Uma das dúvidas mais comuns na hora de escolher uma operadora de serviços de telecomunicações é se o sinal e a cobertura atendem bem a região onde eu moro. Por isso, vamos explicar com todos os detalhes como funciona a cobertura Claro no Brasil.

O objetivo é que você consiga entender o que é importante levar em consideração no momento de contratar os serviços e saiba como saber quais são os serviços da Claro que estão disponíveis na sua cidade.

A operadora, além de oferecer a internet móvel e banda larga mais rápida do país, também tem uma das maiores coberturas do país com redes 2G, 3G, 4G e Rural. Tudo isso você verá neste artigo.

Já descobriu qual o tipo de serviço quer contratar ou quer conferir quais são os pacotes Claro disponíveis no seu CEP?

ASSINE AQUI OS MELHORES COMBOS CLARO!

Leia também: Planos Claro: seis opções para vir para Claro!

Cobertura Claro em território nacional e sinal de qualidade

Não importa se a rede é 2G, 3G, 4G ou Rural, a cobertura Claro no Brasil tem uma característica básica que a qualidade do sinal. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são prova disso.

Segundo uma pesquisa realizada pela instituição no primeiro semestre de 2019, a Claro atingiu um resultado médio de 85,7% no cumprimento das metas de prestação de serviço. Isso quer dizer que seus clientes recebem exatamente o serviço que contratam.

O resultado positivo é consequência da trajetória de investimento da empresa no Brasil. A Claro foi a primeira marca a lançar o 3G no país e também a primeira a apresentar aos brasileiros a inovadora tecnologia 4.5G.

Redes distintas por região do país

Apesar da ampla abrangência da cobertura Claro, a empresa ainda não está presente em alguns municípios. Além disso, o sinal é transmitido por diferentes redes em cada região, o que altera o nível de cobertura e o tipo de conexão em cada município.

Por isso é tão importante saber como funciona a rede na sua cidade e quais são os serviços oferecidos pela operadora antes de escolher entre os seus melhores planos. Isso explica o fato de que os pacotes e os valores dos combos variam por localização.

Variação no sinal e disponibilidade de serviços

Ainda que a operadora tenha cobertura na região onde você mora, o sinal de internet no dia a dia pode variar conforme muitos fatores. A Claro esclarece que os mapas que mostram o alcance no seu sinal apresentam o máximo de precisão possível.

Leia também: Pacotes da Claro: qual a melhor opção para quem mora sozinho(a)?

No entanto, a conexão sempre pode oscilar conforme as características topográficas da região, as condições climáticas, tipo de construção em locais fechados, número de clientes conectados à rede, distância entre a antena e o local de conexão, entre outros fatores.

Cobertura das redes 3G e 4G da Claro

A cobertura Claro 3G atinge atualmente mais de 4 mil cidades em todo o país. Já a rede 4G está disponível em quase 1.600 municípios. Esses números representam cerca de 90% da população considerada ativa no setor de telecomunicações no Brasil.

Em termos de velocidade, a Claro foi considera a melhor prestadora de internet em 2019 segundo relatória da empresa britânica OpenSignal. Independente do tipo de rede, seja 3G ou 4G, os clientes da empresa contam com a garantia de ter uma conexão veloz.

Principais cidades do Brasil já contam com qualidade 4.5G da cobertura Claro

Em algumas cidades, principalmente nas maiores capitais brasileiras, também já é possível contratar a inovadora 4.5G. Até o momento, a Claro é a única empresa a oferecer aos seus clientes suporte para esse tipo de rede.

O sinal 4.5G é emitido por uma rede LTE Advanced. Esta é a mesma rede do 4G, porém com diversas faixas associadas. Essa tecnologia aumenta a largura da banda para oferecer um sinal de ainda mais qualidade e velocidade.

Vantagens de ter uma internet com qualidade de verdade

Entre outras vantagens as redes 4G e 4.5G da Claro permitem ter experiências muito mais estáveis na internet. Com esse sinal é possível assistir filmes e séries com a melhor qualidade, por exemplo.

Fazer videochamadas e conferências online também é muito mais seguro e eficiente quando estamos conectados a uma rede de alta qualidade. A imagem fica mais nítida e não acontecem inconvenientes como travamentos e atrasos no áudio.

Para quem é fanático de baixar conteúdos, usar serviços de streaming e jogar online, as redes 4G e 4.5G também oferecem a conexão ideal. Tudo isso é feito com velocidade e sem atrapalhar o desempenho.

Como consultar a cobertura Claro pelo CEP

Como já vimos, Claro tem Com uma variedade de redes, 2G, 3G, 4G e Rural, que atendem grande parte dos municípios brasileiros. Por isso, a empresa decidiu reservar um espaço na sua página para mostrar exatamente qual é a sua cobertura em cada região.

No site da operadora, é possível descobrir qual é o tipo de rede da Claro que está disponível na sua cidade. A consulta é feita de maneira prática e rápida e o resultado é mostrado em um mapa ilustrativo com legenda por cores.

Em seguida, mostraremos um passo a passo para consultar a cobertura Claro no site da empresa e entender as informações do mapa.

Veja ainda: Vazamento de dados: o que fazer quando acontecer com seus apps

Como buscar a cobertura da operadora pelo meu CEP

Para consultar o tipo de rede que a Claro possui na sua região, primeiro você deve entrar no menu Internet > Cobertura, no site da operadora.

Na página de cobertura, imediatamente você verá o mapa do Brasil com as configurações para realizar a busca. Selecione entre as opções de rede 2G, 3G, 4G ou, ainda, Claro Rural.

Na sequência, digite o seu CEP no local indicado e pressione o botão Buscar. O resultado aparece com distintas cores que representam os níveis de sinal em cada área.

Veja o significado de cada uma das cores mostradas no mapa:

  • Verde – representa a região com o melhor sinal do tipo de rede selecionado. Oferece conexão ideal para todos os tipos de equipamento, modem/roteador, tablet e smartphones
  • Amarelo – mostra a área em que o sinal é considera ideal para modem, tablet e smartphone.
  • Vermelho – indica as regiões onde a conexão é mais recomendada somente para smartphones.
  • Branco – representa a área em que não há cobertura Claro do tipo de rede que você selecionou.

Durante a pesquisa é possível alterar o tipo de rede no mapa, sem precisar informar o CEP novamente. Assim, é possível comparar e ter uma visão clara do tipo de conexão que você terá ao utilizar os serviços na operadora em sua cidade e em cada local específico.

Contratar planos Claro conforme a cobertura da operadora na minha região

No nosso site, você pode conferir todos os detalhes dos melhores planos Claro disponíveis na sua região. Para isso, basta informar corretamento o seu CEP ao começar a montar o seu combo.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS COMBOS CLARO E TENHA A INTERNET MAIS RÁPIDA DO BRASIL EM CASA E NO SEU CELULAR!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui