A área de atendimento ao cliente de qualquer empresa é fundamental para conquistar e manter uma relação de longo prazo, principalmente para você, cliente internet.

Isso pelo fato de que a internet tornou-se um serviço indispensável para a realização de praticamente qualquer tarefa cotidiana, seja trabalho, estudo ou lazer.

De acordo com uma pesquisa da TIC Domicílios, mais de 70% da população brasileira está conectada à internet, e a crescente é constante. E você pode fazer parte da melhor cobertura de 4G clicando aqui.

E, para cuidar de milhões de clientes e se manter à frente da concorrência, é essencial que boas práticas de atendimento sejam rotina, como você verá neste artigo.

O que é atendimento ao cliente?

É todo suporte que a empresa oferece à sua base de clientes durante o processo de compra, principalmente no pós-venda e centrais de relacionamento.

Muito mais do que atender, é ouvir e entender qual a necessidade do cliente internet, provendo a melhor resposta, de forma ética e honesta, mesmo que não seja para dar boas notícias.

Por que o atendimento ao cliente internet é importante?

Como você deve saber, todo produto ou serviço é passível de falhas e, para lidar com essas situações, surge a importância dessa área na empresa.

É o local onde informações são trocadas entre cliente e empresa e que devem ser claras para que o cliente tenha seu problema resolvido e a empresa use esse feedback para melhorias.

Para que essa ação tenha sucesso e gere uma excelente experiência, a equipe envolvida precisa estar treinada e alinhada para passar informações precisas e eficazes.

Experiência do cliente

É o novo termo para atendimento ao cliente. Isso porque as pessoas estão conectadas, cientes dos seus direitos e deveres e podem trocar de empresas em poucos cliques.

Isso faz com que os consumidores queiram experiências reais, inteligentes, humanas e conectadas, em que a empresa o trate com unidade mesmo com uma base de milhões.

O que pode ser embasado por uma pesquisa da Salesforce, “State of the Connected Consumer”, realizada em 15 países, com mais de 6 mil pessoas, em que 80% afirma que a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto o produto ou serviço em si.

Existem boas práticas para proporcionar essa experiência?

Mesmo sendo um assunto um tanto quanto subjetivo, as empresas, através de pesquisas globais, locais e com seus clientes, podem adotar e melhorar suas ações de atendimento.

Você, enquanto cliente internet, provavelmente já teve que avaliar diversos atendimentos, não é mesmo? Essas avaliações são uma das formas de as empresas mensurarem a sua satisfação e, assim, melhorar ou aplicar práticas de gestão de relacionamento como:

Ter um CRM bem alimentado

Sigla em inglês para Customer Relationship Management, é uma forma de gerir o cadastro de cada cliente, com seus dados completos e histórico de contatos com a empresa.

Feito em softwares específicos, permite sempre manter esse cadastro atualizado, com uma linha do tempo dos contatos, permitindo um atendimento mais personalizado e eficiente.

Com certeza você já deparou com um atendimento onde o colaborador usou o seu histórico para melhorá-lo, não é? Isso faz toda a diferença.

Prever e antecipar as necessidades dos clientes

Para operadoras de internet, por exemplo, uma forma de fazer isso é comunicar com antecedência uma possível falta do serviço em um dia e horário específicos.

Assim, ele pode programar suas tarefas antecipadamente, evitando desconfortos e, além disso, oferecer algum benefício ou desconto por esse período sem internet.

Se você já passou por isso, sabe o quão desagradável é ficar sem internet repentinamente, principalmente se tinha uma tarefa importante que dependesse do seu uso.

Interagir com o cliente criando um relacionamento

Por mais que muitos atendimentos sejam pontuais, a fim de solucionar uma necessidade específica do consumidor, eles podem fazer a diferença.

Já percebeu que, quando o colaborador ouve com atenção e é honesto em suas colocações, mesmo não dando a resposta esperada, você fica satisfeito?

Esse é o caminho para criar uma relação positiva e de longo prazo, que também pode ser chamada de fidelização.

Ter canais de atendimento acessíveis

Uma das vantagens dessa era digital é o uso da tecnologia para tornar o dia a dia mais prático e fácil para todos, por meio da inteligência artificial.

A área de atendimento ao cliente precisa estar alinhada a essa necessidade das pessoas, que querem evitar longos minutos ao telefone e resolver tudo em poucos cliques.

E muitas já tem esses canais, como aplicativos, atendimento virtual pelo WhatsApp, Messenger, Twitter e chats online, além dos tradicionais e-mail e telefone.

A Claro, por exemplo, já possui todas essas facilidades para um atendimento mais rápido, prático e que permite cuidar muito bem de seus clientes.

Atendimento Claro

A Central de Atendimento Claro oferece uma diversidade de canais para que o cliente internet entre em contato a qualquer momento. São eles:

Atendimento por telefone

Os atendimentos de ligações por telefone Claro são gratuitos, disponíveis 24h/dia e divididos em duas modalidades.

Fale conosco Claro

  • Atendimento do Claro móvel: 1052
  • NET e Claro residencial (Claro NET virtua, Claro NET TV e Claro NET fone): 10621
  • Claro residencial (antiga Claro TV): (Claro TV, Claro internet casa e Claro fone): 10699
  • Atendimento Combo Multi: 0800 723 6626
  • Claro Empresas: 0800 721 0027
  • Televendas: 0800 720 1234

Telefones de serviços Claro

  • Número da claro para promoções: *525
  • Saldos e recargas da franquia: *544#
  • Aquisição de pacotes, Claro Ideias, saldo e informações Claro Controle: *1052#
  • Saldo SMS: *547#
  • Aquisição de recarga pelo cartão ou conta Bradesco, recados e Claro Ideias: *555
  • Troca de plano ou Claro Vídeo: *007

Canais de atendimentos interativos Minha Claro

São canais de autoatendimento feito exclusivamente por clientes Claro, pelo celular, oferecendo serviços de fatura, mudança de plano, problemas técnicos e outros.

  • *1052# – para autoatendimento por ligação do seu celular
  • 1052 – por SMS

Para saber mais como funciona o sistema de atendimento interativo Claro, você pode acessar a página da operadora.

Deficiente auditivo

A Claro também disponibiliza um canal com colaboradores treinados para prestar atendimento a pessoas com deficiência auditiva.

Para isso, basta ir no site oficial da claro e buscar por chat, preencher os dados solicitados e seguir/aguardar as próximas instruções para completar o atendimento.

App Minha Claro Móvel

É o aplicativo para smartphone da Claro, que permite acessar todas as funcionalidades do atendimento em poucos cliques, como:

  • 2° via de fatura
  • Fatura digital
  • Recarga online
  • Forma de pagamento
  • Planos e produtos
  • Pacotes e promoções
  • Auto atendimento

Basta baixar o app no Google Play ou Apple Store, fazer o cadastro com seu número Claro e ter acesso completo a todas essas funcionalidades.

WhatsApp Claro

Mais facilidade no seu atendimento para esclarecimento de dúvidas sobre produtos e serviços Claro.

É só adicionar o número (11) 99991-0621 ou acessar a versão WhatsApp Web e solicitar o seu atendimento.

Por e-mail e carta

  • Por e-mail (exclusivo Claro móvel):

Basta acessar o app Minha Claro móvel > Atendimento > Fale com a Claro. 

  • Enviar carta para:

Claro S/A

A/C Gerente de Relacionamento com clientes

Avenida John Boyd Dunlop, 501 / Vila São Bento

Campinas – SP

13034-685

Redes sociais Claro

As redes sociais também configuram um meio de atendimento ao cliente na Claro. Basta buscar pelo nome da operadora nas seguintes plataformas.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn

WebSite Claro

Pelo site atendimento Claro, usando seus dados cadastrais, você pode acessar sua conta e ter acesso a execução de uma série de serviços, como:

  • 2° via de fatura
  • Fatura digital e débito automático
  • Consumo de internet
  • Recarga
  • Pacotes adicionais
  • Adicionar e remover serviços
  • Pagamento com cartão de crédito
  • Renegociação da fatura
  • Mudança de endereço e outros

Viu como a Claro cuida bem de você, cliente internet?

Além de oferecer toda uma estrutura de atendimento, com diversos canais e diversas funcionalidades, também oferece boas práticas de gestão de atendimento.

Afinal, ter uma equipe bem preparada é essencial para que todos esses serviços sejam prestados da melhor forma possível.

E, por mais que canais de atendimento sejam utilizados, em sua maioria, apenas para fazer reclamações ou solicitar reparos em serviços, também podem ser usados para sugestões e elogios.

Através dessa comunicação, seja crítica, positiva ou negativa, é que se torna possível melhorar cada um desses serviços, logo, a sua experiência de consumo.

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