Comprar um celular para idosos com as funcionalidades mais avançadas do mercado pode ser um grande desperdício de dinheiro e ainda complicar o acesso aos recursos desejados.

Isso porque esse público, em geral, não tem interesse em altos padrões de tecnologia. Pessoas na terceira idade necessitam, principalmente, de funções básicas para estar conectados com o mundo de forma simples, prática e eficiente.

Nos últimos anos o uso de celulares por idosos cresceu muito e as marcas estão ligadas nessa tendência. Por isso, é possível encontrar no mercado diversos modelos de aparelhos ideais para a terceira idade.

Não importa o seu modelo de celular e demanda de conexão, na Claro há opções de combos para todos os públicos.

COMPARE OS PLANOS E ESCOLHA AGORA MESMO A MELHOR OFERTA PARA O SEU CELULAR!

Revolução digital representou um desafio para a terceira idade

As gerações que nasceram antes dos anos 90 acompanharam a maior evolução da história da humanidade em termos de comunicação.

A introdução da informática na vida cotidiana, seguida pelo uso da internet e das tecnologias móveis marcaram um grande salto na forma como nos relacionamos com o mundo e com a sociedade em geral.

Para quem viu de perto toda essa revolução tecnológica ela também representou um grande desafio de adaptação.

Quando toda essa mudança começou quem já tinha mais de 30, 40 anos, e entrou na idade adulta em um mundo completamente diferente, precisou correr contra o tempo e ajustar-se à realidade digital.

Idosos estão cada vez mais conectados no Brasil

Hoje em dia a internet está por todos os lugares e já nem podemos mais imaginar um mundo desconectado.

Está muito enganado, porém, quem pensa que os idosos ficaram parados no tempo e não acompanharam as tendências.

Pesquisa divulgada em 2019 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br) revelou que a terceira idade está mais conectada do que muita gente imagina.

Segundo os números apurados pela instituição, 58% dos idosos entrevistados utilizam aparelhos celulares para navegar na internet. Apenas 8% acessam a rede unicamente através de computadores.

Aumento significativo de acessos a internet com celular para idosos

O mesmo estudo foi realizado em 2015 e naquele momento somente 13% dos idosos haviam utilizado o celular para acessar a internet.

Em 2017 esse percentual subiu para 23% e finalmente em 2019, em apenas dois anos, esse número quase triplicou.

Falta de habilidade e de interesse são obstáculos para idosos

A falta de habilidade com os aparelhos tecnológicos foi citada por 72% dos entrevistados como o maior obstáculo para utilizar recursos tecnológicos.

Por isso, é muito importante escolher um celular para idosos adequado às suas necessidades.

Veja quais foram as dificuldades citadas na pesquisa como impeditivos para o uso mais frequente da tecnologia:

  • Falta de habilidade com os aparelhos – 72%
  • Falta de interesse ou de necessidade de estar conectado a internet – 67%
  • Insegurança e medo de invasão da privacidade – 39%

Hábitos dos idosos navegando na internet

Ligações, SMS e aplicativos de mensagens e redes sociais ainda são as funções da internet mais utilizadas pelos idosos.

Ainda segundo a pesquisa do Cetic.Br, cerca de 28% também realizam compras pela internet e 14% se arriscam a realizar operações mais formais como preenchimento de formulários e pagamentos.

Como escolher um celular para idosos

Diante de todos esses dados o que será mais importante no momento de escolher um celular para idosos? Afinal o que esse aparelho precisa ter de diferente dos smartphones em geral?

Como foi relatado pelos entrevistados no estudo nacional, a dificuldade de operar os aparelhos tecnológicos é o principal obstáculo da terceira idade para navegar na internet.

Por isso, as chaves para escolher um celular para esta faixa etária são: facilidade e simplicidade. Um celular para idosos precisa, antes de tudo, ter design e interface intuitivos.

Quanto mais acessíveis estiverem as principais funções, melhor. Assim será possível navegar e acessar as funcionalidades primordiais com facilidade e eficiência.

A grande diferença desses celulares específicos para o público da terceira idade é que eles adapta os principais recursos do aparelho.

Ou seja, funções como chamadas, mensagens, alarme, áudio, contatos, entre outros, são destacadas pra que o acesso seja fácil e cômodo.

Por outro lado, recursos mais complexos são simplificados e não ocupam um espaço tão importante no aparelho.

Critérios para escolher um modelo

Como estamos lidando com um público que não cresceu mexendo em celulares e na maior parte da vida não precisou desses aparelhos para se comunicar ou trabalhar, é necessário entender os critérios de compra.

Os recursos sofisticados dos smartphones mais modernos, tão requisitados pelos mais jovens, são considerados desnecessários pelos idosos. Além disso, essas funções dificultam o aprendizado e a usabilidade do aparelho.

Sendo assim, citamos alguns dos pontos mais importantes a observar no momento de escolher um celular para idoso.

  • Potência do som alto
  • Ícones grandes na tela
  • Tela simples e compacta com teclado integrado, prefira as opções que não são touch
  • Teclado com identificação clara de números e fáceis de operar
  • Teclas funcionais com opções de atalhos de emergência
  • Design resistente e compacto
  •  Bateria com autonomia de vários dias e carregamento por USB simples
  • Aplicativos básicos conforme a necessidade do usuário
  • Câmera simples sem configurações avançadas

Características de um celular para idosos

Antes de definir qual o modelo de celular comprar é importante traçar o perfil do usuário e entender o nível de habilidade com a tecnologia.

Esse ponto é importante porque a maioria dos aparelhos voltados para o público da terceira idade possui limitações como câmeras bastante básicas e poucos recursos de internet, segurança e privacidade.

Por outro lado, esses modelos oferecem boa autonomia energética, manuseio e uso facilitados e grande resistência contra choques e quedas.

São uma ótima maneira de manter os idosos conectados ao mundo sem abrir mão da tecnologia, mas de maneira adaptada a necessidades específicas.

Melhores modelos de celular para idosos

Como falamos anteriormente, existem algumas opções de modelos de celular no mercado que são mais indicados para idosos.

Esses aparelhos costumam ser econômicos por seus recursos simplificados e atendem muito bem uma demanda básica. Veja alguns desses modelos.

Multilaser Flip Vita P9020

A Multilaser é uma das marcas que investiu em lançar aparelhos para o público da terceira idade. O Flip Vita P9020 é um dos mais indicados, com funcionalidades específicas e ótimo custo-benefício.

O celular tem design compacto com fechamento por flip e telas grandes com números bastante visíveis. Além disso oferece a opção de exibir foto dos contatos para facilitar a identificação na agenda e um recurso de lente de aumento para a leitura de conteúdos.

O aparelho Dual Chip tem ainda botões de atalho para emergências, câmera básica, lanterna, rádio FM.

O acesso a internet tem suporte a 4G e conectividade bluetooth. O Flip Vita pode ser encontrado nas lojas de varejo por aproximadamente R$150.

Celular para idosos Multilaser
Multilaser Flip Vita P9020

Asus Zenfone GO DTV

O telefone Asus Zenfone GO DTV é um celular para idosos que tem um nível um pouco mais avançado de navegação.

Embora seja um smartphone muito similar aos aparelhos deste tipo, tem funções simplificadas e usabilidade intuitiva.

O display de 5 polegadas ajuda na visualização dos conteúdos, porém é uma versão touch. Por isso, é necessário que o usuário se sinto confortável com os comandos por toque de tela.

Com Dual Chip, recursos de acessibilidade destacados e menu fácil, o Zenfone GO DTV ainda oferece rádio FM e TV Digital, além de acesso básico à internet.

Por ser um modelo um pouco mais avançado, este Asus requer mais investimento e custa em torno de R$1 mil.

Celular para idosos Asus
Asus Zenfone Go DTV

Se lidar com os aparelhos de celular é um desafio para os idosos, entender como funcionam a conexão com a internet e a franquia de dados também não é tão simples.

Sendo assim, é importante garantir a contratação de um pacote de internet móvel que atenda perfeitamente as necessidades deste público para que o celular nunca fique sem conexão.

Na Claro você encontra as melhores opções de planos, com diversos tipos de franquias e preços. E ainda garante acesso a melhor internet do país. Confira as opções de combos Claro e contrate agora mesmo a internet ideal para o seu celular!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui