Ter o melhor antivírus para Android instalado no seu celular é fundamental para manter a segurança do aparelho. Além de garantir que seus dados pessoas e arquivos não sejam roubados e extraviados.

Muita gente pensa que ter o sistema atacado por invasores é um problema exclusivo dos computadores pessoais. Entretanto, o seu smartphone pode ser tão vulnerável quanto qualquer PC se você não tomar as medidas necessárias para protegê-lo.

Neste artigo vamos explicar porque você deve instalar um antivírus no seu celular Android se ainda não tem um. Também vamos mostrar quais são as opções gratuitas mais eficientes do mercado.

Quer ter a melhor internet móvel no seu celular? A Claro oferece combos perfeitos para todas as suas necessidades.

ASSINE AQUI UM DOS PLANOS CLARO E NAVEGUE COM A INTERNET MAIS RÁPIDA DO PAÍS.

Por que é necessário ter um antivírus para Android?

O sistema operacional Android é o mais utilizado em todo o mundo e está presente em pelo menos 70% dos smartphones vendidos ao redor do globo.

Principal concorrente do sistema operacional iOS, que roda exclusivamente em aparelhos Apple, o Android caiu no gosto do publico e ganhou popularidade rapidamente. Tanto que a maioria das principais fabricantes de celulares adotou este software.

A grande aceitação do público e a popularização do Android acabou chamando a atenção dos criminosos do mundo virtual.

Com isso, os aparelhos com este sistema viraram um dos principais alvos de golpes em dispositivos móveis através de pragas digitais como vírus, spyware, malware e adware.

Diante deste cenário, é importante buscar informação e procurar formas de manter o seu sistema o mais protegido possível.

Especialistas dividem opiniões sobre o uso de antivírus para Android

A necessidade de tomar medidas para proteger o sistema dos celulares com Android é evidente. Porém, especialistas ainda divergem em suas opiniões sobre o uso de programas externos para realizar essa proteção.

Isso porque o próprio Google, responsável pelo sistema operacional, possui uma política de atualização constante que visa a proteção do software.

Ou seja, existe uma equipe de desenvolvedores trabalhando dentro da empresa exclusivamente para mapear e combater esse tipo de invasão ao seu sistema.

Sendo assim, há diversos especialistas em tecnologia que afirmam ser desnecessário instalar programas externos como ferramenta de segurança.

Por outro lado, há profissionais que afirmam não ser suficiente confiar somente neste tipo de proteção nativa do sistema.

Esta corrente argumenta que o tempo de rastreamento e atualização do Android pelo Google pode deixar uma brechá para invasores. Principalmente se o usuário não mantém seu aparelho atualizado.

Independente de você optar por instalar um antivírus para Android ou não, uma questão é crucial, você precisa manter o seu sistema operacional atualizado se quiser estar realmente seguro.

Antivírus para Android pode ser a melhor proteção em modelos de aparelhos mais antigos

Uma das grandes falhas do Android está na incapacidade de oferecer atualizações de segurança para modelos de aparelhos mais antigos ou de baixo custo.

Tenha em mente que a proteção nativa do sistema é o primeiro passo para manter a segurança dos seus dados. Então, se não é possível garantir esta medida, é necessário buscar outra alternativa.

Desta forma, se o seu aparelho já não recebe mais atualizações do sistema operacional, a instalação de um antivírus é uma opção indispensável.

Como um vírus pode atacar o seu sistema operacional Android

Invadir um sistema de computador ou celular não é simples. Entretanto, há desenvolvedores mal intencionados que se especializam nisso.

Com muito empenho eles acabam realmente conseguindo encontrar formas de burlar os sistemas nativos de segurança dos softwares e acessar o aparelho.

Invasão através da aplicativos que parecem inofensivos e os antivírus para Android

Uma das maneiras mais comuns de invasão por vírus em celulares é através da instalação de aplicativos.

Aparentemente eles parecem plataformas comuns, como qualquer outra que você tem no seu smartphone. Entretanto os apps falsos são a maior ameaça do sistema.

Ainda que o Google também trabalhe intensamente em restringir apps que possam representar riscos, é possível que algum programa deste tipo seja disponibilizada na Play Store.

Tanto é que, segundo dados da própria empresa, em 2017 cerca de 700 mil aplicativos suspeitos foram banidos da loja.

Ou seja, os criminosos conseguiram entrar no catálogo, ainda que tenham sido detectados posteriormente.

Instalação de aplicativos em páginas e lojas não oficiais de apps

Se dentro da loja oficial de aplicativos do Google pode haver risco de instalação de uma plataforma contaminada com vírus, em páginas não oficiais o risco é ainda maior.

Por isso, manter-se longe da instalação de qualquer programa que não seja através da Play Store é uma prática de segurança importante. Este cuidado irá evitar que o seu sistema seja exposto sem passar por qualquer protocolo de segurança.

Nestes casos em que o usuário opta por instalar um app em páginas não oficiais e abre mão da proteção nativa do sistema Google, é fundamental ter um bom antivírus para Android.

Os 5 melhores antivírus para Android

Você provavelmente já entendeu como funciona a segurança nativa do sistema Android e os riscos que o seu celular pode correr sem a devida proteção.

Em seguida, listamos cinco antivírus gratuitos para Android para te ajudar a escolher caso você opte por utilizar um desses programas no seu aparelho. Confira!

Sophos Mobile Security

Este é um dos antivírus para Android em maior destaque atualmente. O Sophos Mobile Security apresentou excelente desempenho em testes realizados por laboratórios da Europa especializados em segurança para dispositivos móveis.

Além de ser um aplicativo de proteção e autenticação, ele possui assistentes de privacidade e segurança. Também são disponibilizados ao usuário recursos de navegação segura, filtragem de chamadas e mensagens indesejadas e sistema anti-roubo.

McAfee Mobile Security

O McAfee Mobile Security é uma das marcas de antivírus mais populares no mundo e apresente excelente usabilidade e desempenho em celulares.

Entre os principais recursos estão o sistema anti-roubo, o bloquei de chamadas e mensagens, o controle dos pais e a opção de gravar dados pessoas em cartões de memória ou na nuvem.

Outras opções avançadas também são atrativas como o otimizador de bateria, o bloqueio de aplicativos e a verificação de privacidade.

CONFIRA AS OFERTAS CLAROS E CONTRATE UM COMBO PERFEITO PARA VOCÊ!

Kaspersky Lab

O Kaspersky Lab se tornou uma das ferramentas de antivírus para celular mais populares entre os usuários.

A boa aceitação do público se dá principalmente porque a plataforma não sobrecarregar o desempenho do sistema. Isso porque utiliza pouca memória RAM e não afeta significativamente o consumo de bateia.

Os recursos muito avançados também justificam a sua popularidade. Entre eles se destacam a navegação segura com proteção anti-phishing e a localização e limpeza remotos.

AVG AntiVirus

Este é outro antivírus velho conhecido do público desde os tempos que a segurança era uma preocupação somente para usuários de computadores.

O software soube acompanhar os avanços tecnológicos e a sua versão mobile entrou na lista de boas opções de antivírus para Android.

Ele oferece gratuitamente recursos anti-roubo, backup de dados pessoais, bloqueio de mensagens e chamadas, navegação segura, entre outros.

Bitdefender Mobile Security

O Bitdefender Mobile Security é mais uma boa alternativa gratuita para proteger o seu celular. Ele oferece recursos avançados de proteção sem comprometer o desempenho e bateria do aparelho.

Entre as ferramentas mais úteis a plataforma oferece proteção para navegação na internet com anti-pishing, localização e limpeza de arquivos e proteção para roubos com bloqueio de forma remota.

Ter uma internet de qualidade no seu celular é tão importante quanto manter o seu sistema seguro. Ainda não é cliente Claro?

Não espere mais e faça parte do grupo de clientes mais satisfeitos do Brasil, contrate agora mesmo um dos tantos combos Claro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui