Talvez você não saiba, mas é possível usar o seu celular como controle remoto de televisão. Isso mesmo. Esse dispositivo móvel que tomou conta do dia a dia de grande parte da população mundial não deixa de ganhar recursos que facilitam a nossa vida.

Além de servir como telefone, agenda, calendário, computador portátil, entre tantas outras utilidades, os smartphones também ganham constantemente novas funções inusitadas.

Grande parte dessas novas utilidades são possíveis graças ao desenvolvimento de aplicativos. Neste artigo vamos falar sobre alguns desses apps que permitem enviar comandos a sua smart TV de forma simples e prática.

Ainda que as ferramentas dos celulares sejam cada vez mais amplas e úteis, a usabilidade desses recursos fica muito limitado sem internet. Por isso, é imprescindível que o seu aparelho sempre tenha uma conexão de qualidade.

ASSINE AQUI UM COMBO CLARO E TENHA NO SEU CELULAR A INTERNET 4G MAIS RÁPIDA DO PAÍS!

Na Claro você encontro combos diversificados que atendem todos os perfis de usuário. Não importa o quanto usa a internet, com certeza no nosso site você vai encontrar um plano perfeito para você.

Usar o celular como controle remoto é uma opção prática para o dia a dia

Antigamente quando alguém perdia o controle remoto da televisão ou o acessório estragava, era preciso procurar uma casa de eletrônicos para comprar um controle universal que substituiria a peça.

Quem viveu esse tempo sabe que não era uma tarefa simples. Afinal, nem sempre os modelos de TV eram compatíveis com os acessórios disponíveis no mercado. Ademais disso, os universais não eram tão eficientes e duráveis quanto os controles originais.

A tecnologia acabou com esse problema. Hoje em dia com um simples aplicativo de celular é possível resolver o problema.

Com essas plataformas você é capaz de seguir realizando todos os comandos da sua smart TV diretamente pelo dispositivo móvel.

Como funciona o comando da televisão através do celular

Para usar o seu celular como controle remoto existem algumas possibilidades e diversos aplicativos.

A maneira mais ampla e fácil é através de sensor infravermelho (IR). No entanto, para isso é necessário que o seu aparelho tenha esse recurso.

O infravermelho é um desses sensores que alguns modelos de celular oferecem e muitas vezes não sabes bem para o que servem.

Ele basicamente possibilita que o smartphone se conecte com outros aparelhos sem a necessidade de internet ou Bluetooth.

Para descobrir se o seu celular possui esse recurso basta consultar o manual de instruções. Caso não tenha esta opção, procure pelo modelo do seu aparelho na internet.

Aplicativos para usar o celular como controle remoto com sensor infravermelho

O recurso de infravermelho para utilizar o celular como controle remeto possibilita que você se conecte não apenas com a televisão.

Com ele também é possível enviar comandos a outros aparelhos eletrônicos como videogames e transmissores.

Para isso há algumas opções de aplicativos que funcionam na maioria dos celulares. Se o seu aparelho possui o sensor IR baixe algumas das sugestões e faça testes.

Será necessário encontrar a opção mais adequada para o seu smartphone. Alguns oferecem ferramentas avançadas como a personalização do controle de cada dispositivo que receberá os comandos.

Confira alguns dos apps mais utilizados para controle remeto por infravermelho:

  • AnyMote Universal Remote
  • IR Universal TV Remote
  • ASmart Remote IR
  • Mi Remote

Celular como controle remoto utilizando a conexão com a internet

Se o seu celular não possui sensor infravermelho fique tranquilo. Ainda assim é possível usar o aparelho como controle remoto, principalmente na sua smart TV.

Para isso será necessário utilizar a rede Wi-Fi e conectar os aparelhos. Depois de ter acesso a internet basta baixar um aplicativo que ative a função de controle remoto.

Leia também: Saiba como ter muito mais internet no celular e até 10 vezes mais rápido

Apps transformam o celular em controle remoto universal

Entre as opções de apps mais populares aparecem algumas de controle universal, como no caso do sensor IR.

No entanto, as próprias marcas de televisão vem oferecendo plataformas específicas para os seus aparelhos e são uma ótima alternativa.

Veja algumas opções de aplicativos para transformar o seu celular em um controle remoto universal, simples e prático.

Easy Universal TV Remote

O Easy Universal TV Remote está disponível para aparelhos com sistema operacional Android. Porém, tenha em conta que o download deve ser feito via APK pelo próprio site da desenvolvedora e não pela Play Store.

Esta plataforma gratuita é compatível com inúmeras marcas do mercado como Panasonic, LG, Sony, Samsung e Philips. A interface é bastante simples e intuitiva.

AnyMote Universal Remote +WiFi

Este aplicativo é um dos mais populares entre as opções que transformam os celulares em controle remoto. Além de suas funções serem úteis, possui um design fácil e compatibilidade com as principais marcas de TV.

O AnyMote Universal Remote +WiFi pode ser baixado gratuitamente pela Play Store e não é compatível com iOS, somente com sistema operacional Android.

ZaZa Remote

O ZaZa Remote é um pouco diferente dos aplicativos anteriores porque além de habilitar o celular como controle remoto oferece outras funções interessantes.

Ele permite conectar o smartphone com diversos equipamentos eletrônicos. Desta forma é possível emitir comandos, por exemplo, para o aparelho de ar-condicionado, projetores e luminárias.

Para funcionar é necessário que o modelo do seu celular cumpra alguns requisitos. O app é gratuito para download na Play Store.

Peel TV Guide

Esta plataforma é outra que foge do básico e garante ferramentas interessantes, além da função de controle universal. Ele é gratuito e está disponível na loja de apps do Google.

Com o Peel TV Guide você tem uma experiência mais interativa. Por exemplo, o app sugere dicas de programas similares aos que você está costuma com base na suas preferências.

Marcas de smart TV oferecem apps para controle por dispositivos móveis

Como comentamos anteriormente, algumas marcas de smart TVs decidiram oferecer um diferencial ao seu público. Para isso desenvolveram os seus próprios aplicativos que transformam o dispositivo móvel em controle remoto.

Confira alguns exemplos.

TV Samsung Remote Control

O download do app da Samsung está disponível na Play Store e garante que o usuário tenha o controle total dos televidores da marca diretamente no seu celular.

Compatível com praticamente todos os modelos Samsung, ele permite executar funções básicas como controle do volume, troca de canais e acesso a menus.

O design imita o controle original o que o torna bastante simples de usar. A plataforma está disponível gratuitamente na Play Store.

Veja ainda: Plano de dados Claro: como saber qual o melhor pra mim?

LG TV Remote

Outro app que segue a linha de reproduzir o controle remoto original é o oficial da LG. O download gratuito pode ser feito diretamente na loja de aplicativos do Android.

A plataforma permite aceder a praticamente todas as funções dos televidores da marca. A compatibilidade, no entanto, acontece somente com aparelhos fabricados a partir de 2012.

Philips My Remote

Através de Wi-Fi o Philips My Remote consegue mapear todas as TVs smart ao alcance do celular e configurar os comandos. Ele está disponível sem custos na Play Store.

O aplicativo permite realizar todas as funções básicas dos televisores e ainda fornece na tela do celular informações sobre a grade de programação.

Ademais de usar o seu celular como controle remoto, você quer aproveitar o máximo de suas funcionalidades e recurso? Para isso é essencial ter uma internet de qualidade.

Com a Claro você terá os melhores planos de internet móvel e banda larga e inúmeros recursos exclusivos para dispositivos móveis.

APROVEITE AGORA MESMO AS OFERTAS CLARO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui