta de bloquear número privado disponível no Android, ou o modo “Não perturbe” do iOS, pode também bloquear na agenda do seu celular os números que são inconvenientes com ligações excessivas ou ainda que ligam para você, mas em busca de outras pessoas.

Cada vez que um desses números entrar em contato e você decidir não mais receber as chamadas. Vá na lista de chamadas e efetue o bloqueio do número que ligou para o seu celular.

Desta forma, toda vez que esse número tentar entrar em contato a ligação não será completada, e dependendo do seu sistema operacional, será possível consultar a lista de números bloqueados, sabendo exatamente quando qualquer um deles tentou acionar seu telefone.

Regras do telemarketing no Brasil

E agora que você já sabe como bloquear número privado em seu telefone, mas pode ser que ainda ainda esteja recebendo ligações, saiba que existem regras que devem ser cumpridas pelas empresas de telemarketing. 

  • As ligações efetuadas por serviços de telemarketing podem ser realizadas entre às 10h e 21h de segunda a sexta-feira, e das 10h às 13h no sábado;
  • O agente precisa se identificar dizendo qual empresa representa e um número de telefone para que você retorne a ligação de preferir;
  • A regra proíbe que um mesmo produto seja ofertado ao consumidor que já tenha recusado a oferta;
  • A empresa não está autorizada a ligar mais de três vezes no mesmo dia para você;
  • Caso a ligação seja gravada, a empresa deve oferecer a opção de retirar o cadastro do cliente da lista de contatos pelo período de seis meses;
  • Quando você cancelou um serviço não pode receber ofertas do mesmo serviço pelos próximos 12 meses;
  • Sorteios e pesquisas não poderão ser usadas como pretexto quando a real intenção da ligação for a venda de produtos.

Caso você esteja recebendo ligações fora das regras pode procurar o Procon da sua cidade e registrar uma reclamação formal.

Saiba mais: Telefone Claro: conheça as opções de planos

Telemarketing pode ser respeitoso com o cliente

É possível ter uma boa relação com as empresas que utilizam o telemarketing como forma de contato e oferta de seus produtos e serviços. Quando as companhias mantêm os limites, seguem as regras e respeitam seus clientes. Esse serviço tende a ser uma boa oportunidade para ampliar o serviço através de promoções.

As principais prestadoras de serviços de telecomunicações buscam manter os cadastros atualizados e seguir as boas práticas e condutas de aproximação. O objetivo é respeitar o consumidor e manter seus clientes atualizados em relação às novidades e possibilidades que eles poderão ter para migrar suas contas de telefonia, internet e TV por assinatura para pacotes ainda mais vantajosos.

As empresas organizaram uma base centralizada de dados que sinaliza quem são as pessoas que não têm interesse em receber informações sobre esse tipo de produto. Com essa iniciativa as prestadoras de serviços de telecomunicações estão alinhadas com as normas sugeridas pela Anatel.

Leia mais: Mix HD Claro: para que consumidor esse pacote é indicado? 

Respeito ao consumidor em primeiro lugar

Agora que você já sabe que é possível bloquear número privado, ou bloquear as chamadas indesejadas, lembre-se que nem todo serviço de telemarketing é um incômodo. Algumas operadoras de serviços podem tentar entrar em contato com você para ofertar novidades e promoções.

O que diferencia uma empresa que respeita seus clientes é o respeito às normas do telemarketing, que permitem que as ofertas sejam feitas sem tornar a ocasião um problema.  

A melhor forma de entrar em contato para saber das promoções vigentes é acessar os canais de comunicação oficiais das prestadoras de serviço e informar sobre quais produtos você tem interesse.

Planos e combos Claro

A Claro possui planos completos de telefonia, internet e TV. Você pode consultar a disponibilidade para sua região e qual Combo atende suas necessidades de comunicação e entretenimento.

A Claro tem a melhor internet do Brasil, pacotes completos de TV com canais HD e planos com pacotes de internet para toda a família. Confira quais são as melhores opções para você e assine hoje mesmo!

CONHEÇA AQUI OUTROS PLANOS DA CLARO E ESCOLHA O SEU COMBO AGORA MESMO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui