Os avanços da tecnologia trazem vantagens que impactam a sociedade e a vida das pessoas diariamente. Uma das mudanças mais esperadas atualmente é a chegada e a instalação da rede 5G no Brasil. Diferente das mudanças que as gerações anteriores trouxeram, o 5G pode proporcionar um impacto drástico em contextos que vão muito além do simples uso de um telefone celular. Pensando nisso e nas vantagens que você encontrará na Claro 5G, elaboramos esse texto para explicar melhor como isso funciona.

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE PLANOS DE CELULAR AQUI!

A internet e o tempo

No começo internet era coisa exclusiva de computadores. Com o passar do tempo, celulares começaram a fazer parte do grupo de dispositivos que usufrui de internet. Atualmente já conseguimos assistir a filmes em TVs conectadas, e podemos ver pelas ruas relógios que estão na internet. Mas o avanço não vai parar por aí.

O futuro nos traz novas possibilidades de objetos conectados. Quem não quer um carro na internet, por exemplo? Ele poderia calcular sempre a melhor rota, colocar músicas da sua playlist, tocar mensagens de voz, pesquisar preços de combustível, armazenar endereços mais usados, ver a previsão do tempo, entre diversas outras coisas. Além de carros, o futuro deve chegar com internet para drones, robôs e até eletrodomésticos. É o começo da era da internet das coisas batendo nas nossas portas.

E a internet 5G?

A alta velocidade e a baixa latência são os principais atributos técnicos da rede 5G. Com essas características ela pode chegar a ser cem vezes mais rápida que o 4G.

Por que tão rápido?

Uma curiosidade sobre a implementação da tecnologia 5G é o debate sobre sua real necessidade. Pela primeira vez surge o questionamento sobre as pessoas não precisarem de internet tão rápida. Há quem defenda que é um gasto muito grande com infraestrutura para oferecer ao povo algo que, no fundo, é tão bom que ninguém realmente precisa de tudo isso. De certa forma, só por esse debate existir, podemos ter uma noção de quão boa a rede 5G vai ser.

As gerações anteriores

Você provavelmente já conhece o sinal 3G, que é o mais usado para internet móvel no Brasil. Caso você more em uma cidade com infraestrutura boa, é possível que já conheça muito bem o 4G também. Mas será que você sabe o que esses Gs mudaram conforme foram surgindo?

  • 1G – Essa é a geração de dados móveis que nos apresentou a chamada por voz. O sinal era meio precário, não permitindo muitas ligações ao mesmo tempo. Para piorar, tinha ruídos e interferências, muitas vezes as ligações eram desconectadas involuntariamente.
  • 2G – O sinal digital marca a chegada da segunda geração. As chamadas ficaram consideravelmente melhores, tanto em quantidade quanto em qualidade.
  • 3G – Como já falamos, o 3G é o tipo de sinal mais usado para internet no Brasil. Essa tecnologia foi responsável por difundir a internet para as mãos do povo brasileiro. Muitas cidades até hoje tem apenas até o sinal 3G, não tendo recebido a instalação do 4G. A principal vantagem do 3G foi a possibilidade de troca de arquivos. Foi o 3G que nos permitiu, por exemplo, enviar e receber fotos pelo celular.
  • 4G – A quarta geração é extremamente eficiente e aceita que muitos dados sejam trocados com rapidez. Hoje o 4G é o que melhor existe disponível no Brasil em termos de internet móvel. Se você gosta de assistir vídeos no seu celular, é praticamente impossível pensar em usar alguma outra tecnologia que não seja o 4G.

E o 4.5G?

A tecnologia conhecida como 4.5G merece um parágrafo separado. Isso porque ela não é uma nomenclatura oficial ou formal para um novo tipo de rede nos padrões internacionais. Ela surge da necessidade das pessoas em ter uma internet mais eficiente. Quem tem 4.5G tem um sinal mais rápido e confiável.

Para atender essa demanda, a Claro decidiu melhorar sua rede, se adaptando para o futuro. A rede que chamamos de 4.5G é, tecnicamente, a LTE Advanced, que associa diversas faixas 4G normais e, por aumentar a largura da banda, melhora a qualidade da rede. Assim, enquanto o sinal 5G não chega, os usuários têm algo melhor à disposição.

A rede 5G

Com sua velocidade descomunal, o sinal 5G chega para transformar a internet. Objetos de todo tipo poderão se conectar à internet, fazendo do mundo uma grande rede e revolucionando a vida das pessoas que estiverem conectadas.

Nos países que já começaram a instação da rede 5G, a mudança já é notável. A internet das coisas começa a se tornar realidade e os primeiros dispositivos diferentes (carros, drones, eletrodomésticos) começam a desfrutar da rede.

O futuro do 5G no Brasil

Questões burocráticas precisam ser resolvidas para que a regulamentação do 5G saia do papel. Mas uma coisa é fato: o 5G vem aí! Dando continuidade à sua história como pioneira, a Claro já está se preparando para o 5G também.

Para demonstrar a tecnologia, a Claro transformou o Allianz Parque no primeiro estádio do Brasil conectado para a chegada do 5G.

Claro será a primeira a lançar 5G no Brasil

Ser pioneira em lançamentos é algo natural para a Claro. Muitos anos atrás, a empresa foi a primeira a lançar o 3G no Brasil. Anos depois, também ganhou a corrida seguinte, sendo a primeira a oferecer sinal 4G para os seus usuários.

Em entrevista durante evento de tecnologia, o CEO da Claro afirmou que o mesmo aconteceria com o sinal 5G. Demonstrando tranquilidade e segurança em sua resposta, conseguiu deixar os clientes da Claro eufóricos.

Mas vale lembrar que a operadora oferecer um sinal 5G não é tudo! Os dispositivos precisam ser aptos a receber e usar esse tipo de sinal. No Brasil, por exemplo, a grande maioria dos aparelhos que existem hoje ainda não seriam capazes de desfrutar da rede 5G. Então se você pensa em usufruir desse salto tecnológico, precisa planejar a compra de um aparelho novo.

Presença da Huawei

A Huawei é uma empresa chinesa que fabrica diversos modelos de telefone celular. Ela está particularmente interessada no 5G, pois pode ser um momento de reviravolta no mercado. Seus aparelhos são conhecidos por ter uma boa relação entre custo e benefício.

Essa característica agrada uma grande parcela do mercado, incluindo a grande maioria dos brasileiros. Afinal, quem não quer um aparelho que seja bom e barato?

A Huawei também é responsável por antenas e por outros componentes relacionados a rede 5G. Parte da vantagem econômica que eles têm é por reutilizarem componentes já funcionais em gerações anteriores.

Números

A Huawei hoje lidera em alguns números relevantes no Brasi. Em quantidade de antenas, por exemplo, os chineses foram responsáveis por 70 mil das 86 mil antenas de celular presentes no Brasil. Já no que diz respeito à patentes da tecnologia 5G, a Huawei tem hoje 2500 patentes registradas. Para termos de comparação, vale dizer que a Nokia tem pouco mais da metade: apenas 1500.

Previsão de prazo para o 5G começar

Não é fácil saber exatamente quando o 5G chegará, de fato, no Brasil. Essa questão já teve data definida, mas também já foi adiada algumas vezes. Recentemente, no começo de 2020, aconteceu a mais recente alteração. O 5G, que já teve previsão até para 2019, agora parece ter sido deixado para 2021.

O leilão, que deveria acontecer em março de 2020, foi adiado mais uma vez. Isso porque alguns conselheiros da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não foram capazes de chegar a um acordo. Eles deveriam definir as regras que regem detalhes do leilão. Esse leilão define a participação das operadoras nas faixas de frequência e, também por isso, o assunto é delicado.

Por um lado, existe a vontade de tornar as regras mais maleáveis para que pequenas empresas possam participar. Por outro, a preocupação com a qualidade da instalação dessa rede. A tecnologia 5G é importante demais para deixar na mão de empresas com pouca experiência. Algum erro ou problema na implantação poderia gerar um enorme impacto negativo na telecomunicação nacional.

Enquanto isso não se resolve, grandes empresas como a Claro seguem melhorando e testando suas soluções tecnológicas. E a população segue esperando pela implantação dessa tecnologia revolucionária, torcendo para que a chegada não passe de 2021.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre como a Claro vem se preparando para continuar sendo a melhor empresa de telefonia na era do 5G!
Para seguir se atualizando sobre telefonia e tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui