Hoje em dia nossos celulares estão totalmente integrados em nossa rotina. Por isso, muita gente se preocupa quando tem seu aparelho celular roubado ou perdido. E você, se preocupa com isso?

Afinal de contas, caso isso aconteça, muitas informações e contatos podem ficar expostos. O que leva a prejuízos tanto materiais quanto profissionais.

Então, se você está passando por essa situação ou quer saber o que fazer em caso de ter seu aparelho celular roubado ou perdido, neste artigo vamos falar um pouco sobre como recuperar seus contatos e dar dicas de segurança.

Logo, se você nunca teve seu celular roubado ou perdido, você certamente pode se considerar uma pessoa de sorte! De acordo com pesquisas realizadas no país, mais de 64 milhões de cidadãos com mais de 16 anos já foram vítimas desse tipo de crime.

Além do mais, o número parece grande, não é mesmo? Mas se você pensar em quantidades de aparelhos, a cifra chega a valores inimagináveis. No total, mais de 100 milhões de aparelhos celulares já foram roubados ou furtados no Brasil.

Por isso, é importante saber o que fazer quando isso acontecer com você, e como recuperar seus contatos. Afinal de contas, 61% dos brasileiros tiveram o celular roubado pelo menos uma vez; 28% disseram ter sido vítima ao menos duas vezes e 11% por três ou mais vezes, segundo um levantamento da Mobile Time e Opinion Box.

Então, se você chegou até aqui, continue lendo este artigo que vamos te contar de maneira bem fácil como recuperar os seus contatos caso seu celular tenha sido roubado ou até mesmo se você perdeu o aparelho.

Primeiramente, fique tranquilo. Se você teve seu celular roubado ou perdeu o aparelho, você não vai precisar trocar de número. Saiba como aqui.

Tive meu celular roubado ou perdido. O que devo fazer primeiro?

Como vimos até aqui, não é tão incomum que alguém tenha seu aparelho de celular roubado ou perdido. A boa notícia é que na Claro é possível recuperar os seus contatos.

Primeiro, assim que você perceber que seu aparelho de celular foi roubado ou perdido, você precisa fazer o bloqueio do seu número Claro. Dessa maneira seu chip não poderá ser usado por quem efetuou o roubo.

Em resumo, essa é a melhor maneira de se proteger contra a tentativa de golpes usando o seu número de telefone Claro, como, por exemplo, solicitar dinheiro via WhatsApp para seus contatos se passando por você.

Sendo assim, há duas formas para fazer o bloqueio da sua linha Claro: por ligação ou pela internet.

Bloqueio da linha por ligação

A princípio, é muito rápido e fácil pedir o bloqueio por ligação. Siga os três passos abaixo.

  1. Ligue para o Canal de Atendimento Claro, no número 1052;
  2. Você receberá as instruções e deverá selecionar a opção perda ou roubo de celular;
  3. Em seguida, escolha a opção para bloquear seu chip.

Bloqueio de linha pela internet

Assim como o bloqueio por ligação, para solicitar o bloqueio via internet é bastante simples. Basta seguir os passos abaixo e pronto:

  1. Acesse a página da Minha Claro na internet;
  2. Faça o login (é necessário já estar cadastrado);
  3. Em seguida, escolha a opção “serviços”;
  4. Depois, selecione a opção “serviços Claro”;
  5. Logo após, clique no botão “bloquear linha”;
  6. Finalmente, digite o número do celular Claro que deseja solicitar o bloqueio.

Pronto, agora a sua linha claro está bloqueada e ninguém além de você poderá usá-la até que você a recupere.

Logo após a solicitação de bloqueio da linha, é preciso fazer o boletim de ocorrência. Esse procedimento ajuda as autoridades de segurança pública na fiscalização e prevenção de novos delitos na região em que o fato ocorreu.

Além disso, com o registro do B.O., você se previne de possíveis danos decorrentes do uso do seu número de telefone para cometer um crime, por exemplo, porque fica registrado que naquele momento você não estava com o seu celular.

Saiba a melhor forma de salvar seus contatos para recuperá-los caso tenha seu celular perdido ou roubado

Antes de falarmos sobre como recuperar seus contatos, precisamos te explicar quais as melhores formas de armazenar os contatos em sua agenda.

De maneira geral, você pode salvar os seus contatos na memória do aparelho celular, no chip da sua operadora ou na nuvem.

O armazenamento dos contatos no Chip e na memória do telefone pode te limitar na quantidade de contatos que você poderá adicionar. E em caso de comprar outro chip ou aparelho, não será possível recuperá-los.

Sendo assim, recomendamos que você salve os seus contatos sempre no Claro Contatos.

O Claro Contatos é um serviço que armazena todos os contatos do seu Claro Chip no site Claro Ideias e permite incluir, excluir ou alterar seus contatos no celular e no site Claro ideias.

Além disso, com o Claro Contatos você também pode recuperar contatos em caso de perda, roubo ou danificação do Claro Chip.

Como recuperar contatos do IPHONE?

Se você tem um Iphone, a única forma de recuperar os contatos que estavam na memória do aparelho é usando a sincronização do Icloud. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. No aparelho, vá na opção ‘‘Ajustes’’;
  2. Escolha a opção ‘‘Avançado’’;
  3. Em seguida, selecione ‘‘Restaurar Contatos’’;
  4. Finalmente, escolha a versão de backup que quer restaurar.

Se você é cliente Claro, também pode fazer o resgate pelo Claro Contatos.

Para isso, procure o app Claro Chip no seu celular, também pode chamar SIM toolkit e faça os seguintes passos:

  1. Selecione a opção “Claro Contatos”;
  2. Escolha a opção “Sincronizar”;
  3. Neste momento, o app pede para você assinar o serviço;
  4. Para resgatar os contatos, envie a palavra “RESGATAR” para LA35473 e siga as instruções.

Dessa maneira você não precisa mais se preocupar caso perca seu celular!

Como recuperar os contatos do celular com Android?

Se você usa um celular Android, a recuperação de seus contatos pode ser feita pelo seu e-mail. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Vá em “Configurações”;
  2. Selecione “Contas”;
  3. Localize a sua conta Google;
  4. Verifique se a opção “Sincronizar Contatos” está ativada (se não estiver, é uma boa ativar agora);
  5. Para acessar suas sincronizações de contatos, você precisará acessar seu e-mail por um computador;
  6. Assim você encontra todos contatos já sincronizados e salvos. No campo de busca pesquise o(s) contato(s) que quer recuperar.

Viu como é fácil recuperar os seus contatos?

Apesar da facilidade, se você quer salvar os seus contatos com segurança e não ter de se preocupar mais com a possibilidade de perdê-los, recomendamos que você use o Claro Contatos.

Dicas para evitar ter seu aparelho celular roubado ou perdido

Agora que você já sabe que o Claro Contatos é a melhor opção para você salvar os seus contatos, veja algumas dicas de segurança para proteger seu aparelho:

  1. Evite deixar seu celular à mostra na rua ou no transporte público;
  2. Em bares ou restaurantes, não deixe seu celular sobre a mesa, qualquer distração pode fazer com que ele seja roubado;
  3. Busque não atender ligação em vias públicas. Caso precise falar ao telefone, procure um estabelecimento onde você possa entrar e atender a ligação com segurança;
  4. Cuidado ao usar o telefone no carro com os vidros abertos, alguém pode facilmente agarrar seu aparelho e se distanciar rapidamente;
  5. Se for para baladas ou casas noturnas, deixe seu celular na chapelaria;
  6. Não deixe seu celular à mostra no interior do carro ao estacionar;
  7. Faça sempre um backup dos seus arquivos. Assim você previne a perda deles;
  8. Cuidado com fotos e arquivos com conteúdo sexual ou sensível, se o seu aparelho cair em mãos erradas, poderá ter dores de cabeça com isso;
  9. Saiba o número secreto do seu celular (IMEI) digitando *#06# para informá-lo à operadora em caso de roubo ou perda. Dessa forma, ele é bloqueado independente de seu cartão SIM estiver inserido.

Gostou das dicas, fique ligado no nosso Blog para ter acesso a mais conteúdos como este.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui