Todo produto ou serviço que tem relação direta com tecnologia corre o risco de apresentar algum tipo de problema. Principalmente se envolver equipamentos delicados que fazem parte de grandes redes e sistemas com infraestrutura complexa. Empresas do setor de telecomunicações são exemplos de quem lida com esse tipo de dilema com bastante frequência. Por isso hoje vamos falar sobre quando você se pergunta: a Claro está com problema hoje?

Antes de responder se a Claro está com problema hoje, é necessário especificar o serviço em questão. Isso porque a Claro é uma empresa gigante e oferece diversos tipos de serviços diferentes. Mas fique tranquilo, se o seu sinal for interrompido, é possível averiguar o status do serviço.

CONTRATE AQUI SEU NOVO PLANO DE CELULAR!

Leia também: Claro Wi-Fi: conheça as vantagens de contratar o serviço

A Claro está com problema hoje?

Se você está se perguntando se a Claro está com problema hoje, provavelmente é porque percebeu alguma diferença no sinal.

Pode ser que não apareça imagem na sua TV. Talvez seu telefone fixo esteja completamente mudo. Pode ser que a sua internet banda larga esteja um pouco lenta. Ou quem sabe o seu celular esteja sem sinal de internet.

Seja lá qual for, certamente a Claro vai resolver. Mas se você é uma daquelas pessoas que precisa ter uma resposta para confirmar sua teoria, saiba que é possível.

Aplicativo

A Claro conta com um aplicativo chamado Minha Claro. Através dele, dependendo da situação, é possível descobrir algum problema com o sinal.

Se o aplicativo não identificar nenhum problema, você pode entrar em contato com a Claro. É possível reportar um problema na rede e até mesmo marcar uma visita técnica.

Site de ocorrências

Atendendo às normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro criou um site para as suas ocorrências.

Esse site, conhecido por registrar “Manutenção e Interrupção de Rede”, também pode ser uma fonte de pesquisa. Lá você encontra uma lista de registro de falhas ou interrupções técnicas anteriores. É a Claro demonstrando transparência com os seus clientes.

E tem mais: além de registrar o histórico de ocorrências, o site também lista algumas futuras. Ou seja, se você tem algum compromisso importante como uma live, por exemplo, pode se programar. O site, naturalmente, não é capaz de prever acidentes, mas ele mostra ocorrências de manutenções futuras.

No momento em que este artigo foi escrito, por exemplo, o site estava indicando as manutenções previstas para alguns dias a frente. Se você ficou interessado em acessar, clique em: Manutenção e Interrupção de Rede.

Exemplo de ocorrência

Para você entender o tipo de informação que o site disponibiliza, vamos dar um exemplo de ocorrência de manutenção programada.

  • Data de publicação: 12/02/2021
  • Estado: CE
  • Localidade: Todos
  • Tecnologia: Voz e Dados 2G, 3G e 4G
  • Início: 23/02/2021 – 04:00
  • Fim: 23/02/2021 – 06:00
  • Atividade: SWAP de SFM5 por SFM6 AGG02.FLAJN – CEFLA02CEFLA02- RMC02
  • Impacto: Devido à instabilidade e/ou interrupção de algumas antenas que atendem aos serviços 2G, 3G e 4G, os clientes podem ter dificuldades para fazer/receber chamadas, acessar a rede de dados e usar outros serviços da Claro.

Telefone

Por telefone também é possível resolver questões relacionadas a falta de sinal. Se você estiver com algum problema, basta ligar para o número do atendimento da Claro.

Através do número 10621 é possível conseguir atendimento relacionado a Claro Residencial. Ou seja, serviços como TV por assinatura, telefone fixo e internet banda larga.

Já o número para atendimentos sobre telefonia móvel ou assuntos relacionados ao celular é o 1052.

Alternativas para testar

Muitas vezes os problemas que causam a falta de sinal são pequenos, pontuais e, até mesmo, inexplicáveis.

Quem nunca presenciou um computador que parou de funcionar e voltou depois de ser reiniciado? Saiba que a mesma coisa pode acontecer com diversos equipamentos eletrônicos.

Então se você quiser fazer testes rápidos para testar as possibilidades, fique a vontade. Dependendo da sorte, pode ser que você consiga resolver a situação mesmo sem entender como.

Claro Celular

Se o problema de sinal for com o seu celular, você pode tentar encerrar todos os aplicativos. Depois que não tiver mais nenhum app funcionando em segundo plano, desligue o celular e ligue novamente.

Se isso não funcionar, você pode tentar repetir o teste com uma modificação. Experimente tirar e recolocar o chip do celular enquanto ele estiver desligado.

Atenção: não recomendamos em hipótese alguma que você sopre ou tente limpar o chip ou o aparelho por dentro. Gotículas de saliva ou de produtos de limpeza podem danificar equipamentos eletrônicos.

Leia também: Minha Claro: conheça a área exclusiva para clientes da Claro

Claro residencial

Se o seu problema for com o sinal de algum serviço Claro Residencial, tente desligar e religar os aparelhos envolvidos. Esse processo é mais efetivo se os aparelhos forem desligados da tomada, ou seja, ficarem sem contato com a eletricidade.

Veja o que desligar em cada serviço:

  • TV – Reinicie tanto a televisão quanto o aparelho de TV da Claro;
  • Telefone fixo – Reinicie o roteador e o aparelho de telefone;
  • Internet banda larga – Reinicie o roteador da Claro, o modem (se tiver) e todos os aparelhos que estiverem sem sinal.

Variedade de serviços

É um desafio manter sinal de celular, TV por assinatura, internet banda larga e telefone fixo funcionando. São muitos serviços diferentes funcionando ao mesmo tempo.

Você tem algum pacote com os serviços residenciais da Claro? Talvez na sua casa a impressão seja de que chega tudo através de um cabo pela parede. Mas a verdade é que cada um dos serviços usa sua própria tecnologia.

Isso sem falar no serviço de telefonia celular que, no nosso país, cresce a cada dia que passa. Antenas estão espalhadas por todas as regiões do Brasil garantindo que os clientes da Claro consigam se comunicar sempre. Isso precisa acontecer enquanto milhares de pessoas se locomovem e, por consequência desse deslocamento, trocam constantemente a antena na qual seus celulares estão conectados. É Claro que a maioria dos clientes não percebe isso acontecendo, mas acontece o tempo todo.

Claro fora do ar

As interrupções no sinal podem ser causadas por uma grande variedade de motivos. Além disso, muitas vezes essas condições estão sujeitas ao azar. Os problemas normalmente são divididos em três categorias de efeitos: naturais, humanos e manutenção.

Efeitos da natureza

Algumas vezes os problemas são causados por efeitos da natureza.

Dependendo da infraestrutura da cidade, até mesmo uma chuva com ventos fortes pode ser o suficiente para derrubar uma árvore em um poste, por exemplo. Se for uma tempestade com raios, pior ainda.

Além de tempestades, chuvas fortes podem causar alagamentos e enchentes. Quando um lugar fica cheio de água é normal que as autoridades cortem a energia da região. Assim, alguns locais podem ficar sem serviço.

Outro problema grave que afeta algumas regiões do país são os incêndios. Quando o fogo se alastra e atinge algum local onde ficam equipamentos, a queda do sinal é inevitável.

Sorte que no Brasil não temos tsunamis, tornados, vulcões, terremotos e não é?

Efeitos humanos

Quedas por consequência de ações humanas também são muito frequentes.

Até os incêndios, mencionados no item anterior como efeito natural, também podem ser causados por humanos, infelizmente. Mas aqui o foco principal é em danos pontuais na estrutura da rede.

Em pequena escala, um exemplo pode ser um funcionário de outra empresa mexendo na rede. Seja por descuido ou incompetência, ele pode acabar mexendo nos equipamentos de forma inadequada.

Já um acidente de carro, por exemplo, é considerado um dano maior. A colisão de um veículo em alta velocidade pode derrubar um poste e afetar toda uma região. E não vamos nem entrar no mérito da perda humana, que é sempre muito maior que qualquer perda material. Infelizmente para todos os envolvidos, esse é um tipo de acidente muito frequente.

Manutenção

De todos os motivos para que aconteça a queda de sinal, a manutenção é o melhor de todos.

Nas manutenções realizadas pela Claro, tudo é planejado. A equipe técnica está preparada, tem o equipamento adequado e vai até o local onde vai acontecer a manutenção. Quando o sinal é cortado para manutenção, significa que ele vai ficar fora do ar pelo menor tempo possível.

Além disso, é com manutenção frequente que a Claro continua prestando um serviço de ponta.

APROVEITE OS DESCONTOS E CONTRATE UM COMBO DA CLARO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui