Os hábitos dos seres humanos passam cada vez mais pelos aparelhos eletrônicos. Smartphones e tablets centralizam um número maior de funções, inclusive deixando obsoletos dispositivos dedicados, tais como MP3 Player, câmera digital e GPS. Nesse movimento de digitalização, tem app para tudo, inclusive também ganha espaço o aplicativo para ler livros.

Trata-se de uma plataforma que permite ao usuário ler livros em seus dispositivos com facilidade, inclusive tendo acesso à sua própria biblioteca virtual. A ferramenta é uma alternativa a quem não conta com um e-reader, o qual conta com algumas tecnologias que o aproximam mais da experiência da leitura de livros físicos.

Caso você conte com um, a situação é ainda mais facilitada. Nesse caso, você pode fazer uso da sua conta de maneira multiplataforma. Ou seja, pode começar sua leitura no leitor digital, continuá-la no tablet e terminá-la no smartphone. Onde melhor convier.

A proposta do aplicativo, inclusive quando instalado em e-readers, não parece ser ambiciosa o suficiente para substituir o livro físico por completo. Tanto bibliotecas quanto livrarias e conveniências em aeroportos ainda funcionam com constância.

A vantagem mais direta, sem dúvida, é que há muita leitura disponível gratuitamente, promovendo economia ao seu bolso. Se você for fã de clássicos, então, as obras que já se tornaram de domínio público abundam por aí. Além disso, há também plataformas que disponibilizam alguma leitura em PDF, mas é preciso procurar.

Quer um aplicativo para ler livros? Então, confira nossa lista com 5 opções que tem se destacado no segmento.

CONTRATE UM COMBO CLARO AGORA MESMO E TENHA O 4G MAIS RÁPIDO DO BRASIL NO SEU CELULAR! 

Leia também: Qual é o melhor plano de internet móvel da Claro?

5 opções de aplicativo para ler livros

O aplicativo para ler livros, apesar de não ser a preferência quando o assunto é leitura, conta com suas vantagens em relação ao livro físico.

A primeira delas é obviamente o fato de se pode ter uma biblioteca à disposição sem ocupar espaço algum. Depois, os ajustes de leitura são um recurso bem interessante. É possível, por exemplo, escolher a fonte, seu tamanho, sua diagramação na “página”, entre outros.

Além disso, tradicionalmente é possível contar com dicionários, tradutores, bloco de notas, e muitas outras funções. Ou seja, tem um leque bem interessante de recursos!

1. Amazon Kindle

aplicativo para ler livros

Quando o assunto são os livros digitais, a maior referência é a marca Kindle, da Amazon. O leitor digital da empresa é uma das lideranças do segmento, mas agora há também a possibilidade de os adeptos da marca usufruírem do aplicativo para ler livros.

A aplicação pode ser baixada tanto no sistema operacional Android quanto no iOS, estando disponível para praticamente todos os dispositivos móveis. Além disso, conta com uma vantagem notória, que é o fato de a Amazon conter um dos maiores catálogos de títulos do mercado.

Nela, é possível ler o o primeiro capítulo de muitas obras para checar se a leitura é do seu estilo. Se gostar, você finaliza a compra.

Kindle Unlimited aplicativo para ler livros

A Amazon conta com um recurso bastante interessante de assinatura mensal para leitores assíduos. O modelo de negócios é parecido com uma Netflix da vida, na qual o usuário para uma mensalidade e tem direito à biblioteca da Amazon com mais de um milhão de títulos.

Ou seja, basta escolher um livro, baixar e lê-lo. Depois, passar ao próximo, sendo que não há cobrança mesmo por lançamentos do portfólio.

Atualmente, o serviço custa em torno de R$ 20 mensais, o que representa um excelente custo-benefício para quem compra pelo menos um livro ao mês.

2. Kobo aplicativo para ler livros

kobo aplicativo para ler livros

Um aplicativo para ler livros que está presente no mundo todo é o Kobo. Oriundo de um leitor digital, a marca já teve uma parceria no Brasil com a livraria Cultura. Apesar de ela não funcionar mais para a venda do aparelho, os livros digitais comprados pela Cultura seguem podendo ser acessados diretamente nessa aplicação.

A loja virtual, então, conta com mais de 4 milhões de títulos, sendo uma das mais completas do segmento.

O app Kobo conta com um formato ligeiramente inovador, permitindo a integração do seu círculo social à sua leitura. Desse modo, você pode compartilhar citações, trechos de livros e comentários com quem quiser. Também é possível ter acesso a sugestões e recomendações de outros usuários.

O aplicativo é gratuito, sendo que a sincronização pode ser feita no modo multiplataforma. Ou seja, se você lê no e-reader, no tablet ou no celular, poderá manter atualizadas as suas porcentagens de leitura sincronicamente em todos eles. E, claro, pode adquirir novas obras diretamente na sua interface.

Leia mais: Aplicativos da Claro: 8 apps para ajudar no Enem e vestibulares

3. Aldiko Book Reader aplicativo para ler livros

O Aldiko é outra referência no segmento, sendo que agora (a partir de 2018) está disponível tanto para Android quanto para iOS. Na sua biblioteca gratuita, é possível ter acesso a inúmeras obras de domínio público, em diversas línguas, e ainda ter acesso a uma biblioteca bem completa.

Assim como nas outras referências, os ajustes de leitura também estão presentes. Assim, é possível personalizar os formatos de texto, as configurações de tela, os ajustes de iluminação, tudo para a leitura mais cômoda para o seu perfil de leitor.

A versão gratuita é bastante avantajada, mas a experiência completa só pode ser alcançada com o pagamento da assinatura premium. Nela, há ofertas e ferramentas exclusivas.

4. Google Play Livros

Quando o assunto são soluções digitais, o Google é, provavelmente, umas das marcas mais citadas no ramo. A gigante também participa do movimento de digitalização da leitura, e sua ferramenta é chamada de Google Play Livros.

Seu maior atrativo é a grande quantidade de obras disponibilizadas gratuitamente a seu usuário. Além disso, a lista é constantemente atualizada, o que garante que não faltarão leituras aos usuários do app.

Os títulos selecionados são organizados em uma biblioteca pessoal, conforme necessidade ou preferência, e ainda podem ser acessados offline, o que garante o entretenimento mesmo quando se está longe da internet.

Como recursos da ferramenta, chama a atenção a navegação inteligente e intuitiva, além das configurações para ajuste do texto. Com elas, é possível fazer marcações em páginas, buscas no dicionário, traduções, entre muitas outras.

A única parte chata é que o app não está disponível para usuários do sistema iOS, ainda que muitas das soluções do Google estejam. É esperar pra ver, pois em breve deve haver alguma atualização nesse sentido.

5. Moon+ Reader: o aplicativo para ler livros em formatos variados

aplicativo para ler livros

Uma das questões que precisa ser avaliada quando você busca por um aplicativo para ler livros é o formato aceito para download. Ou seja, pode ser que você adquira livros diretamente na loja do app, o que torna essa preocupação desnecessária. Porém, pode ser que você queira baixar seus livros diretamente de onde conseguir, sem pagar nada por eles, e aí essa preocupação é válida.

Apesar de as referências citadas acima terem seus procedimentos próprios para aceite de novas inserções, o Moon+ Reader é aquele que melhor se adapta aos diversos formatos que podem ser encontrados por aí. Isso, pois ele aceita basicamente qualquer tipo de arquivo: TXT, HTML, ePUB, PDF, MOBI, UMD, FB2, CHM, CBR, CBZ, RAR, ZIP e OPDS. Ou seja, basicamente tudo.

Além disso, suas funções de leitura são bastante abrangentes, o que permite ajustes de brilho, marcadores, tamanho de fonte, tradução, espaçamento, dicionário inclusive offline, além de outros. Uma função que merece destaque é a de compartilhamento rápido, a qual facilita a vida de quem quer enviar uma obra para um amigo.

Apesar de parecer as mil maravilhas, tais maravilhas têm um preço, que praticamente dobrou recentemente: são R$ 36 para contar com a versão premium. Ainda assim, a versão gratuita dá conta das necessidades de um leitor não-voraz. Outro infortúnio é o fato de ele só estar disponível para aparelhos Android. Snif, Apple!

Leia mais: Como fazer transferência pelo Pix com apenas alguns passos

ASSINE AQUI UM DOS PLANOS CLARO E TENHA TODAS AS VANTAGENS DA OPERADORA NO SEU CELULAR!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui