Você já deve ter pensado em comprar uma TV nova e mais tecnológica, não? A maioria das pessoas já pensou em trocar seu aparelho de televisão alguma vez na vida, é normal. A solução para fazer essa vontade passar pode estar em instalar um Chromecast.

Provavelmente sua TV tem um tamanho bom e até exibe as imagens com uma qualidade considerável, certo? É possível, também, que ela ainda tenha brilho, contraste e nitidez aceitáveis. Ou seja, você até poderia continuar com ela por mais tempo, mas tem um problema: ela não é smart.

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET AQUI!

Sabemos que milhões de famílias do Brasil se encaixam nessa situação. São milhões de sofás de frente para aparelhos que poderiam estar trazendo um benefício melhor.

A solução, por incrível que pareça, pode ser bem mais simples do que trocar a TV. Além de simples, ela também é financeiramente mais viável. É o Chromecast. O único requisito é que a sua TV tenha uma entrada do tipo HDMI.

O que é o Chromecast

O Chromecast nada mais é do que um aparelho que, apesar do seu tamanho pequeno, tem uma importância enorme.

Sabia que o Chormecast é da Google?

Sim, isso mesmo, o Chromecast é da Google. Quem já usa o Google Chrome, famoso navegador da Google, já podia saber essa parte.

E só por ser de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, já vale a atenção. Até porque a gigante americana não costuma dar ponto sem nó. E no caso do Chromecast não é diferente, o sucesso é absoluto.

O que faz o Chromecast

O Chromecast é, na verdade, um excelente intermediador. Ele serve para conectar dispositivos da rede wifi na televisão através da entrada HDMI. Assim, os aparelhos conectados na sua rede podem exibir imagens na TV. Isso inclui tablets, computadores e, obviamente, os celulares.

Requisitos para usar o Chromecast

Como mencionamos, para usar o Chromecast é preciso estar atento a algus requisitos.

  1. Você precisa, obviamente, ter um aparelho Chromecast.
  2. É necessário ter uma conta da Google.
  3. É preciso ter uma TV que tenha pelo menos uma entrada HDMI. Isso porque é através dessa entrada que o Chromecast vai enviar as imagens para a tela.
  4. É necessário ter uma rede wifi configurada. É através dessa rede que outros dispositivos vão encontrar o Chromecast e enviar o sinal. Esse sinal carrega o conteúdo que o aparelho vai enviar para a TV.
  5. Você precisa ter outros aparelhos na rede wifi. Só os aparelhos que dividirem a mesma rede que o Chromecast usa serão capazes de fazer a transmissão.
  6. Os dispositivos que forem se conectar ao Chromecast precisam ter um aplicativo chamado Google Home.

Pronto, atendendo a esses critérios simples, você já estará apto a desfrutar das maravilhas do Chromecast.

Histórico de modelos

A história do Chromecast já vem sendo escrita há alguns bons anos.

O primeiro modelo é datado de julho do ano de 2013. Essa primeira versão já usava a entrada HDMI e a rede wifi e transmitia imagem em resolução 1080p.

A segunda geração veio pouco mais de 2 anos depois, em setembro de 2015. A principal mudança foi aceitar vídeos em 60 fps (frames por segundo). A diferença é que a resolução, para 60 fps deveria ser mais baixa, 720p. Para vídeos em 30 fps a resolução seguia o padrão anterior de 1080p.

A terceira e mais recente geração é de outubro de 2018. Nessa versão finalmente é possível reunir a qualidade do 1080p com 60 fps.

Vale lembrar que cada vez que uma nova geração de Chromecast foi lançada, a anterior foi descontinuada. Isso significa que a Google foca sua energia em vender apenas um modelo de Chromecast por vez.

Chromecast Ultra

Em novembro de 2016 a Google lançou o Chromecast Ultra. Sim, essa versão veio entre a segunda e a terceira geração do aparelho.

O Ultra foi o primeiro modelo de Chromecast a fugir da faixa de preço dos outros. Isso fica fácil de entender quando prestamos atenção nas suas especificações técnicas.

Diferente dos modelos convencionais, o Ultra é capaz de exibir vídeos com resolução de até  2160p. Essa resolução também é conhecida como 4K Ultra HD. Além disso, ele conta com HDR10 (high dynamic range).

Preços

Todas as gerações do Chromecast normal foram lançadas com o mesmo preço. Eles podiam ser encontrados pela bagatela de 35 dólares.

O único modelo de valor diferente, como já mencionamos, é o Chromecast Ultra. Por ser um aparelho de desempenho notavelmente superior, ele custa praticamente o dobro. Se você quiser comprar um, saiba que será preciso desembolsar 69 dólares.

Só pra deixar claro, esses são os preços oficiais de lançamento pela Google nos Estados Unidos. Não necessariamente refletem a realidade no Brasil.

Como fazer a instalação do Chromecast

A instalação do dispositivo é bem mais simples do que parece. O aplicativo é intuitivo e ajuda a guiar os usuários através de todas as etapas do o processo.

Versões dos sistemas operacionais

Como já falamos, os dispositivos móveis precisam ter o aplicativo Google Home instalado. Esse aplicativo tem, como requisito, um sistema operacional “mínimo”.

Para os usuários de Android, a versão deve ser 4.4 ou superior. Já para os usuários da Apple, o iOS deve estar na versão 9.1 ou superior.

Em computadores também existem requisitos. Usuários do sistema operacional da Microsoft precisam ter Windows 7 ou superior. Já os usuários da Apple precisam ter instalado o OS X 10.9 ou superior. Em todos os casos, é necessário ter o navegador Google Chrome instalado.

Etapas da instalação

A instalação é simples e qualquer usuário, mesmo sem conhecimento avançado, é capaz de fazer. Basta seguir as etapas:

  1. Encaixe seu Chromecast na entrada HDMI da sua TV. Provavelmente ela fica na parte de trás, mas também pode ficar na lateral.
  2. Encaixe o fio de alimentação (energia) no Chromecast. Pode ser usando alguma entrada USB da própria TV, ou até mesmo na tomada.
  3. Confira se o dispositivo que vai transmitir está pronto. Ele deve ter o aplicativo Google Home instalado e estar conectado na rede wifi.
  4. Abra o aplicativo e encontre o card do dispositivo (que é o seu Chromecast).
  5. Verifique a conta da Google que você vai usar para se conectar ao Chromecast.
  6. Fique atento ao código que aparece. Você precisará confirmar esse código para identificar a TV no dispositivo transmissor – seu celular, por exemplo.

Pronto, seu Chromecast está instalado e pronto para o uso. Depois disso é só começar a transmitir os vídeos e aproveitar sua TV da melhor maneira possível.

Como transmitir os vídeos para a TV

Transmitir os vídeos de seus dispositivos para a TV também é uma atividade simples. Se o Chromecast estiver devidamente instalado, você não deve encontrar nenhum problema.

Para fazer uma transmissão, confira os seguintes passos:

  1. Escolha o dispositivo que será o transmissor. Pode ser um tablet, um computador, ou um telefone celular.
  2. No dispositivo transmissor, abra algum aplicativo compatível com o Chromecast. Pode ser o Netflix, o Globoplay, o Youtube ou qualquer outro aplicativo de sua preferência.
  3. Com o aplicativo aberto, clique no botão transmitir. Esse botão normalmente tem como ícone um retângulo com um sinal de wifi.
  4. Escolha para onde você quer fazer a transmissão (ou seja, o Chromecast).
  5. Repare que quando você estiver conectado, o botão de transmitir vai ficar com outra cor.
  6. Para encerrar a transmissão, toque no botão transmitir e depois em desconectar.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa para instalar e usar um Chromecast. Não esqueça que o aparelho transmissor também funciona como um tipo de controle remoto. A partir dele você consegue executar várias funções como aumentar ou diminuir o volume, pausar o vídeo, adiantar ou atrasar, e até trocar a legenda (depende da disponibilidade de cada vídeo).

Mais do que vídeos

Além dos vídeos, você também pode usar o Chromecast para transmitir áudios. Pode ser música, audiobook ou podcast, só depende do aplicativo que você usar ser compatível.

Jogos também podem ser transmitidos para a TV. Se você acha que a tela do seu dispositivo transmissor é pequena e está procurando por uma imagem maior, vale a pena fazer o teste e se divertir no conforto do sofá.

GARANTA A MELHOR OPÇÃO DE PLANOS DE CELULAR AQUI!

Esperamos que você tenha entendido como funciona um Chromecast. Assim pode ser possível adiar um pouco a troca da sua TV se ela não for smart. Para seguir se atualizando com novidades sobre tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui