Em tempos de videochamadas, jogos em streaming e trabalho remoto, a câmera dos smartphones ganhou um papel protagonista. Neste contexto usar o celular como webcam no PC ou no notebook pode ser muito útil tanto para uso profissional quanto pessoal.

Isso mesmo, é possível conectar o seu aparelho ao computador e transformá-lo em webcam. A ferramenta é muito útil para quem não tem o acessório no embutido ou precisa fazer imagens com mais mobilidade e flexibilidade.

Neste artigo vamos mostrar como aproveitar essa vantagem que é possível obter com conexão por cabo ou Wi-Fi através de aplicativos e programas próprios para a função. Você não precisa investir em uma webcam para se comunicar por vídeo.

Ter uma internet de qualidade é requisito básico para conseguir utilizar os recursos audiovisuais do computador. Na Claro você encontra os melhores planos de banda larga e 4G e ainda usufrui da conexão mais rápido do país.

ASSINE AQUI UM DOS COMBOS CLARO E APROVEITE O QUE HÁ DE MELHOR EM INTERNET!

Porque pode ser útil usar o celular como webcam nos dias de hoje

Primeiro é preciso entender que a webcam é uma pequena câmera que costuma vir embutida em notebooks ou ainda é vendida separadamente como um periférico que pode ser acoplado ao equipamento.

As câmeras que emitem imagens para o computador em tempo real sempre foram bastante utilizadas para gravações, chamadas e também para monitoramento de ambientes.

Entretanto, com o avanço tecnológico, as redes de internet cada vez mais velozes e a popularização de jogos em streaming e chamadas por vídeo elas ganharam ainda mais importância.

Ainda que o celular funcione para fazer ligações rápidas com vídeo, os games e as reuniões de trabalho costumam ser atividades mais exigentes. Por isso, precisam ser realizadas no computador.

Para isso é fundamental ter uma webcam, item que nem sempre está presente em laptops e que precisa ser comprado separadamente se você utiliza um computador desktop tradicional.

Sendo assim, utilizar o celular como webcam pode ser uma ótima alternativa para quem não quer investir na compra do acessório. Ainda que existam opções de diversos valores no mercado, este pode ser um gasto desnecessário caso você não utilize com tanta frequência.

Como é possível conectar o celular como webcam ao computador

Para usar o celular como webcam, seja no PC ou no notebook, você irá precisar instalar programas. Um no próprio equipamento onde o acessório será conectado e o outro é um aplicativo para o smartphone.

Ademais disso, você poderá optar por fazer a conexão dos dois aparelhos através de um cabo USB ou por Wi-Fi. O processo de instalação é composto por alguns passos, mas é relativamente simples.

A maioria dos programas disponíveis são compatíveis com sistemas operacionais Windows ou Linux. Já entre os apps, há opções para Android na Play Store. Isso garante mais segurança para o dispositivo uma vez que não há a necessidade de uma instalação por página externa.

Passo a passo para instalar o celular como webcam sem fio

Nesta artigo vamos indicar como fazer o processo com um programa que, além de ser um dos mais recomendados pelos especialistas, tem o app disponível na loja Google.

O aplicativo se chama DroidCam Wireless Webcam. Ele possui uma interface bastante simples e intuitiva que não deverá gerar problemas para você fazer a instalação.

Instalando e configurando o aplicativo no celular

Depois de encontrar aplicativo DroidCam Wireless Webcam na Play Store, o primeiro passo é fazer o download e a instalação.

Quando estiver concluída, abra o app e siga as instruções iniciais para entrar no painel principal da plataforma. Serão duas telas nas quais você deve simplesmente prosseguir.

O passo seguinte é muito importante para o processo dar certo. O aplicativo irá pedir acesso à sua câmera para tirar fotos e gravar imagens e áudio. Dê a permissão quando abrir a caixa de diálogo correspondente.

Na etapa seguinte esteja atento pois a plataforma irá exibir o IP do Wi-Fi para acesso sem fio e os dados para acesso à câmera. Guarde essas informações pois elas serão necessário quando você conectar com o programa instalado no computador.

Leia ainda – Celulares com boa bateria: veja quais são os 6 melhores do mercado

Configurações adicionais

Depois de tudo, quando estiver na página inicial do app é possível configurar alguns detalhes opcionais. Você poderá definir uma senha e prioridades sobre compartilhamento e consumo da bateria.

Para acessar as configurações basta clicar no ícone com três pontos verticais no canto superior direito da tela inicial. Neste menu você encontrá as opções de gerenciamento.

Preparando o computador para conectar o celular como webcam

Quando seu smartphone já estiver com o aplicativo instalado e pronto para usar, começa a etapa de preparar o computador para receber a conexão do celular como webcam sem fio.

Assim como foi feito o dispositivo móvel, o primeiro que você deve fazer no PC ou notebook é baixar o programa DroidCam Wireless Webcam para Windows. A instalação é rápida e acontece de forma padrão, como qualquer programa de computador.

A etapa seguinte é abrir o aplicativo nos dois aparelhos simultaneamente. Com isso feito, no computador você uma janela onde pede o Device IP informe neste local o número que aparece no app do celular.

Se quiser que a câmera também tenha áudio, ao lado do campo onde deve informar o IP marque a caixa de seleção correspondente.

Para finalizar aperte Start e observe que a imagem feita pela câmera do celular irá aparecer nos dois aplicativos.

Utilizando a imagem do smartphone em programas de vídeo

Concluída a instalação do seu celular como webcam no PC ou notebook será possível utilizar a imagem da câmera nas plataformas com vídeo como jogos, Youtube, Skype, entre outros.

Para isso, abra o programa no qual deseja realizar a videochamada ou transmissão por streaming. Vá até as configurações de vídeo e selecione a DroidCam como entrada de câmera padrão.

No caso das plataformas que abrem no navegador, é necessário configurar as definições do programa que você utiliza para acessar a página na internet. Estas definições estão dentro do menu de configurações no navegador.

Veja também: 4 aplicativos para editar vídeos 

Conexão ao computador com cabo USB

É aconselhável que você primeiro tente realizar a conexão sem fio do celular como webcam ao computador. Isso porque o processo realizado por USB, ademais de necessitar de um cabo e limitar a mobilidade, demanda um trabalho mais técnico de configuração.

A transmissão das imagens e áudio câmera do celular para o PC ou notebook via cabo USB é um pouco mais complexa.

O processo inicial é o mesmo, de instalação do programa nos dois equipamento. Entretanto, será necessário realizar configurações avançadas no sistema de ambos.

Se você não tiver outra alternativa que conectar via UBS, procure um tutorial completo na internet. Ou, ainda, busque ajuda de algum amigo que esteja familiarizado com esse tipo de instalação.

Agora que você já sabe que o seu celular pode ser uma ótima webcam para as suas chamadas por vídeo ou para aproveitar a melhor experiências dos seus jogos em streaming, escolha uma internet que que dê conta dessa demanda.

CONTRATE AGORA MESMO UM DOS PLANOS CLARO E FAÇA VÍDEOS SEM TRAVAR COM A MELHOR VELOCIDADE E QUALIDADE DE CONEXÃO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui