Escolher entre internet a cabo ou wifi é uma decisão que passa diretamente pelo tipo de necessidade do usuário. Com o aumento de dispositivos móveis no mercado, o uso da internet sem fio cresceu exponencialmente nos últimos tempos. Porém, há muitas funções que demandam o cabeamento.

A implantação de redes wifi mais velozes e eficientes melhorou muito a qualidade deste tipo de serviço. Por outro lado, a internet a cabo segue oferecendo mais estabilidade e segurança.

Definir qual tipo de conexão é mais adequada para cada caso passa diretamente pelo entendimento de como funcionam essas redes. Neste artigo vamos te ajudar a compreender a diferença e a escolher a melhor alternativa para a sua necessidade.

Além disso, escolher um provedor de internet que oferece a melhor qualidade de rede é determinante para ter um serviço eficiente de verdade.

NA CLARO VOCÊ ENCONTRA PLANOS DIVERSIFICADOS COM A MELHOR INTERNET BANDA LARGA DO PAÍS. ASSINE AQUI!

Quais são as diferenças entre internet a cabo ou wifi

Ainda que uma mesma rede oferece as conexões a cabo ou wifi, essas duas tecnologias funcionam de maneiras muito diferentes. Devido a isso, apresentam características e particularidades específicas. Vamos entender cada uma delas.

Conexões por cabeamento

Cabo coaxial, também chamado de cabo trançado, é o objeto que dá nome a esta conexão por ser o principal responsável pela transmissão deste tipo de internet. É com ele que as operadoras formam a rede física que atravessa as cidades para levar o sinal de um ponto a outro.

Este condutor não é o mesmo que liga a rede ao seu computador, são tipos de cabos diferentes que formam uma mesma rede. O cabo coaxial também é utilizado na transmissão da maioria das TVs por assinatura.

Ou seja, a conexão a cabo é a responsável por transmitir o sinal da internet banda larga. Independente do tipo de receptor utilizado na residência ou empresa ao qual será instalada.

Tipos de internet a cabo

A internet a cabo pode ser composta por diferentes tipos de tecnologia. No Brasil, as mais comuns são por cabo trançado ou cabo coaxial, que também conduzem os sinais de telefone fixo e TV por assinatura. Na maioria das cidades brasileiras representam a principal rede instalada.

Confira as estruturas de internet a cabo mais utilizadas atualmente:

  • Cabo trançado – é o mesmo tipo de condutor usado nas redes de telefonia fixa. Por ser o modelo mais utilizado no país, costuma apresentar um bom custo-benefício.
  • Cabo coaxial – também muito utilizado por ser responsável pela condução dos sinais de TV paga. Possui excelente transmissão de dados e absorção de ruídos.
  • Fibra óptica – modelo menos utilizado no país devo ao alto custo de infraestrutura e instalação. Apresenta melhor transmissão de dados e estabilidade.

Leia também: Escolha o plano de telefone e internet mais adequado para você

Como funciona a internet wifi

O sinal wifi pode ser emitido por qualquer rede de internet independente do tipo de conexão. Isso porque os grandes responsáveis por essa tecnologia são o modem e o roteador.

A conexão wifi, assim como qualquer aparelho sem fio, funciona com o mesmo princípio de ondas de rádio. A grande diferença na internet deste tipo está na frequência de transmissão.

De forma prática, o roteador transforma o sinal da internet por cabo em ondas de rádio para que vire wifi e seja captado pelo aparelho receptor. É requisito básico que este equipamento que irá receber a conexão esteja dentro da área de abrangência do roteador.

Tipos de frequência wifi

A internet wifi tem como padrão de protocolo o 802.11 que ainda pode ser de dois tipos. O 802.11g funciona com 2.5GHz e 802.11n possui mais velocidade operando a uma frequência de 5GHz.

Sendo assim, a banda de internet sem fio pode variar entre padrões de 2.5GHz e 5GHz conforme a necessidade de transmissão de dados da rede. Dentro desses dois extremos existem ainda outros variações técnicas que acontecem conforme a banda de internet.

Veja ainda: 4 motivos para não compartilhar internet

É melhor escolher navegar com internet a cabo ou wifi?

Como mencionamos no início, a escolha por navegar na internet através da conexão de internet a cabo ou wifi depende muito do tipo de tarefas que você executa online.

Atualmente com tantas plataformas de vídeos, músicas e jogos em streaming a necessidade por velocidade, eficiência e estabilidade é grande. Em geral, a redes de internet wifi atendem bem às demandas nos celulares.

Por outro lado, no computador se existe a opção de conexão por cabo, a experiência de navegação será mais estável, segura e efetiva.

Alguns pontos relevantes que você deve avaliar nesta escolha são:

  • Estabilidade e latência
  • Velocidade de download e upload
  • Protocolos de segurança

Para entender melhor as diferenças entre internet a cabo ou wifi vamos falar das vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Vantagens e desvantagens para decidir navegar com a internet a cabo ou wifi

A internet a cabo possui a estabilidade de conexão como uma das suas principais vantagens. Isso porque o sinal é enviado diretamente de um aparelho ao outro, sem a interferência de possíveis ruídos.

Ademais, a velocidade de transferência neste tipo de rede costuma ser mais próxima ao limite máximo se comparada com a conexão por wifi.

Essas particularidades fazem da internet por cabo mais eficiente para tarefas exigentes como a transferência de arquivos em alta qualidade e os serviços de streaming e games, por exemplo.

No que diz respeito à segurança, a conexão via cabo também leva vantagem uma vez que o acesso é feito através de uma conexão física. Enquanto o wifi necessita apenas de uma senha para entrar na rede.

Flexibilidade com a conexão sem fio

Por outro lado, a praticidade e flexibilidade das redes wifi fazem desse tipo de conexão a ideal para dispositivos móveis.

A internet sem fio permite a conexão de vários aparelhos ao mesmo tempo de forma prática e garante mobilidade em qualquer situação.

Quanto a infraestrutura e instalação, a internet wifi apresenta vantagem. A rede via cabo precisa de uma infraestrutura com espaço para que o condutor chegue até o equipamento e o mantém preso a um ponto fixo.

Já a rede sem fio não reques nem um grande aparato físico, além do modem e do roteador. Esses equipamentos sim estarão fixos e garantirão o acesso à rede dentro do espaço de abrangência do sinal.

Por isso, quando optar por usar a internet wifi não poupe nesses equipamentos. Escolha um modem e um roteador de qualidade. Com especificações técnicas robustas e que atenda adequadamente a sua necessidade.

Independente da sua escolha, essencial é contratar uma internet como a da Claro que tem os clientes mais satisfeitos do país, segundo pesquisa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

CONTRATE AGORA MESMO UM DOS COMBOS CLARO E COMPROVE!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui